🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

Bolsa de Lisboa lidera ganhos no velho continente

Publicado 08.08.2013, 17:12
NDX
-
DJI
-
DE40
-
ES35
-
MAR
-
PSI20
-

Investing.com – A caminho da última sessão da semana, a bolsa de Lisboa consolidou os ganhos do início da jornada e fechou em alta, liderando entre as congéneres europeias.

O PSI 20 subiu 2,45% para os 5.860,24 pontos, com 17 cotadas em alta, duas em baixa e uma inalterada. Por cá, as ações do BES eram as que mais impulsionavam a praça lisboeta no início da jornada e assim se mantiveram. Avançaram 6% para cotar nos 0,795 euros.

O setor da banca foi, de resto, um dos que mais contribuiu para os ganhos no mercado nacional. As ações do BCP e BPI também subiram 4,21% e 3,2% para os 0,099 euros e 0,999 euros respetivamente. Os títulos do Banif recuaram 8,33% para os 0,011 euros.

A contribuir para o desempenho de Lisboa esteve ainda a valorização da Portugal Telecom, de 3,34% para os 2,972 euros. A PT liderou os ganhos no setor das telecomunicações, em terreno positivo, animado ainda pelas subidas da Sonaecom e da Zon Multimédia de 3,04% e 1,97% para os 1,799 euros e 4,404 euros respetivamente.

O peso pesado Jerónimo Martins recupera gradualmente terreno depois das perdas registadas após a apresentação dos resultados do primeiro semestre. Apesar da empresa ter anunciado um aumento dos lucros, os analistas consideraram os resultados da Polónia fracos. Desta forma intensificaram-se os receios sobre o futuro da dona dos supermercados Pingo Doce. Hoje a Jerónimo Martins terminou com uma alta de 3,44% para os 14,74 euros.

No setor energético a EDP foi o centro das atenções. Protagonizou o ganho da jornada ao somar 1,28% para os 2,7 euros. A subsidiária EDP Renováveis não conseguiu abandonar o terreno negativo, terminando a ceder 0,16% para os 3,805 euros. A petrolífera Galp contrariou com uma subida de 0,72% para os 12,52 euros.

O peso pesado Mota–Engil avançou 1,6% para os 2,735 euros e as ações da Portucel somaram 2,19% para os 2,663 euros.

No mercado secundário, as taxas de juro associadas à dívida portuguesa registam um aumento na generalidade das maturidades.

As praças de referência do velho continente foram inundadas por uma “maré verde”, a beneficiar das notícias de que as exportações chinesas aumentaram mais do que o esperado, num sinal de que a economia pode estar a recuperar.

O índice Eurostoxx 50, que representa as principais empresas da zona euro, avançou 0,80% para os 2.816,88 pontos. Ainda a influenciar os investidores, a confirmação da classificação de triplo A relativamente ao risco da dívida da Alemanha e os números das exportações alemãs, que cresceram. As encomendas dos países da Zona Euro, que representam 69% do comércio externo alemão, aumentaram, o que sugere que a economia do euro está a dar sinais mais animadores.

O DAX alemão fechou com uma alta de 0,70%. O CAC francês e o FTSE londrino ganharam 0,64% e 0,28% respetivamente. O IBEX madrileno subiu 1,14% e o MIB italiano 1,83%.

Do lado de lá do Atlântico, os dados sobre o desemprego animaram Wall Street. As bolsas norte-americanas acordaram em alta, mas negociavam depois em terreno misto com o índice industrial Dow Jones a ceder 0,13% e o tecnológico Nasdaq a avançar 0,32%. O S&P500 somava 0,11%.

O Departamento do Trabalho norte-americano revelou que o número de pedidos iniciais de subsídio de desemprego caiu para uma média de 335 mil nas quatro semanas terminadas a 3 de agosto. Na última semana, o número de pedidos subiu para 333 mil, em linha com o esperado pelos analistas. Na semana anterior este registo situou-se nos 328 mil pedidos de subsídios.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.