Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em queda de mais de 3% com exterior desfavorável e cenário político no radar

Publicado 22.03.2019, 20:56
Atualizado 22.03.2019, 21:00
© Reuters.  BOVESPA-Índice fecha em queda de mais de 3% com exterior desfavorável e cenário político no radar

(Texto atualizado com mais informações)

SÃO PAULO, 22 Mar (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista caiu mais de 3 por cento nesta sexta-feira, diante do crescente temor de recessão global e de maior pessimismo com o andamento da reforma da Previdencia.

O Ibovespa fechou em queda de 3,10 por cento, a 93.735,15 pontos, menor patamar de fechamento desde 11 de janeiro. Na semana o índice acumulou perda de 5,45 por cento. O giro financeiro da sessão somou 20 bilhões de reais.

Para Jefferson Laatus, sócio fundador do Grupo Laatus, a cautela já vinha predominando e foi intensificada pelo cenário político. "O mercado se estressa muito com incertezas envolvendo a articulação da reforma da Previdência e nos últimos dias as notícias não foram tão positivas", disse.

Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçou deixar a articulação de reforma previdênciária na Casa. Os ruídos envolvendo Maia e algumas autoridades do governo Bolsonaro têm piorado humor no mercado, uma vez que indica maior dificuldade no processo de articulação.

No cenário externo, dados de atividade industrial dos Estados Unidos e Europa trouxeram de volta as preocupações de uma desaceleração da economia global, pressionando Wall Street, que fechou no vermelho.

DESTAQUES

- NATURA NATU3.SA perdeu 7,78 por cento, entre as maiores quedas do Ibovespa, após a empresa admitir que está negociando com a Avon AVP.N , após a mídia veicular de que ela estaria interessada nas operações da rival. LOJAS AMERICANAS LAME4.SA recuou 8,10 por cento e a controlada de comércio eletrônico B2W BTOW3.SA caiu 9,09 por cento, entre os destaques negativos do Ibovespa, ainda ecoando os resultados trimestrais mais fracos. CYRELA CYRE3.SA declinou 5,58 por cento, apesar de números positivos no balanço do quarto trimestre. A construtora teve lucro líquido de 116 milhões de reais no período, 138,1 por cento maior do que um ano antes. CCR CCRO3.SA recuou 4,96 por cento, após divulgação do balanço do quarto trimestre, com prejuízo de 307,1 milhões de reais em razão de despesas não recorrentes atreladas ao acordo de leniência. PETROBRAS PN PETR4.SA teve queda de 5,46 por cento, e PETROBRAS ON PETR3.SA caiu 4,77 por cento, tendo no radar notícia de que a estatal executou estratégia de hedge para proteger parte de sua produção de petróleo prevista para 2019, comprando opções de venda do Brent com preço de exercício ao nível de 60 dólares o barril. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA declinou 2,95 por cento, enquanto BRADESCO PN BBDC4.SA perdeu 3,53 por cento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Por Stéfani Inouye; edição de Aluísio Alves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.