Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em leve alta em sessão volátil; Braskem é destaque positivo

Publicado 21.12.2016, 21:20
BOVESPA-Índice fecha em leve alta em sessão volátil; Braskem é destaque positivo
VALE
-
BVSP
-
BBDC4
-
BRKM5
-
CCRO3
-
CIEL3
-
ECOR3
-
EMBR3
-
ITSA4
-
ITUB4
-
PETR3
-
PETR4
-
VALE3
-

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO, 21 Dez (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou o pregão desta quarta-feira no azul, em sessão marcada por volatilidade em meio à liquidez reduzida devido à proximidade do fim do ano e tendo as ações Braskem BRKM5.SA entre os destaques positivos.

O Ibovespa .BVSP subiu 0,11 por cento, a 57.646 pontos. No melhor momento do dia, o índice subiu 0,8 por cento, atingindo os 58 mil pontos e recuou 0,6 por cento na mínima da sessão.

O giro financeiro foi de 5,45 bilhões de reais, abaixo da média diária para o mês até a véspera, de 9,73 bilhões de reais e também inferior da média diária para o ano, de 7,5 bilhões de reais.

As insistentes preocupações com o cenário político adicionaram volatilidade, com investidores ainda atentos à possibilidade de novas delações no âmbito da operação Lava Jato e seus potenciais impactos para a governabilidade.

Além disso, sinais de atritos entre Executivo e Legislativo também despertaram atenção, após a Câmara dos Deputados aprovar na véspera o projeto da dívida dos Estados, contrariando o Ministério da Fazenda ao retirar parte das contrapartidas que promoveriam ajustes fiscais nas contas estaduais.

No âmbito econômico, o destaque da sessão foi a prévia da inflação oficial do país em dezembro, que foi a mais baixa para o mês desde 1998. No ano, a alta acumulada é de 6,58 por cento, a menor desde 2014. Os dados do IPCA-15 abrem espaço para o Banco Central acelerar o ritmo de corte de juros no país. CIELO CIEL3.SA subiu 3,35 por cento. Desde que o governo federal anunciou na semana passada que pretende reduzir o prazo do pagamento das operadoras de cartão de crédito para lojistas, as ações da Cielo têm apresentado forte oscilação. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira que não há mudanças no cronograma das medidas para estimular a economia, inclusive a redução do prazo de pagamento das empresas de cartões para os lojistas. Para alguns operadores, a maior parte do impacto dessas medidas para a Cielo já estão precificados BRASKEM PNA BRKM5.SA avançou 3,27 por cento. A petroquímica e a sua controladora Odebrecht SA ODBES.UL oficializaram nesta quarta-feira acordos com a justiça no Brasil, nos Estados Unidos e na Suíça, aceitando pagar cerca de 6,96 bilhões de reais para encerrar investigações no âmbito da operação Lava Jato. No dia 2 de dezembro, a Braskem informou que esperava celebrar acordo de leniência com autoridades no Brasil e Estados Unidos e, desde então, as ações da empresa avançaram mais de 25 por cento. CCR CCRO3.SA teve valorização de 4,35 por cento, liderando os ganhos do Ibovespa, enquanto ECORODOVIAS ECOR3.SA ganhou 3,04 por cento, em meio a expectativa de queda mais forte da Selic.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- EMBRAER EMBR3.SA subiu 2,27 por cento. O Itaú (SA:ITSA4) BBA elevou a recomendação para as ações da fabricante brasileira de aviões para "outperform", ante "market perform", avaliando que as perdas recentes provavelmente foram exageradas. BRADESCO PN BBDC4.SA caiu 0,84 por cento, a maior pressão negativa no Ibovespa devido ao peso em sua composição. ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA teve variação negativa de 0,03 por cento.

- VALE PNA VALE5.SA recuou 0,73 por cento e VALE ON VALE3.SA cedeu 0,38 por cento, apesar da alta dos contratos futuros de aço e minério de ferro na China. PETROBRAS PN PETR4.SA teve baixa de 0,07 por cento e PETROBRAS ON PETR3.SA caiu 0,54 por cento, anulando as altas vistas mais cedo após os preços do petróleo também mudarem de sinal no mercado internacional. O/R

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição de Raquel Stenzel)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.