🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em queda de 1,5% acompanhando mau humor externo

Publicado 08.02.2018, 21:10
BOVESPA-Índice fecha em queda de 1,5% acompanhando mau humor externo
US500
-
BVSP
-
BBDC4
-
BRKM5
-
ELET3
-
ELET6
-
ITUB4
-
PETR3
-
PETR4
-
SUZB5
-
VALE3
-
SUZB3
-

SÃO PAULO, 8 Fev (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em queda nesta quinta-feira, revertendo os ganhos vistos pela manhã, contaminado pelas perdas no mercado acionário norte-americano.

O Ibovespa .BVSP fechou em queda de 1,49 por cento, a 81.532 pontos. O giro financeiro era de 11,3 bilhões de reais.

Mais cedo, o índice ensaiou uma recuperação após a queda da véspera, chegando a subir 0,89 por cento na máxima do pregão, mas a piora em Wall Street disparou vendas no mercado local.

O movimento de cautela ganhou respaldo ainda da proximidade com o Carnaval, que vai manter a bolsa paulista fechada por mais dois dias no início da próxima semana, enquanto as praças globais operam normalmente.

"O mercado global volta a se preocupar com o mercado americano... E como a gente tem o carnaval se aproximando, os investidores já se colocam numa situação de defesa, de corrida para proteção", disse o sócio analista da Eleven Financial Raphael Figueredo.

Somado ao mau humor externo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), reconheceu nesta quinta-feira a possibilidade de a votação da reforma da Previdência ficar para novembro, afirmando que um adiamento dessa votação não seria uma catástrofe.

Nos EUA, a queda nas bolsa acontece conforme investidores permanecem tensos após diversos dias de negociações marcadas por intensa volatilidade. O S&P 500 .SPX caiu 3,75 por cento.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN PETR4.SA caiu 2,01 por cento e PETROBRAS ON PETR3.SA teve perda de 3 por cento, em dia também negativo para os preços do petróleo no mercado internacional. O/R

- VALE ON VALE3.SA fechou em baixa de 0,29 por cento, cedendo ao mau humor do mercado após ter ensaiado uma alta mais cedo, em dia positivo para as cotações do minério de ferro na China. BRASKEM PNA BRKM5.SA caiu 4 por cento, entre as maiores quedas do Ibovespa. No radar estava a reportagem do jornal Valor Econômico afirmando que as controladoras Odebrecht e Petrobras trabalham para realizar uma oferta de ações da Braskem até junho, mas com receios de que dificuldades na definição em contratos de abastecimento de matéria-prima da petroquímica, pela Petrobras, possam prejudicar a operação.

- BRADESCO PN BBDC4.SA reverteu os ganhos vistos mais cedo e fechou em queda de 1,23 por cento, ajudando a pressionar o Ibovespa devido ao peso em sua composição. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA , também de grande peso no índice, teve movimento mais contido e fechou em queda de 0,49 por cento.

- ELETROBBRAS ON ELET3.SA subiu 2,75 por cento e ELETROBRAS PNB ELET6.SA avançou 2,81 por cento, com investidores monitorando o andamento do processo para a privatização da empresa, no dia em que era realizada assembleia de acionistas da empresa para discutir o modelo de privatização de suas seis distribuidoras de energia que atuam no Norte e Nordeste. SUZANO PAPEL E CELULOSE ON SUZB3.SA caiu 4,88 por cento, liderando a ponta negativa do Ibovespa, acelerando as perdas na reta final dos negócios. No radar estava o resultado da empresa referente ao quarto trimestre, além dos planos da empresa de investimento em uma nova fábrica. Nos três últimos meses do ano passado, a Suzano (SA:SUZB5) teve lucro líquido de 358 milhões de reais, revertendo o resultado negativo de 440 milhões um ano antes. A empresa estuda instalar nova fábrica de celulose na região central de São Paulo, com capacidade para 1,5 milhão de toneladas. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.