Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice cai pelo 5º dia e vai abaixo de 74 mil pontos, por preocupação com avanço de reformas

Publicado 27.09.2017, 22:15
© Reuters.  BOVESPA-Índice cai pelo 5º dia e vai abaixo de 74 mil pontos, por preocupação com avanço de reformas
XOM
-
BVSP
-
CMIG4
-
CPLE6
-
ELET3
-
ELET6
-
EMBR3
-
FIBR3
-
PETR3
-
PETR4
-
VALE3
-
BBDb
-
BBTG99
-

SÃO PAULO, 27 Set (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou no vermelho pelo quinto pregão seguido e perdeu os 74 mil pontos, com o movimento de ajuste ainda amparado nas preocupações em relação à cena política e ao andamento das reformas, em dia marcado por leilões de áreas de petróleo e gás e hidrelétricas.

O Ibovespa .BVSP fechou em queda de 0,7 por cento, a 73.796 pontos, acumulando perda de 2,9 por cento em cinco pregões. Desde o dia 8 de setembro o Ibovespa não fechava abaixo de 74 mil pontos. O giro financeiro somou 9,37 bilhões de reais.

No leilão para concessão de quatro hidrelétricas antes operadas pela Cemig, o governo federal obteve 12,13 bilhões de reais, frente a um mínimo de 11 bilhões de reais estimado se as usinas fossem arrematadas sem ágio. Já a rodada de licitação de blocos de petróleo e gás terminou com bônus total recorde de 3,842 bilhões de reais. dos resultados dos leilões, os investidores seguem preocupados com o capital político do governo do presidente Michel Temer para avançar com as reformas, principalmente a da Previdência. Essas preocupações ajudaram a tirar o Ibovespa das máximas históricas registradas na semana passada.

Nesta sessão, as preocupações ganharam força devido à oposição de deputados mineiros ao leilão das hidrelétricas, disse o analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech.

"O resultado do leilão em si podemos considerar positivo, mas o que ficou foi a preocupação com essa bancada de deputados de Minas Gerais que era contra o leilão", disse Indech.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

DESTAQUES

- CEMIG PN CMIG4.SA caiu 1,61 por cento, depois de oscilar entre uma máxima de 2,48 por cento e uma mínima de 2,24 por cento, em mais uma sessão volátil para o papel. Investidores digeriam o resultado do leilão das hidrelétricas que pertenceram à elétrica mineira, mas cujos contratos venceram e não foram renovados. A elétrica mineira chegou a se habilitar para a disputa por meio da Aliança, uma joint venture com a mineradora Vale, mas não apresentou nenhuma proposta no certame.

- COPEL PNB CPLE6.SA recuou 2,63 por cento, anulando os ganhos vistos no começo do pregão, após a empresa cortar seu programa de investimentos de 2017 em 19 por cento, para 2,33 bilhões de reais, ante 2,87 bilhões de reais considerados anteriormente. Segundo analistas da Guide Investimentos, a Copel fez grandes investimentos nos últimos meses, o que pressionou seu fluxo de caixa. Desta forma, a redução anunciada pode dar um fôlego de curto prazo para a empresa. ELETROBRAS PNB ELET6.SA caiu 4,52 por cento e ELETROBRAS ON ELET3.SA perdeu 2,88 por cento, em movimento de ajuste após fortes ganhos desde o anúncio dos planos de privatização da empresa e com investidores avaliando o resultado do leilão de hidrelétricas desta sessão. Também pesou a informação de que o governo prevê que a venda de seis distribuidoras de eletricidade da Eletrobras seja realizada no primeiro trimestre de 2018. PETROBRAS PN PETR4.SA e PETROBRAS ON PETR3.SA perderam 1,61 por cento cada, em sessão sem viés único para os preços do petróleo no mercado internacional e de leilão de áreas de petróleo no Brasil. A estatal fez, em conjunto com a Exxon Mobil (NYSE:XOM), os maiores lances do certame para arrematar blocos na Bacia de Campos. VALE ON VALE3.SA subiu 1,37 por cento, em linha com os ganhos dos contratos futuros do minério de ferro na China. Os papéis chegaram a operar em baixa, caindo 1,49 por cento na mínima, quando o cenário negativo do mercado como um todo atingiu também as ações da mineradora. FIBRIA ON FIBR3.SA subiu 3,55 por cento, liderando a ponta positiva do Ibovespa, após analistas do BTG Pactual destacarem a visão positiva com o avanço do projeto Horizonte 2, adiantado em dois meses e abaixo do orçamento. EMBRAER ON EMBR3.SA avançou 2,44 por cento, favorecida pela decisão dos Estados Unidos de impor tarifas compensatórias preliminares antisubsídios de 220 por cento nos jatos CSeries produzidos pela Bombardier BBDb.TO . A medida, segundo analistas do BTG Pactual (SA:BBTG99), deve reforçar a liderança da Embraer no mercado de aviação regional dos EUA. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Por Flavia Bohone; Edição de Raquel Stenzel)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.