BOVESPA-Medo global de inflação atropela rali e índice recua após pico em 4 semanas

Reuters

Publicado 18.02.2021 21:39

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO, 18 Fev (Reuters) - O crescente receio de que a escalada das commodities contaminará índices de preços pelo mundo esfriou o apetite de investidores por ativos de risco, arrastando o principal índice da Bovespa para baixo.

Após ter esboçado novas máximas em um mês, de carona em ações de empresas de matérias-primas, o Ibovespa .BVSP foi perdendo fôlego na sessão até fechar em baixa de 0,96%, aos 119.198,97 pontos. O giro financeiro da sessão somou 37,4 bilhões de reais.

Para profissionais do mercado, o rali das bolsas nos últimos meses está sendo desafiado por um equilíbrio cada vez mais precário, uma vez que a alta persistente de preços de produtos como petróleo e metais forçosamente levará autoridades monetárias no Brasil e no exterior a subir juros antes do previsto.

Isso, num momento em que os indicadores dão sinais erráticos sobre o nível de recuperação econômica em relação à crise provocada pela pandemia, levou investidores a posições mais conservadoras.

Nos Estados Unidos, a divulgação de um aumento surpreendente dos pedidos de seguro-desemprego, enquanto o Congresso do país ainda discute a aprovação de um novo pacote de estímulo de 1,9 trilhão de dólares, foi a senha para ordens de vendas de ações, enquanto o cenário não fica mais claro. Em Wall Street, o S&P 500 .SPX caiu 0,44%.

Por aqui, o anúncio de que a Petrobras vai reajustar preços do diesel e da gasolina a partir de sexta-feira deu força aos argumentos de que a Selic, hoje em 2% ao ano, terá que subir logo, mesmo com a atividade econômica ainda patinando.

A economista-chefe do Credit Suisse (SIX:CSGN) Brasil, Solange Srour, defendeu que o Banco Central comece a subir juro já em março.

Com isso, mesmo ações de empresas de commodities, que turbinaram o índice na véspera e no começo dos negócios desta sessão, foram perdendo força.

"Há uma percepção crescente de que há muitas pontas soltas em relação ao cenário", resumiu o analista técnico da Ativa Investimentos, Marcio Loréga.

DESTAQUES

- PETROBRAS PETR4.SA caiu 1,08%, ilustrando a virada na sessão. Após ter chegado a subir 4,5%, na esteira do anúncio da empresa de alta de preços, o papel teve os negócios contaminados pela piora da percepção geral do mercado.

- VALE VALE3.SA subiu 1,09%, uma das poucas do Ibovespa que resistiram no azul até o fim da sessão. CSN MINERAÇÃO CMIN3.SA estreou no pregão com avanço de 5,88%, apoiando sua dona CSN CSNA3.SA , com ganho de 1,12%.

- ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA perdeu 0,71%, sublinhando como a deterioração das expectativas para o cenário macroeconômico atingiu o setor bancário. BRADESCO BBDC4.SA recuou 1%.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

- NOTREDAME INTERMÉDICA GNDI3.SA perdeu 3,34% e HAPVIDA HAPV3.SA teve queda de 1,63%, com as empresas que negociam uma fusão caindo após o grupo hospitalar Mater Dei ter pedido registro para uma oferta inicial de ações (IPO).

- KLABIN KLBN11.SA subiu 1,47% após a notícia de que o BNDES vendeu cerca de um quarto da sua posição na empresa, o que ajuda a ampliar a liquidez do papel.

- CARREFOUR BRASIL CRFB3.SA subiu 2,33%, após a varejista ter divulgado resultado trimestral robusto e previsto desempenho também animador para 2021. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações