Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice sobe 0,9% e fecha na máxima desde 31 de outubro ajudado por Vale

Publicado 20.01.2017, 21:09
BOVESPA-Índice sobe 0,9% e fecha na máxima desde 31 de outubro ajudado por Vale

SÃO PAULO, 20 Jan (Reuters) - O principal índice da Bovespa encerrou no nível mais alto desde o fim de outubro nesta sexta-feira, após ter fechado no vermelho nos dois últimos pregões, impulsionado por ações atreladas a commodities, principalmente Vale VALE5.SA VALE3.SA e Petrobras PETR4.SA PETR3.SA , enquanto exportadoras de papel e celulose lideraram as baixas em meio ao enfraquecimento do dólar.

O Ibovespa .BVSP encerrou com ganho de 0,89 por cento, a 64.521 pontos, no nível mais alto desde 31 de outubro de 2016. O giro financeiro nesta sexta-feira somou 7,77 bilhões de reais, superando a média diária de 6,65 bilhões de reais em 2017 apurada até a véspera.

A alta na semana foi de 1,62 por cento, elevando o avanço acumulado no ano a 7,13 por cento.

Segundo operadores, o discurso de posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos não dissipou as dúvidas em relação às políticas econômicas do novo governo, o que tende a manter os investidores mais cautelosos.

"Semana que vem ainda vamos ficar de olho na economia internacional, atento aos primeiros passos de Trump", comentou O analista Raphael Figueredo, da Clear Corretora.

Outro fator que alimenta incertezas é a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). "A preocupação do mercado é com uma eventual procrastinação da Lava Jato", disse Figueredo.

Na próxima semana, o noticiário corporativo também deve concentrar as atenções de participantes do mercado, tendo em vista o início da safra de balanços do quarto trimestre de 2016.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

DESTAQUES

- VALE PNA VALE5.SA avançou 4,74 por cento, e VALE ON VALE3.SA subiu 2 por cento, descolando-se dos preços do minério de ferro, que recuaram pelo terceiro dia consecutivo no mercado chinês devido à desaceleração dos negócios antes do Ano Novo Lunar. O setor siderúrgico também encerrou no campo positivo, com USIMINAS PNA USIM5.SA tendo a melhor performance do índice, com alta de 5,24 por cento. PETROBRAS PN PETR4.SA ganhou 1,46 por cento, enquanto PETROBRAS ON PETR3.SA cedeu 0,56 por cento, em sessão marcada pela firmeza do petróleo no mercado internacional LCOc1 CLc1 . A notícia de que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) aceitou a proposta de acordo coletivo feita pela estatal também deu sustentação aos papéis, segundo operadores. ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA subiu 0,3 por cento, contribuindo para o viés positivo do Ibovespa, dado o seu peso na composição do índice. Outros bancos também terminaram no azul, com BANCO DO BRASIL ON BBAS3.SA subindo 2,23 por cento e SANTANDER UNIT SANB11.SA em valorização de 1,75 por cento. Já o BRADESCO encerrou sem direção única, com as ações ordinárias BBDC4.SA em alta de 0,35 por cento e as preferenciais em baixa de 0,47 por cento.

- FIBRIA ON FIBR3.SA caiu 2,97 por cento, liderando as baixas do Ibovespa, ao lado de KLABIN UNIT KLBN11.SA , com recuo de 2,80 por cento. SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA SUZB5.SA cedeu 1,35 por cento. O dólar mais fraco ante o real incentivou investidores a embolsar parte dos lucros obtidos na véspera, quando as ações das empresas do setor fecharam com as maiores altas do índice.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- Fora do Ibovespa, JHSF ON JHSF3.SA saltou 5,77 por cento, depois que o conselho de administração da empresa aprovou encerrar a investigação interna para apuração de pagamentos supostamente ilícitos. Na véspera, a companhia informou que o presidente do conselho, Auriemo Neto, assinou acordo de colaboração com autoridades da operação Acrônimo da Polícia Federal, no qual assumiu responsabilidade exclusiva por contribuição ilegal de campanha eleitoral. GAFISA ON GFSA3.SA , que também não compõe o principal índice da Bovespa, subiu 4,17 por cento, após a empresa comunicar alta de 38,3 por cento nas vendas contratadas líquidas consolidadas do quarto trimestre. Na visão de analistas do BTG Pactual (SA:BBTG11), os dados operacionais do quarto trimestre da construtora foram sólidos tanto na divisão de imóveis para as classes média e alta, quanto na Tenda, para baixa renda. nL1N1FA0RM] (Por Gabriela Mello; Edição de Raquel Stenzel)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.