Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice recua 0,29% com cautela por cena política; Pão de Açúcar sobe

Publicado 09.12.2016, 20:46
Atualizado 09.12.2016, 20:50
© Reuters.  BOVESPA-Índice recua 0,29% com cautela por cena política; Pão de Açúcar sobe
VALE
-
BVSP
-
BBDC4
-
CSNA3
-
JBSS3
-
PCAR4
-
RENT3
-
USIM5
-
VALE3
-
ITUB
-
GGB
-

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO, 9 Dez (Reuters) - A bolsa paulista fechou em queda nesta sexta-feira, em sessão marcada pela cautela ante expectativa de novidades no campo político e de avanços em medidas para recuperação da economia, com papéis de siderúrgicas entre os destaques negativos, enquanto as ações do Pão de Açúcar PCAR4.SA lideraram os ganhos.

O Ibovespa .BVSP caiu 0,29 por cento, a 60.500 pontos. Na semana, o índice teve ganho de 0,31 por cento.

O volume financeiro do pregão somou 7,6 bilhões de reais, abaixo da média diária para o mês até a véspera, de 8,32 bilhões de reais, mas um pouco acima da media diária do ano, de 7,39 bilhões de reais.

A sessão foi marcada por instabilidade, com o Ibovespa mudando de sinal diversas vezes e marcando alta de 0,75 por cento no melhor momento, enquanto na mínima caiu 0,6 por cento.

Investidores preferiram adotar cautela nesta sexta-feira, à espera da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto dos gastos públicos, que deve acontecer na próxima terça-feira. no campo político, a tramitação da proposta de reforma da Previdência, ainda em fase inicial, seguirá no radar dos investidores. Pela manhã, o governo federal negou que aceitaria diminuir a idade mínima de 65 anos para aposentadoria estabelecida na proposta fator que inspirou cautela nesta sessão foi a espera pela decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros nos Estados Unidos, que acontece na próxima quarta-feira. Operadores ficarão atentos a sinalizações banco central norte-americano, em busca de pistas sobre o ritmo de aperto monetário nos EUA.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

DESTAQUES

- GERDAU GGBR4.SA caiu 5,23 por cento, a maior queda do Ibovespa, em sessão marcada por baixa nos preços do aço e do minério de ferro na China e após fortes altas recentes. Apenas em novembro, as ações da empresa subiram mais de 23 por cento. CSN CSNA3.SA teve baixa de 3 por cento e USIMINAS PNA USIM5.SA perdeu 2,91 por cento.

- VALE PNA VALE5.SA cedeu 0,67 por cento e VALE ON VALE3.SA desvalorizou-se em 1,73 por cento, em sessão de baixa para os preços do minério de ferro na China. JBS JBSS3.SA caiu 1,25 por cento, ampliando as perdas da véspera, quando recuou 2,53 por cento. Nas duas sessões anteriores, o papel acumulou ganho de 23,4 por cento devido à boa recepção do novo plano de reorganização da empresa. LOCALIZA RENT3.SA cedeu 1,16 por cento, também dando continuidade ao declínio de 0,81 por cento de quinta-feira, que sucedeu uma valorização de 11,6 por cento em duas sessões por causa do acordo para compra das operações brasileiras da Hertz. PÃO DE AÇÚCAR PCAR4.SA avançou 5,01 por cento, o melhor desempenho entre as ações que compõem o Ibovespa. As perspectivas divulgadas na véspera pela empresa, que espera crescimento do setor de varejo no país em 2017 e reforço da sua presença no formato de atacarejo, alimentaram otimismo entre os investidores. BRADESCO PN BBDC4.SA subiu 1,33 por cento, após a diretoria do banco ter proposto o pagamento de quase 1,5 bilhão de reais em juros sobre capital próprio. As ações do setor têm mostrado forte volatilidade nas últimas semanas, após acumularem ganhos expressivos no ano. ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA ganhou 0,3 por cento. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Raquel Stenzel)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.