Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Banco Portugal pede informaçoes Eurobic sobre transferências Sonangol para Dubai

Publicado 20.01.2020, 22:10
Atualizado 20.01.2020, 22:14
© Reuters.  Banco Portugal pede informaçoes Eurobic sobre transferências Sonangol para Dubai

Por Sergio Goncalves e Catarina Demony

LISBOA, 20 Jan (Reuters) - O Banco de Portugal (BdP) pediu hoje ao Eurobic, que tem Isabel dos Santos como maior accionista, que o informe se cumpriu os deveres de prevenção de 'lavagem de dinheiro' em transferências de uma conta bancária da estatal angolana Sonangol para uma 'offshore' no Dubai, revelada no Luanda Leaks.

O Eurobic referiu, em comunicado, que "o Conselho de Administração do EuroBic, em reunião hoje efetuada, deliberou encerrar a relação comercial com entidades controladas pelo universo da accionista Isabel dos Santos e pessoas estreitamente relacionadas com a mesma".

Este banco realça que a decisão foi tomada na sequência do Luanda leaks e "a perceção pública de que este banco possa não cumprir integralmente as suas obrigações pelo facto de Isabel dos Santos ser um dos seus accionistas de referência".

O Expresso disse ontem que, de maio a novembro de 2017, no último terço do seu mandato à frente da Sonangol, Isabel dos Santos fez com que a 'oil' angolana transferisse pelo menos 115 milhões de dólares de fundos públicos para o Dubai.

Este jornal, que integra o International Consortium of Investigative Journalists que está a investigar o Luanda Leaks, disse que parte desse dinheiro foi transferido através da conta da Sonangol no Eurobic em Lisboa para a offshore Matter Business Solutions no Dubai, controlada por pessoas com ligações profissionais à filha do ex-presidente de Angola.

"No que se refere às operações identificadas pela comunicação social, o BdP pediu hoje ao EuroBic informação que permita avaliar o modo como a instituição analisou e deu cumprimento aos deveres a que está sujeita em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (BCFT)", disse o banco central em comunicado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Adiantou que, "em função da avaliação da informação recebida, o BdP retirará as devidas consequências, nomeadamente em matéria prudencial e contraordenacional".

Afirmou que este comunicado foi feito "a propósito das notícias do ICIJ, tendo em atenção as notícias ontem vindas a público a propósito de Isabel dos Santos e do Eurobic".

O Expresso referiu que na conta da Sonangol no Eurobic havia 57,4 milhões de dólares a 15 de novembro, quando Isabel dos Santos foi demitida, e no dia seguinte tinha um saldo negativo de 451 mil euros.

"Apenas podemos esclarecer publicamente que os pagamentos ordenados pela cliente Sonangol à Matter Business Solutions respeitaram os procedimentos legais e regulamentares formalmente aplicáveis no âmbito da regular relação comercial existente entre este banco e a Sonangol, designadamente os que se referem à prevenção do branqueamento de capitais", disse o Eurobic.

Um porta-voz da procuradoria Geral da República disse que "as investigações já tornadas públicas prosseguem sob a direção do DCIAP-departamento central de Investigação e Acção Penal".

"O Ministério Público não deixará de analisar toda a informação que tem vindo a público e de desencadear os procedimentos adequados no âmbito das suas atribuições".

Adiantou que a "PGR de Portugal mantém uma estreita colaboração com a sua congénere angolana, tendo renovado em 26 de abril de 2019 o Acordo Adicional ao Acordo de Cooperação com a Procuradoria-Geral da República de Angola".

"Neste, como em todos os outros casos, dará seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacional que lhe sejam dirigidos", frisou.

Em comunicado, a Sonae (LS:YSO), que é parceira de Isabel dos Santos na telecom NOS, referiu que face às notícias do 'Luanda Leaks', "está a acompanhar a situação com atenção e preocupação, sobretudo dadas as alusões feitas a vários membros não executivos do Conselho de Administração da sua participada NOS".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Neste contexto, foi desde já garantido que os órgãos competentes da sociedade estão a avaliar a situação de forma rigorosa e com sentido de urgência".

Isabel dos Santos e a Sonae têm cada 50% da ZOPT-SGPS, que detém 52,15% da telecom NOS.

Em comunicado, Isabel dos Santos disse que as alegações que estão a ser feitas contra si "são completamente infundadas" e é "um ataque político orquestrado e bem coordenado, numa tentativa de a neutralizar".

Afirmou que "o ICIJ e os seus parceiros mediáticos tiveram meses e meses a examinar estas supostas 'provas' e mesmo assim as alegações extremamente sérias que fazem contra mim neste relatório baseiam-se em nada mais do que suposições", afirmou.

"Em nenhuma parte destes documentos ou na sua divulgação foi demonstrado qualquer comportamento ilegal da minha parte ou das minhas empresas".

"Procurarei repor a verdade dos factos e lutar através dos tribunais internacionais para defender o meu bom nome", disse.

A 16 de Janeiro, a Reuters divulgou que o BdP está a fazer uma inspeção ao Eurobic, cuja maior accionista é a multi-milionária angolana Isabel dos Santos com 42,5%, para avaliar os mecanismos de reporte e controlo de branqueamento de capitais, mas o banco disse que cumpre integralmente a lei.

O Eurobic, frisando que estas acções fazem parte do "processo normal de acompanhamento ou monitorização" por parte do supervisor, disse que a inspeção "aos mecanismos de prevenção e controle do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo ... teve início em finais de Novembro".

Explicou que o BdP lhe comunicou que iria iniciar a inspeção "em Setembro de 2019, bem antes do referido arresto", ou seja antes de um tribunal de Luanda congelar as contas bancárias e posições em empresas angolanas de Isabel dos Santos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Este tribunal também arrestou as contas e participações em empresas angolanas, do seu marido, o congolês Sindika Dokolo, e do gestor português Mário Leite da Silva, alegando que os três lesaram o Estado em mais de 1.000 milhões de dólares.

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo têm negado.

Isabel dos Santos, em entrevista recente à Reuters, qualificou esta acção judicial para congelar os seus vastos activos como uma "caça às bruxas", que foi planeada para enfraquecer a influência do seu pai e distrair dos actuais falhanços económicos.

(Por Sérgio Gonçalves e Catarina Demony)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.