Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice amplia queda com aversão a risco por Covid-19, apesar de medidas

Publicado 23.03.2020, 15:48
US500
-
USD/BRL
-
BVSP
-
ARZZ3
-
BBAS3
-
BBDC4
-
BRML3
-
CSAN3
-
ITUB4
-
KLBN4
-
LREN3
-
MGLU3
-
NTCO3
-
PETR3
-
PETR4
-
RENT3
-
SANB11
-
UGPA3
-
USIM5
-
VALE3
-
KLBN11
-
SUZB3
-
VBBR3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 23 Mar (Reuters) - A bolsa paulista ampliava viés negativo nesta segunda-feira, com o Ibovespa caindo abaixo dos 63 mil pontos e pressionado principalmente por bancos, conforme segue a aversão a risco global e apesar de novas medidas sócio-econômicas de resposta ao Covid-19 no Brasil e no mundo.

Às 12:46, o Ibovespa .BVSP caía 7,27%, a 62.196,16 pontos, renovando mínima de mais cedo depois de chegar a avançar 0,8% no início da sessão. O volume financeiro no pregão somava 9,56 bilhões de reais.

Na sexta-feira, o Ibovespa caiu 1,85%, a 67.069,36 pontos, acumulando uma perda de quase 19% na semana, pior resultado semanal desde 10 outubro de 2008. cada vez mais claro que o mercado precisa de uma 'luz no final do túnel' em relação ao arrefecimento do coronavírus e seus impactos econômicos", afirmou o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos.

No exterior, o norte-americano S&P 500 .SPX recuava 3,3%, mesmo após Federal Reserve adotar nesta segunda-feira uma extraordinária série de programas para compensar as "graves perturbações" na economia causadas pela pandemia. iniciativa do Senado dos Estados Unidos de aprovar um projeto de lei de mais de 1 trilhão de dólares de reação ao coronavírus continuava travada na noite de domingo. as medidas mais recentes anunciadas no Brasil, o Banco Central reduziu a alíquota do compulsório sobre recursos a prazo para 17%, prevendo uma liberação de 68 bilhões de reais na economia a partir do dia 30 de março. Conselho Monetário Nacional (CMN), por sua vez, aprovou medida que autoriza instituições financeiras a captarem por meio de depósitos a prazo com garantia especial do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). governo do presidente Jair Bolsonaro editou no domingo medida provisória que permite aos empregadores suspenderem os contratos de trabalho de seus funcionários por quatro meses sem pagamento de salário. o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou um pacote de medidas totalizando 55 bilhões de reais, com foco na preservação de empregos. mesmo tempo, mais empresas anunciaram suspensão de determinadas atividades, entre elas Klabin (SA:KLBN4) KLBN11.SA , Magazine Luiza MGLU3.SA , brMalls BRML3.SA e Arezzo ARZZ3.SA acordo com o Ministério da Saúde, no domingo, os casos de Covid-19 no Brasil chegaram a 1.546, em comparação com 1.128 até sábado. O número de mortos por coronavírus no país subiu para 25, ante 18 até a véspera. BRADESCO PN BBDC4.SA desabava 9%, assim como ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA despencava 8,8%, BANCO DO BRASIL ON BBAS3.SA derretia 9,8% e SANTANDER BRASIL UNIT SANB11.SA experimentava um tombo de 8,2%, mesmo após medidas anunciadas pelo governo, em meio a preocupações sobre possível necessidade de renegociação de dívidas por empresas no âmbito das medidas de combate ao Covid-19, entre outros itens. O Credit Suisse disse que a expectativa é de os spreads de crédito devem avançar de forma significativa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- NATURA & CO NTCO3.SA recuava 16,45%, entre as maiores quedas do Ibovespa, diante das perspectivas de menor consumo em razão das restrições de circulação por causa do Covid-19, com empresas do setor de consumo e varejo sofrendo de forma generalizada. LOJAS RENNER LREN3.SA , que anunciou na semana passada o fechamento temporário de suas lojas físicas, perdia 14,5%,

- ULTRAPAR ON UGPA3.SA caía 17,4%, com expectativas de menor demanda por combustíveis com as medidas restrição à circulação de pessoas como forma de combate à propagação do novo coronavírus. A BR DISTRIBUIDORA BRDT3.SA , que cedia 9,7%, admitiu em comunicado nesta segunda-feira que a epidemia de coronavírus "deverá ocasionar redução da demanda por combustíveis no país". Já COSAN CSAN3.SA tinha oscilação negativa de 0,02%.

- USIMINAS PNA USIM5.SA mostrava queda de 10,6%, dado o cenário de menor atividade, com montadoras - entre os principais clientes da siderúrgica - paralisando linhas de montagens e dando férias coletivas para funcionários. O Credit Suisse cortou o preço-alvo da ação de 11,50 reais para 9,50 reais, mas reiteraram recomendação 'outperform" citando preço. LOCALIZA ON RENT3.SA caía 16,3%, afetada pelas restrições de circulação no país.

- SUZANO SUZB3.SA subia 2,3%, entre as poucas altas, beneficiada pela alta do dólar ante o real, além do fato de produzir itens bastante demandado neste momento. KLABIN UNIT KLBN11.SA cedia 2%, após anunciar paralisação das obras do projeto Puma II.

- PETROBRAS PN PETR4.SA caía 4,8% e PETROBRAS ON PETR3.SA perdia 5,9%, em meio a uma nova sessão de queda dos preços do petróleo no exterior, além de prognóstico de menor demanda por combustíveis no país. VALE ON VALE3.SA mostrava declínio de 4%, em meio ao tombo de 6% dos preços do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian após o anúncio de medidas mais restritivas pelo mundo para conter a pandemia de coronavírus A mineradora também decidiu paralisar temporariamente seu centro de distribuição na Malásia. ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.