Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 recua 0,55% e acompanha quedas Europa, receios contágio novo vírus chinês

Publicado 21.01.2020, 09:13
Atualizado 21.01.2020, 09:15
© Reuters.  ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 recua 0,55% e acompanha quedas Europa, receios contágio novo vírus chinês

© Reuters. ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 recua 0,55% e acompanha quedas Europa, receios contágio novo vírus chinês

LISBOA, 21 Jan (Reuters) - O índice accionista PSI20 .PSI20 cai 0,55% e acompanha as desvalorizações europeias, depois de um fecho em forte queda dos índices asiáticos, com os receios de contágio do vírus da gripe chinês a levar os investidores a refugiarem-se em activos mais seguros, segundo traders.

A China admitiu a transmissão de um coronavírus que já infectou 217 pessoas e matou 4. Este virús ter-se-á espalhado pela China e também chegado ao Japão e Tailândia.

"Contagiados pelo humor pessimista, a sessão europeia também começou o dia com o pé esquerdo, com os principais índices a caírem cerca de 1%", referiu André Pires, analista da XTB.

Adiantou que "os mercados receiam que o vírus se possa espalhar para fora da China, uma vez que estamos na altura da passagem do ano chinês, e muitos chineses a viver noutras partes do mundo aproveitam para visitar o seu país".

De regresso à negociação estão as bolsas norte-americanas depois de ontem terem estado encerradas m comemoração do Dia de Martin Luther King.

O Millennium bcp BCP.LS perde 0,37% para 0,19 euros.

As acções da EDP-Energias de Portugal EDP.LS perdem 1,09% para 4,10 euros. A EDP Renováveis EDPR.LS valoriza 0,19% paracai 0,37% para 10,80 euros. A REN-Redes Energéticas de Portugal RENE.LS segue estável nos 2,77 euros.

A petrolífera Galp Energia GALP.LS perde 1,52% para 14,86 euros. O preço dos futuros do petróleo Brent LCOc1 perdem 1,12% para 64,47 euros por barril.

O Morgan Stanley (NYSE:MS) cortou o preço-alvo da Galp Energia para 14,6 euros, de 15,2 euros antes.

A Jerónimo Martins JMT.LS desvaloriza 0,42% para 15,47 euros, apesar do Barclays (LON:BARC) ter subido o preço-alvo para 15 euros por acção, de 14 euros antes.

Os títulos do conglomerado Sonae YSO.LS contraem 0,68% para 0,87 euros.

A Sonae Capital SONAC.LS ganha 0,37% para 0,81 euros.

As acções da telecom NOS caem 0,72% para 4,93 euros.

O operador postal CTT CTT.LS perde 0,06% para 3,18 euros.

A 'holding' Pharol PHRA.LS , accionista da telecom brasileira Oi OIBR4.SA , cai 0,58% para 0,10 euros.

A Corticeira Amorim CORA.LS segue estável nos 11,40 euros. A Mota Engil MOTA.LS cai 0,45% para 1,79 euros.

As acções da Altri ALSS.LS caem 0,16% para 6,25 euros.

A Navigator NVGR.LS cai 0,18% para 3,38 euros.

A Semapa SEM.LS , que controla a Navigator e é dona da cimenteira Secil, recua 0,45% para 13,26 euros.

A gestora de restaurantes Ibersol IBS.LS sobe 2,47% para 9,12 euros.

No mercado secundário de dívida, a 'yield' das Obrigações do Tesouro de Portugal a 10 anos PT10YT=TWEB segue a negociar nos 0,37%, contra 0,39% no último fecho.

EUROPA NEGATIVA

As acções europeias seguem no 'vermelho' esta terça-feira com a crescente preocupação sobre um novo coronavírus originário da China a levar à procura por activos seguros.

O surto lembrou aos investidores as consequências económicas da crise da SRA em 2003, que matou quase 800 pessoas, especialmente devido ao aumento da ameaça de infecção à medida que centenas de milhões viajam para as férias do Ano Novo Lunar. índide STOXX 600 .STOXX , que segue as 600 maiores cotadas da região, recua 0,8%.

As acções de fabricantes de bens de luxo - que têm grande exposição à China, incluindo LVMH LVMH.PA , Kering PRTP.PA , Hermes HRMS.PA e Burberry BRBY.L - estão entre as maiores quedas.

EURO DEPRECIA

No mercado cambial, o euro EUR= deprecia 0,04% para 1,109 dólares. O índice do dólar .DXY , que compara a moeda norte-americana contra um cabaz das seis principais moedas mundiais, avança 0,01% para 97,61 pontos. A libra segue estável nos 1,301 dólares.

Face ao iéne japonês JPY= , o dólar desce 0,19% para 109,97 iénes. O yuan chinês CNY= segue nos 6,904 yuan por dólar, a apreciar. Ontem,no fecho europeu, fixou nos 6,866 yuan por cada dólar.

O real brasileiro BRL= ganha 0,68% para 4,190 reais por cada dólar. O 'fixing' do Kwanza AOA= face à moeda dos Estados Unidos AOA= está nos 484,35 kwanzas por dólar, estável face ao 'fixing' anterior.

(Por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.