🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em baixa de 0,5% com embolso de lucros, mas sobe 3% na semana

Publicado 13.01.2017, 20:40
© Reuters.  BOVESPA-Índice fecha em baixa de 0,5% com embolso de lucros, mas sobe 3% na semana
USD/BRL
-
BRBY
-
BVSP
-
BRAP4
-
EMBR3
-
JBSS3
-
MRFG3
-
PCAR4
-
PETR3
-
PETR4
-
VALE3
-
VVAR11
-

(Texto atualizado com dados oficiais de fechamento e mais informações)

* Ibovespa cai 0,47%, a 63.651 pts, mas sobe 3,2% na semana

* Embolso de lucros e ajustes pressionam após alta da véspera

* Giro financeiro soma R$6,62 bi

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO, 13 Jan (Reuters) - O mercado acionário brasileiro fechou no vermelho nesta sexta-feira, em sessão marcada por alguns movimentos de realização de lucros e ajustes de posições, um dia após o principal índice da Bovespa atingir o nível mais alto em nove semanas diante de um corte mais acentuado na taxa básica de juro.

O Ibovespa .BVSP caiu 0,47 por cento, a 63.651 pontos, mas acumulou alta de 3,2 por cento na semana. O giro financeiro nesta sexta-feira somou 6,6 bilhões de reais.

Na quinta-feira, o índice chegou a superar a marca de 64 mil pontos na máxima da sessão, antes de fechar com valorização de 2,4 por cento, com expectativas de que a aceleração do ritmo de queda da Selic deve favorecer diversas empresas, especialmente as mais endividadas. natural que hoje tenhamos alguma realização, até porque ontem houve alguns excessos", comentou o sócio-diretor de renda variável da empresa de investimentos Quantitas Wagner Salaverry. De acordo com ele, os investidores ainda estão se ajustando ao novo cenário de juros traçado pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Para o operador Luiz Roberto Monteiro, da mesa institucional da Renascença, a Bovespa continua sob forte influência das matérias-primas. "Em geral, o mercado está acompanhando o movimento das commodities", disse, destacando a fraqueza das cotações do petróleo no exterior.

Segundo Monteiro, também no radar esteve a operação da Polícia Federal para investigar suposta fraude na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para empresas grandes entre 2011 e 2013. "Isso tumultuou um pouco as negociações", afirmou o operador.

DESTAQUES

- BRADESPAR PN BRAP4.SA , acionista majoritário da Vale, subiu 6,18 por cento, tendo a melhor performance do Ibovespa, seguida pela mineradora, cujas ações PNA VALE5.SA fecharam em alta de 2,4 por cento e as ordinárias com ganho de 3,06 por cento, alinhadas aos preços do minério de ferro na China. O gigante asiático, maior consumidor da commodity no mundo, informou que as importações do insumo atingiram máxima recorde de 1,024 bilhão de toneladas em 2016 e devem seguir fortes em 2017. JBS ON JBSS3.SA encerrou em queda de 2,08 por cento, influenciada pelo envolvimento da empresa e da holding J&F Investimentos nas investigações da Polícia Federal. Além delas, outra companhia que teria se beneficiado do esquema fraudulento, conforme despacho da Justiça Federal do Distrito Federal, é a Marfrig MRFG3.SA , que subiu 0,98 por cento. Em comunicado, a JBS disse não ter sido alvo da operação nem "notificada sobre a decisão judicial referente à essa operação". A Marfrig não quis comentar. PETROBRAS PN PETR4.SA cedeu 1,38 por cento e PETROBRAS ON PETR3.SA declinou 0,71 por cento, acompanhando a fraqueza dos preços do petróleo no mercado internacional e reforçando o viés baixista do Ibovespa nesta sexta-feira.

- PÃO DE AÇÚCAR PN PCAR4.SA chegou a liderar as perdas do índice, mas desacelerou o ritmo de queda e fechou com variação negativa de 1,69 por cento, depois de divulgar os dados de vendas do quarto trimestre de 2016. As units da VIA VAREJO VVAR11.SA , que não estão no Ibovespa, recuaram 4,59 por cento. EMBRAER ON EMBR3.SA subiu 1,88 por cento, após a fabricante de aeronaves divulgar números de entrega considerados fortes para o quarto trimestre e tendo como pano de fundo a alta do dólar ante o real BRBY . ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.