🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

ATUALIZA 1-Possível oferta de chinesa por EDP seria positiva para EDP Brasil, diz Itaú

Publicado 11.05.2018, 20:14
Atualizado 11.05.2018, 20:20
© Reuters.  ATUALIZA 1-Possível oferta de chinesa por EDP seria positiva para EDP Brasil, diz Itaú
EDP
-
BVSP
-
ENBR3
-
EGIE3
-

(Texto atualizado com mais informações e contexto)

SÃO PAULO, 11 Mai (Reuters) - Uma eventual oferta da chinesa Three Gorges CYTGP.UL para a aquisição da elétrica europeia Energias de Portugal (EDP) EDP.LS teria impacto positivo também para a unidade da empresa no país, a EDP Brasil ENBR3.SA , disse um analista do Itaú BBA em nota a clientes nesta sexta-feira.

A notícia sobre uma possível oferta pública (OPA) da CTG pela EDP, na qual empresa chinesa já é acionista, foi publicada primeiro pelo jornal português Expresso.

Após a reportagem, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), reguladora do mercado em Portugal, suspendeu a negociação de ações da empresa e da EDP Renováveis, embora sem citar os motivos.

"Há um potencial efeito positivo que transbordaria para a EDP Brasil. Alguns clientes perguntaram se isso dispararia os direitos de 'tag-along' (oferta aos minoritários) ou não para EDP Brasil. Nós acreditamos que sim... de qualquer maneira, estamos ainda checando essa informação", escreveu o analista Pedro Manfredini.

Procurada, a EDP Brasil disse que "não comenta especulações de mercado".

As ações da EDP Brasil chegaram a subir até 12,5 por cento após a publicação da reportagem na imprensa. Às 16:13, operavam em alta de 10,3 por cento, contra queda de 0,59 por cento do Ibovespa e recuo de 0,67 por cento no índice de energia elétrica da bolsa paulista.

Assim como a EDP, a CTG também tem uma operação relevante no Brasil, onde protagonizou aquisições de grande porte no setor de geração de energia nos últimos anos e passou a figurar entre os maiores agentes da indústria.

Uma possível fusão das operações da CTG no Brasil com as da EDP Brasil poderia tornar a companhia líder privada em geração no país, ultrapassando a francesa Engie.

A EDP Brasil tem 2,8 gigawatts em capacidade instalada, enquanto a CTG Brasil opera 8,27 gigawatts em empreendimentos de geração.

A Engie Brasil Energia EGIE3.SA opera usinas que somam 9,4 gigawatts em capacidade, nos quais sua participação societária representa cerca de 7,7 gigawatts.

(Por Paula Arend Laier e Luciano Costa em São Paulo; reportagem adicional de Sérgio Gonçalves em Lisboa)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.