Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice cai 2,5% e fecha abaixo de 62 mil pontos com piora no exterior

Publicado 03.11.2016, 20:45
Atualizado 03.11.2016, 20:50
© Reuters.  BOVESPA-Índice cai 2,5% e fecha abaixo de 62 mil pontos com piora no exterior
US500
-
CL
-
VALE
-
BVSP
-
RAIL3
-
BBAS3
-
BBDC4
-
NTCO3
-
PETR3
-
PETR4
-
VALE3
-
ITUB
-
BBSE3
-
BPFF11
-

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

* Ibovespa recua 2,49%, para 61.750 pts

* Índice fecha com todas as ações em queda

* Apreensão com eleição nos EUA apoia realização de lucros

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO, 3 Nov (Reuters) - O principal índice da Bovespa engatou a segunda queda consecutiva superior a 2 por cento e perdeu o patamar dos 62 mil pontos nesta quinta-feira, com a piora do cenário externo corroborando nova realização de lucros no pregão brasileiro.

O Ibovespa .BVSP caiu 2,49 por cento, com todas as ações do índice no vermelho, a 61.750 pontos. O patamar de fechamento é o menor desde 13 de outubro (61.118 pontos) e apenas nos dois primeiros pregões de novembro o índice caiu 4,9 por cento, após subir 11,2 por cento em outubro.

O volume financeiro foi de 8,9 bilhões de reais no pregão desta quinta-feira.

A bolsa doméstica chegou a ensaiar uma melhora no final da manhã na esteira de ganhos em Wall Street, após um começo de sessão no Brasil pressionado por ajustes ao movimento de ADRs (recibo de ações negociados nos Estados Unidos) e sinalização do Federal Reserve sobre os juros norte-americanos na véspera. No melhor momento do pregão, o Ibovespa subiu 0,3 por cento.

O enfraquecimento das bolsas em Nova York, contudo, minou a tentativa de recuperação local, assim como a consolidação dos preços do petróleo em baixa. O S&P 500 .SPX caiu 0,44 por cento, enquanto o contrato de petróleo WTI CLc1 fechou em baixa de 1,5 por cento.

O cenário eleitoral norte-americano, em meio à disputa acirrada pela presidência do país entre Hillary Clinton e Donald Trump, também adicionou apreensão aos negócios locais.

"Na medida em que se aproximam as eleições americanas para presidente e as pesquisas embolam os resultados, os investidores vão estressando e criam aversão ao risco", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

Na véspera, o banco central norte-americano manteve os juros, mas sinalizou fortemente que pode elevar a taxa em dezembro, com a economia ganhando fôlego e com membros do Fed expressando mais otimismo de que a inflação está se movendo na direção da sua meta de 2 por cento. PETROBRAS PN PETR4.SA caiu 4,33 por cento, enquanto PETROBRAS ON PETR3.SA perdeu 4,24 por cento, com o preços do petróleo firmando-se em baixa. O/R

- VALE PNA VALE5.SA recuou 1,54 por cento e VALE ON VALE3.SA caiu 1,52 por cento, contaminadas pelo mau humor geral, após alta vista mais cedo, quando as ações ajudaram a sustentar a tentativa de recuperação do Ibovespa.

- ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA caiu 2,15 por cento, em uma sessão volátil e após a queda de quase 3 por cento de terça-feira. No melhor momento do pregão, os papéis do banco subiram 1,6 por cento. A sessão também foi de volatilidade para outros nomes do setor. BRADESCO PN BBDC4.SA teve baixa de 2,37 por cento, após subir 1,4 por cento na máxima do dia.

- BB (SA:BBAS3) SEGURIDADE BBSE3.SA caiu 4,21 por cento. O balanço do terceiro trimestre da empresa será divulgado em 7 de novembro e analistas da corretora Brasil Plural (SA:BPFF11) avaliam que o resultado pode mostrar impacto da greve dos bancários, que levou a um efeito atípico nas vendas de seguros em setembro. NATURA NATU3.SA caiu 5,35 por cento. No radar estava o resultado da Avon AVP.N , que mostrou crescimento de 6 por cento nas vendas no Brasil, em base ajustada, no terceiro trimestre frente a igual período do ano passado, enquanto a Natura reportou queda de 7,1 por cento na receita líquida de suas operações no Brasil. RUMO LOGÍSTICA RUMO3.SA perdeu 7,83 por cento, a maior baixa do Ibovespa. No radar estava o rebaixamento para "equal weight" na recomendação da corretora Brasil Plural, com seus analistas dizendo que o resultado da empresa, previsto para o dia 9 de novembro, não deve atingir as expectativas do mercado. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.