ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 recuou 1,1 pct com receios Brexit sem acordo comercial

Reuters

Publicado 08.09.2020 16:52

LISBOA, 8 Set (Reuters) - O índice accionista PSI20 .PSI20 caiu 1,1 pct, com a maioria dos pesos pesados em forte baixa em sintonia com os pares europeus devido ao receio que o Reino Unido corra o risco de sair da União Europeia sem um acordo comercial, disseram dealers.

A ensombrar os mercados accionistas europeus, a Grã-Bretanha iniciou uma nova ronda de negociações comerciais para o Brexit nesta semana, avisando a União Europeia que está a acelerar os preparativos para deixar o bloco sem um acordo, enquanto os dois lados discutem sobre regras que governam quase 1 milhão de milhões de dólares em comércio.

Os analistas do Commerzbank (DE:CBKG) recomendaram cautela contra a exclusão completa de um cenário em que as negociações fracassem.

"Este é o resultado do dilema típico do prisioneiro: por medo de ser ignorado, chega-se a um acordo que é desvantajoso para ambos os lados, mas a abordagem do 'diabo pode se importar' demonstrada pelo governo britânico não ajuda exactamente a inspirar confiança."

* O Millennium bcp BCP.LS perdeu 0,42 pct para 0,09 euros.

* O índice DJ STOXX para a banca na Europa .SX7P perdeu 2,16 pct 90,22.

* A acompanhar a queda de eléctrica europeias, as acções da EDP-Energias de Portugal EDP.LS perderam 2,09 pct para 4,17 euros, enquanto a EDP (SA:ENBR3) Renováveis EDPR.LS desvalorizou 3,7 pct para 13,54 euros.

A gigante francesa da eletricidade EDF EDF.PA afundou 6,5% após anunciar que sua produção nuclear caiu 17,6% em agosto devido aos efeitos da pandemia e às interrupções do reator.

* A REN-Redes Energéticas de Portugal EDPR.LS recuou 0,41 pct para 2,40 euros.

* A petrolífera Galp Energia GALP.LS perdeu 3,27 pct para 8,81 euros.

* O preço dos futuros do petróleo Brent LCOc1 perde 5,93 pct para 39,52 dólares por barril.

O preço do petróleo cai mais de 5%, para menos de 40 dólares por barril, esta terça-feira, o seu nível mais baixo desde Junho, pressionado por preocupações de que a recuperação da procura possa enfraquecer com o aumento das infecções por coronavírus em todo o mundo.

Os casos de coronavírus aumentaram em 22 dos 50 estados americanos, mostrou uma análise da Reuters no feriado do Dia do Trabalho. Novas infecções também estão a aumentar na Índia e no Reino Unido.

* A Jerónimo Martins JMT.LS desvalorizou 0,11 pct para 13,86 euros.

* Os títulos do conglomerado Sonae YSO.LS contraíram 0,33 pct para 0,60 euros.

* A Sonae Capital SONAC.LS ganhou 0,58 pct para 0,69 euros.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

* As acções da telecom NOS caíram 0,41 pct para 3,39 euros.

* A Corticeira Amorim CORA.LS caiu 0,7 pct para 9,95 euros.

* A construtora Mota Engil MOTA.LS desvalorizou 3,82 pct para 1,41 euros.

* As acções da Altri subiram 3,05 pct para 4,59 euros.

* A Navigator somou 0,52 pct para 2,34 euros.

* A Semapa SEM.LS , que controla a Navigator e é dona da cimenteira Secil, recuou 0,62 pct para 8,00 euros.

CORREIOS COM FORÇA

* O operador postal CTT CTT.LS somou 3,32 pct para 2,65 euros, beneficiando de igual bom momento de pares europeus.

As acções do Royal Mail RMG.L da Grã-Bretanha aumentaram 15% após aumentar sua meta de receita para o ano corrente.

* A 'holding' Pharol PHRA.LS , maior accionista da telecom brasileira Oi OIBR4.SA , subiu 2,17 pct para 0,11 euros.

EUROPA E EUA RECUAM

* Reflectindo a tendência europeia como um todo, o STOXX 600 .STOXX , que segue as 600 maiores cotadas da região, recuou 1,14 pct. O Eurofirst 300 .FTEU3 desceu 1,08 pct, enquanto o STOXX 50 .STOXX50 , que segue um conjunto mais restrito de 'blue chip', caiu 1,12 pct.

* Em Wall Street, o Nasdaq .IXIC perde 2,48 pct, o S&P 500 .SPX desvaloriza 2,07 pct e o Dow Jones Industrial Average .DJI contrai 1,69 pct.

O Nasdaq perde mais de 2% esta terça-feira, com os investidores a venderem acções da Tesla e outros pesos pesados da tecnologia, enquanto as tensões EUA-China e as preocupações sobre uma recuperação económica incerta também pesaram sobre o sentimento.

EURO DEPRECIA

* No mercado cambial, o euro EUR= deprecia 0,29 pct para 1,178 dólares. O índice do dólar .DXY , que compara a moeda norte-americana contra um cabaz das seis principais moedas mundiais, avança 0,64 pct para 93,31 pontos. A libra deprecia 1,05 pct para 1,303 dólares.

Face ao iéne japonês JPY= , o dólar desce 0,32 pct para 105,91 iénes. O yuan chinês CNY= segue nos 6,844 yuan por dólar, a apreciar. Ontem,no fecho europeu, fixou nos 6,830 yuan por cada dólar.

O real brasileiro BRL= ganha 0,98 pct para 5,351 reais por cada dólar.

O 'fixing' do Kwanza AOA= face à moeda dos Estados Unidos AOA= está nos 613,597 kwanzas por dólar, -3,348 kwanzas face ao 'fixing' anterior.

(Por Sergio Goncalves; Editado por Catarina Demony)

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações