Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice sobe quase 40% em 2016 após três anos em queda, na maior alta desde 2009

Publicado 29.12.2016, 21:07
Atualizado 29.12.2016, 21:10
© Reuters.  BOVESPA-Índice sobe quase 40% em 2016 após três anos em queda, na maior alta desde 2009

(Atualiza com dados oficiais de fechamento, mais informações)

* Ibovespa sobe 0,75% na sessão, a 60.227 pts

* Mudança de comando no país corrobora ganho anual

* Ações de mineradoras e siderúrgicas lideram ganhos no ano

* Petrobras PN aprecia-se mais de 120% em 2016

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou o último pregão do ano em alta, após uma sessão sem viés definido e de baixa liquidez, encerrando 2016 com ganho acumulado de quase 40 por cento, no primeiro resultado positivo após três anos de perdas.

Nesta quinta-feira, o Ibovespa .BVSP subiu 0,75 por cento, a 60.227 pontos. O volume financeiro no pregão somou 5 bilhões de reais, abaixo da média de dezembro, de 8 bilhões de reais.

A sessão foi marcada por ajustes de posições de fundos, sem notícias relevantes ou um viés mais claro no exterior para ditar uma direção firme nos negócios, disseram profissionais da área de renda variável.

Na semana de apenas quatro dias, o Ibovespa acumulou ganho de 3,95 por cento, mas fechou o mês de dezembro com recuo de 2,7 por cento.

O Ibovespa subiu 38,93 por cento em 2016, melhor desempenho desde 2009 e primeira alta em quatro anos. O avanço foi guiado principalmente pela mudança do comando do país, que levou à melhora das perspectivas para a economia brasileira, com Petrobras entre as principais beneficiadas na bolsa.

"Mesmo que a confiança do consumidor, os níveis de atividade e o cenário político ainda não empolguem investidores, fechamos o ano bem melhores do que começamos", disse o chefe da mesa de operações institucionais da corretora de um banco em São Paulo.

Além disso, profissionais da área de renda variável citaram que o desempenho anual teve respaldo na alta de commodities e no rali em Wall Street, com fatores externos de forte potencial negativo não sendo tão ruins assim.

Entre os eventos que adicionaram nervosismo estão a decisão da Grã-Bretanha de sair da União Europeia (Brexit) e a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos.

Na máxima do ano, o Ibovespa superou os 65 mil pontos.

Entre as ações que compõem o Ibovespa, sete fecharam o ano com ganho superior a 100 por cento, com mineração e siderurgia na liderança, enquanto os papéis de empresas que se beneficiam de um dólar mais forte caíram em 2016, já que a moeda norte-americana recuou quase 18 por cento ante o real.

DESTAQUES

- VALE ON VALE3.SA e VALE PNA VALE5.SA caíram 3,75 e 1,93 por cento, em linha com a fraqueza de mineradoras no exterior. No ano, porém, os papéis PNA da companhia dispararam 129 por cento e as ações ON valorizaram-se 98 por cento. BRADESPAR PN BRAP4.SA , uma das maiores acionistas da Vale, saltou 200 por cento em 2016, maior ganho do índice neste ano.

- PETROBRAS PN PETR4.SA encerrou o dia com elevação de 0,61 por cento e PETROBRAS ON PETR3.SA caiu 0,24 por cento, em sessão de fraqueza dos preços do petróleo, tendo ainda no radar novos anúncios de desinvestimentos. Em 2016, porém, as preferenciais contabilizaram uma elevação de 122 por cento e as ordinárias apreciaram-se 98 por cento.

- CSN ON CSNA3.SA subiu 0,28 por cento e acumulou alta de 171 por cento no ano, em movimento acompanhado por outras siderúrgicas, diante da melhora nos preços de aço no mercados externo e interno, com perspectivas mais favoráveis para a economia local e exportações. USIMINAS PNA USIM5.SA e GERDAU PN GGBR4.SA subiram 169 e 133 por cento, respectivamente, em 2016.

- BANCO DO BRASIL BBAS3.SA fechou o pregão em alta de 1,44 por cento, totalizando alta de 99 por cento em 2016, também na esteira da mudança do governo e perspectivas de melhor gestão de empresas com participação estatal. No setor bancário, ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA acumulou elevação de 50 por cento em 2016 e BRADESCO PN BBDC4.SA valorizou-se 74 por cento.

- EMBRAER EMBR3.SA subiu 1,98 por cento nesta quinta-feira, mas encerrou o ano com perda de 47 por cento, no pior desempenho do índice, afetada pelo enfraquecimento do dólar ante o real, além de envolvimento da companhia em acusações de corrupção e notícias nem sempre favoráveis sobre demanda de aeronaves e o segmento de defesa da companhia.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição de Raquel Stenzel)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.