🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice recua com exterior desfavorável e acumula 2ª semana de queda

Publicado 16.09.2016, 21:55
© Reuters.  BOVESPA-Índice recua com exterior desfavorável e acumula 2ª semana de queda
US500
-
BRBY
-
LCO
-
CL
-
VALE
-
BVSP
-
BBDC4
-
EMBR3
-
NTCO3
-
PETR3
-
PETR4
-
VALE3
-
ITUB
-
GOL
-
GGB
-
RADL3
-
DXY
-

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

* Ibovespa cai 1,43%, a 57.079 pts, e perde 1,59% na semana

* Mercado aguarda decisão do Fed na próxima semana

* Bancos e Petrobras guiam perdas no dia

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 16 Set (Reuters) - A Bovespa fechou com o seu principal índice no vermelho nesta sexta-feira, pressionada pelo quadro negativo no mercado internacional, com ações de bancos e da Petrobras PETR4.SA PETR3.SA entre as maiores pressões de baixa na sessão.

O Ibovespa .BVSP caiu 1,43 por cento, a 57.079 pontos. O volume financeiro somou 7,47 bilhões de reais.

O índice de referência do mercado acionário brasileiro recuou 1,59 por cento na semana, a segunda seguida de perdas, e acumula no mês recuo de 1,4 por cento. No ano, o Ibovespa tem alta acumulada de 31,7 por cento.

Em Wall Street, o S&P .SPX caiu 0,38 por cento, pressionado pela queda de papéis do setor financeiro e ações de energia, conforme a valorização global do dólar .DXY enfraqueceu os preços do petróleo LCOc1 .

A mercado manteve certa cautela, com dúvidas ainda presentes sobre os próximos passos de bancos centrais no exterior, com destaque para o Federal Reserve, o BC dos Estados Unidos, que se reúne na próxima semana.

"O mercado está extremamente arisco e volátil", afirmou o estrategista-chefe da XP Investimentos, Celson Plácido, citando que recentes dados e discursos de membros do Fed com sinais divergentes têm alimentando o ambiente de incertezas.

Nesta sessão, repercutiu a inflação ao consumidor nos EUA em agosto acima das expectativas em agosto, que pende para o lado de apostas de alta mais cedo nos EUA, embora o mercado ainda precifique chance baixa de o Fed subir os juros este mês. disse não acreditar em uma elevação dos juros na próxima semana, mas destacou a relevância do comunicado que acompanhará a decisão na quarta-feira, em razão de potenciais mensagens que o Fed possa querer passar.

A decisão do Fed virá acompanhada, além do comunicado, de projeções econômicas e seguida por coletiva à imprensa da chair Janet Yellen.

As operações na bolsa brasileira ainda foram influenciadas pelo rebalanceamento do índice FTSE All World, que entra em vigor no fechamento desta sexta-feira. Mais detalhes, clique aqui: .

DESTAQUES

- PETROBRAS PN PETR4.SA caiu 2,59 por cento e PETROBRAS ON PETR3.SA cedeu 2,55 por cento, acompanhando o recuo dos preços do petróleo LCOc1 CLc1 . O mercado também aguarda o plano estratégico da companhia para os próximos cinco anos, previsto para ser divulgado na semana que vem. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA encerrou com queda 2,26 por cento e BRADESCO PN BBDC4.SA caiu 1,82 por cento, acompanhando o viés mais negativo para o setor financeiro também em Wall Street, diante da possibilidade de uma multa de 14 bilhões de dólares ao Deutsche Bank. VALE PNA VALE5.SA perdeu 1,41 por cento e VALE ON VALE3.SA recuou 1,38 por cento, em sessão negativa para o setores de mineração e siderúrgico, dado o ambiente de cautela no exterior. GERDAU GGBR4.SA fechou em baixa de 3,67 por cento, no pior desempenho do índice.

- NATURA NATU3.SA cedeu 3,07 por cento, com boa parte das ações de consumo na ponta negativa do Ibovespa. A exceção ficou com RAIA DROGASIL RADL3.SA , que subiu 0,94 por cento.

- EMBRAER EMBR3.SA perdeu 2,47 por cento, em meio à fraqueza do dólar BRBY ante o real. A fabricante de aviões informou que decidiu antecipar férias coletivas para alguns setores da companhia no Brasil a partir de outubro em medida para ajustar sua produção à desaceleração da demanda. GOL GOLL4.SA , que não está no Ibovespa, caiu 6,94 por cento, após o governo alterar a lista de paraísos fiscais, incluindo países como Irlanda e Áustria, o que pode elevar o custo de companhias que atuam nesses mercados.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Raquel Stenzel)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.