Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 e Europa 'flat', 'tweet' Trump pressiona petróleo

Publicado 20.04.2018, 12:32
Atualizado 20.04.2018, 12:40
© Reuters.  ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 e Europa 'flat', 'tweet' Trump pressiona petróleo

LISBOA, 20 Abr (Reuters) - Na última sessão da semana, o índice PSI20 .PSI20 segue a negociar 'flat', em linha com os mercados europeus que acalmaram dos ganhos durante a semana, depois de uma forte temporada de resultados animar os investidores, num dia em que o preço do petróleo se afasta ligeiramente dos máximos, segundo traders.

* O preço do petróleo brent LCoc1 cai 0,3 pct para os 73,56 dólares por barril e o preço do petróleo dos EUA CLc1 desvaloriza 0,25 pct para os 68,12 dólares por barril.

Os preços estão a ser pressionados pelo 'tweet' do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse que os preços estavam "artificialmente muito altos" e que "não iria aceitar".

Tanto o Brent quanto o WTI, crude dos EUA, atingiram os seus máximos desde finais de 2014, na quinta-feira, de 74,75 dólares e 69,56 dólares por barril, respectivamente. O português PSI20 segue nos 5.522,62 pontos.

* A petrolífera Galp Energia GALP.LS perde 0,5 pct para 16,03 euros.

"A Galp está a cair bastante, liderando as quedas, seguindo a tendência do sector na Europa, uma vez que o petróleo alivia um pouco dos máximos recentes", disse Paulo Rosa, trader da Go Bulling.

Acrescentou que "o BNP Paribas (PA:BNPP) cortou a recomendação da Galp de 'neutral' para 'outperform' e reduziu o preço-alvo de 16,5 euros para 15 euros por acção, pressionado o título".

* A 'holding' Pharol PHRA.LS , maior accionista da telecom brasileira Oi OIBR4.SA , sobe 6,22 pct para 0,21 euros.

* "A Pharol mantém-se nos ganhos, a subir 1,5 pct, nota-se alguma procura depois de ontem se ter registado um ganho substancial e os investidores estão confiantes no aumento de capital e apesar da diluição, será compensada com a reestruturação da divida", disse Paulo Rosa, trader da Go Bulling.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

* As acções da EDP-Energias de Portugal EDP.LS perdem 0,16 pct para 3,20 euros.

Os analistas do Caixa Banco de Investimento disseram que o aumento de 7 pct na produção total de energia anunciado pela EDP-Energias de Portugal EDP.LS no primeiro trimestre do ano, reflete a melhoria das condições climatéricas, e é importante para a recuperação dos resultados da energética.

"Os dados operacionais registados pela EDP refletem a melhoria das condições climatéricas sobretudo na Península Ibérica com a recuperação dos recursos hídricos e uma subida dos recursos eólicos que permitiram um crescimento de produção", disse Helena Barbosa, analista do Caixa BI.

Acrescentou que esta "normalização é um factor importante para a recuperação dos resultados da EDP".

A produção de eletricidade aumentou 7 pct, em termos anuais, suportada pelo aumento de 14 pct de geração eólica e pelo aumento de 41 pct da produção hídrica, devido aos recusros hídricos mais elevados. A EDP Renováveis EDPR.LS desvaloriza 0,06 pct para 7,88 euros e a REN-Redes Energéticas de Portugal RENE.LS soma 0,31 pct para 2,56 euros.

* O Millennium bcp BCP.LS perde 0,14 pct para 0,29 euros.

* A Jerónimo Martins JMT.LS desvaloriza 0,14 pct para 14,17 euros e os títulos do conglomerado Sonae YSO.LS contraem 0,44 pct para 1,14 euros.

* As acções da telecom NOS sobem 0,32 pct para 4,96 euros e o operador postal CTT CTT.LS soma 0,33 pct para 3,05 euros.

* A Corticeira Amorim CORA.LS cai 0,18 pct para 11,36 euros e a construtora Mota Engil MOTA.LS soma 0,99 pct para 3,56 euros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

* As acções da Altri ALSS.LS sobem 0,52 pct para 5,82 euros e a Navigator NVGR.LS cai 0,04 pct para 4,79 euros. A Semapa SEM.LS , que controla a Navigator e é dona da cimenteira Secil, avança 0,21 pct para 18,66 euros.

* A FRamada, focada no sector do aço e armazenamento RAMA.LS sobe 2,42 pct para 12,70 euros.

EUROPA FLAT

As acções europeias seguem mais brandas no final de uma semana forte, com o 'rally' nos preços de commodities a esgotar, provocando a tomada de mais-valias entre as acções de mineração, contudo fortes resultados impulsionaram as acções da Ericsson ERICb.ST e Telia TELIA.ST .

* Reflectindo a tendência europeia como um todo, o STOXX 600 .STOXX , que segue as 600 maiores cotadas da região, valoriza 0,06 pct. O Eurofirst 300 .FTEU3 soma 0,11 pct, enquanto o STOXX 50 .STOXX50 , que segue um conjunto mais restrito de 'blue chip', ganha 0,12 pct.

* Durante a noite, o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, enfraqueceu a libra esterlina, ajudando o índice FTSE .FTSE com exposição internacional a somar 0,4 pct, resistindo a uma queda de 5,4 pct no grupo de bens de consumo Reckitt Benckiser RB.L após mais um 'update' fraco.

FOREX

* No mercado cambial, o euro EUR= deprecia 0,32 pct para 1,231 dólares. O índice do dólar .DXY , que compara a moeda norte-americana contra um cabaz das seis principais moedas mundiais, avança 0,18 pct para 90,11 pontos. A libra deprecia 0,13 pct para 1,407 dólares.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Face ao iéne japonês JPY= , o dólar sobe 0,22 pct para 107,6 iénes. O yuan chinês CNY= segue nos 6,292 yuan por dólar, a apreciar. Ontem,no fecho europeu, fixou nos 6,277 yuan por cada dólar.

O real brasileiro BRL= perde 0,1 pct para 3,384 reais por cada dólar.

O 'fixing' do Kwanza AOA= face à moeda dos Estados Unidos AOA= está nos 216,31 kwanzas por dólar, sobe 0,16 kwanzas face ao 'fixing' anterior.

(Por Gonçalo Almeida Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.