🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

BOVESPA-Com aval do Fed, índice fecha em alta e avança 10,8% em janeiro; Bradesco é destaque

Publicado 31.01.2019, 20:39
BOVESPA-Com aval do Fed, índice fecha em alta e avança 10,8% em janeiro; Bradesco é destaque
CVX
-
BVSP
-
BBAS3
-
BBDC4
-
BRAP4
-
YDUQ3
-
ITUB4
-
PETR4
-
SANB11
-
TIMS3
-
VALE3
-
COGN3
-

(Texto atualizado com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 31 Jan (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta quinta-feira, chegando a superar 98 mil pontos pela primeira vez, em movimento chancelado pela sinalização moderada do Federal Reserve sobre a normalização monetária nos EUA e guiado pelas ações do Bradesco após balanço e previsões fortes.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP subiu 0,41 por cento, a 97.393,74 pontos. Na máxima, atingiu 98.405,21 pontos, nova máxima intradia. O volume financeiro da sessão somou 19,66 bilhões de reais.

Em janeiro, o Ibovespa acumulou ganho de 10,8 por cento, melhor desempenho mensal em um ano.

Na véspera, o Fed manteve o juro na faixa de 2,25 a 2,5 por cento ao ano e prometeu ser paciente em elevar as taxas neste ano, além de afirmar que estaria preparado para interromper o processo de redução do balanço - processo de venda de títulos do governo que estão no seu ativo. declaração do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed)...trouxe mudanças importantes que efetivamente colocaram o Fed em uma posição neutra", afirmou o UBS em nota a clientes.

O mercado doméstico estendeu a reação de quarta-feira à sinalização do BC norte-americano e manteve a trajetória de alta nesta sessão, enquanto Wall Street tinha uma sessão mista.

Agentes financeiros atribuem parte relevante do desempenho positivo de ativos de mercados emergentes neste começo de ano à perspectiva de prolongamento do ambiente de elevada liquidez global, em particular as manifestações recentes do Fed e seus membros, apesar das preocupações com a desaceleração global.

No caso do Brasil, os ganhos ainda são apoiados por perspectivas otimistas para o andamento de reformas, em particular a da Previdência, considerada crucial para melhora a situação fiscal do país.

Prognósticos favoráveis para a temporada de balanço no Brasil referendam o viés ascendente, entre eles o dos estrategistas do Santander Brasil, que aguardam resultados operacionais fortes da temporada. Ibovespa só não teve um desempenho melhor em razão da volatilidade com os papéis da Vale", afirmou o gestor Marco Tulli, da mesa de Bovespa da corretora Coinvalores em São Paulo.

DESTAQUES

- BRADESCO PN BBDC4.SA subiu 5,65 por cento, a 45,26 reais, máxima histórica de fechamento, após alta anual de 19,9 por cento no lucro do quarto trimestre, acima das previsões de analistas, com o banco definindo metas mais agressivas para 2019 e mostrando interesse por ativos que possam ser privatizados. ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA valorizou-se 1,73 por cento, a 38,78 reais, também cotação recorde de fechamento. O maior banco privado do país apresenta seu desempenho trimestral na próxima segunda-feira, após o fechamento do pregão. SANTANDER BRASIL UNIT SANB11.SA , que divulgou balanço na véspera, subiu 0,15 por cento e BANCO DO BRASIL BBAS3.SA , que divulga os seus em março, teve acréscimo de 2,53 por cento, para a maior cotação de fechamento de sua história, de 51,86 reais.

- VALE VALE3.SA cedeu 2,36 por cento, perdendo o fôlego do começo do pregão, conforme investidores continuam avaliando os potenciais impactos da tragédia com rompimento de uma barragem da mineradora que matou pelo menos 99 pessoas. A empresa adiou a divulgação do balanço do quarto trimestre para 27 de março, ante previsão anterior de divulgação em 13 de fevereiro. PETROBRAS PN PETR4.SA fechou em baixa de 0,16 por cento, em sessão sem tendência firme dos preços do petróleo, com o noticiário da petrolífera incluindo a venda da refinaria em Pasadena, no Texas, à norte-americana Chevron (NYSE:CVX) CVX.N e o comportamento das reservas provadas de petróleo e gás da companhia. TIM TIMP3.SA avançou 3,08 por cento, após relatório do Itaú BBA adicionando os papéis em seu portfólio 'Buy List' de Brasil, substituindo os papéis da BRADESPAR BRAP4.SA . "A TIM vem apresentando melhorias sólidas de crescimento e eficiência, levando a uma expansão de margem contínua para máximas recordes", citou em relatório a clientes.

- ESTÁCIO ESTC3.SA caiu 4,31 por cento, em ajuste após forte alta neste mês, de 36,8 por cento no acumulado até a véspera. Analistas do Itaú BBA esperam novo declínio nas margens da empresa de educação no quarto trimestre em razão de provisões de inadimplência sazonalmente altas. A companhia divulga balanço em 14 de março. KROTON KROT3.SA cedeu 4,27 por cento.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição de Aluísio Alves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.