🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

'Bad bank' Oitante vende 1.500 ME imóveis e malparado à Altamira

Publicado 04.04.2017, 11:15
Atualizado 04.04.2017, 11:20
'Bad bank' Oitante vende 1.500 ME imóveis e malparado à Altamira
SAN
-

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 4 Abr (Reuters) - O 'bad bank' Oitante, que ficou com activos problemáticos do ex-Banif, anunciou que vendeu a unidade que gere 1.500 milhões de euros (ME) de activos imobiliários e 'non performing loans' (NPLs) à Altamira, detida pela americana Apollo APO.N e pelo espanhol Santander SAN.MC .

A Oitante é a sociedade para onde foram transferidos os activos do Banif-Banco Internacional do Funchal que foram rejeitados pelo Santander Totta SAN.MC quando, em Dezembro de 2015, o Banif foi alvo de uma resolução.

Os activos transferidos para a Oitante foram sujeitos a um pesado 'haircut' de 66 pct sobre o valor líquido de balanço, que foi determinado pela Direção Geral da Concorrência (DGComp) da União Europeia, pelo que o seu valor foi reduzido para 746 ME.

Em comunicado, a Oitante anunciou que "formalizou, neste dia, a alienação à Altamira Asset Management da sua unidade de negócio responsável pela gestão dos ativos imobiliários e pela gestão da carteira de crédito".

"Em paralelo, foi celebrado um contrato de prestação de serviços de administração, gestão e venda de um conjunto de ativos no valor aproximado de 1.500 ME, compostos, essencialmente, por activos imobiliários e non performing loans (NPLs)", acrescentou.

Adiantou que "acredita que a conclusão desta transação permitirá a criação de uma nova plataforma de servicing em Portugal, trazendo as melhores práticas internacionais nesta área, com vista a incrementar o ritmo de monetização dos ativos imobiliários e dos non performing loans da Oitante e maximizar o valor resultante da sua alienação".

"A operação de alienação foi estruturada de modo a não só assegurar à Oitante um encaixe financeiro importante, mas também a preservação dos postos de trabalho afetos às unidades de negócio alienadas", afirmou a Oitante.

Acrescentou que, "embora seja uma tipologia de operação bastante presente em alguns mercados internacionais trata-se da primeira operação do género a ser conduzida em Portugal, donde se destaca o seu pioneirismo em território nacional".

A Altamira é propriedade do fundo norte-americano Apollo, que tem 85 pct do capital, e do Banco Santander , que detém 15 pct.

Em 20 de Dezembro de 2015, o Banco de Portugal (BP) e o Governo anunciaram a resolução do Banif, que envolveu o apoio directo de 2.255 milhões de euros (ME) de fundos públicos e a venda da actividade ao Santander Totta por 150 ME. O custo total da resolução ascendeu a 3.300 ME com garantias estatais.

"Assim, através da concretização desta operação a Oitante dá continuidade à prossecução do objetivo para que foi constituída, nomeadamente a alienação dos seus elementos patrimoniais assegurando a maximização do seu valor", concluiu a Oitante. (Editado por Daniel Alvarenga)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.