🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em baixa de 2,39%, pressionado por JBS e BRF

Publicado 17.03.2017, 20:45
© Reuters.  BOVESPA-Índice fecha em baixa de 2,39%, pressionado por JBS e BRF
BVSP
-
BBDC4
-
BRFS3
-
YDUQ3
-
ITUB4
-
JBSS3
-
PETR3
-
PETR4
-
COGN3
-
SEER3
-
SMLS3
-

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO, 17 Mar (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou em queda superior a 2 por cento nesta sexta-feira, pressionado pelas fortes perdas das ações da JBS JBSS3.SA e da BRF BRFS3.SA após operação da Polícia Federal, em sessão marcada por um noticiário corporativo movimentado.

O Ibovespa .BVSP caiu 2,39 por cento, a 64.209 pontos, contabilizando na semana baixa de 0,72 por cento. O volume financeiro foi intenso e somou 12,37 bilhões de reais, acima da média diária para o mês até a véspera, de 7,76 bilhões de reais.

A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira a operação Carne Fraca em seis Estados e no Distrito Federal para desarticular uma organização criminosa liderada por fiscais agropecuários federais e cerca de 40 empresas, entre elas JBS e BRF, acusadas de pagamento de propina para a liberação de mercadorias sem fiscalização. recuperação (econômica) do Brasil ainda não está muito bem e um fato assim pesa ainda mais", disse o gerente de renda variável da H.Commcor Ari Santos, acrescentando que as atenções agora se voltam a eventuais repercussões internacionais sobre as acusações envolvendo empresas exportadoras de carne.

"A carne é um dos pontos fortes da nossa balança comercial... Não dá para quantificar ainda como vai ser a repercussão disso nas exportações", disse Santos.

O cenário político também seguiu no radar dos investidores, que avaliam se as recentes delações envolvendo o núcleo do governo do presidente Michel Temer podem afetar o avanço de propostas como a da Previdência.

DESTAQUES

- JBS ON JBSS3.SA caiu 10,59 por cento, a maior baixa desde 26 de outubro (-11,45 por cento), para 10,72 reais, menor cotação desde o início de dezembro. Já BRF ON BRFS3.SA perdeu 7,25 por cento, marcando a maior baixa desde 26 de fevereiro (-7,7 por cento), para 37,10 reais, menor valor desde dezembro de 2012. As duas empresas lideraram as quedas do Ibovespa, com volumes acima da média recente para os papéis, após a operação da Polícia Federal. Em comunicados separados, as duas empresas afirmaram que adotam padrões rigorosos de qualidade. ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES ON ESTC3.SA teve baixa de 4,64 por cento, após a empresa afastar seu presidente, Pedro Thompson, dos assuntos relacionados à fusão com a KROTON ON KROT3.SA , que perdeu 3,67 por cento, em meio a uma denúncia de suposta intervenção para frear o acordo entre as duas empresas . BRADESCO PN BBDC4.SA fechou em baixa de 3,08 por cento, enquanto ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA recuou 2,87 por cento, ajudando a pressionar o Ibovespa devido ao peso que as ações têm em sua composição.

- SMILES SMLE3.SA caiu 2,33 por cento, passando por ajuste após acumular alta de 8,5 por cento nos cinco pregões anteriores.

- PETROBRAS PN PETR4.SA teve baixa de 4,01 por cento e PETROBRAS ON PETR3.SA recuou 3,69 por cento, abandonando os ganhos vistos no início do pregão, quando as preferenciais chegaram a subir 1,24 por cento. Os papéis foram influenciados pelo mau humor no mercado como um todo e tinham ainda como pano de fundo os desdobramentos de processos de desinvestimento da petroleira. A empresa pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a liminar que paralisou a venda de alguns ativos. SER EDUCACIONAL ON SEER3.SA , que não faz parte do Ibovespa, subiu 2,7 por cento. A empresa informou que seu lucro líquido do quarto trimestre de 2016 quase dobrou para 32,2 milhões de reais, com melhora do desempenho operacional e do resultado financeiro em meio ao aumento de caixa. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.