Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice atinge maior nível desde início de março apoiado em otimismo sobre vacina

Publicado 16.11.2020, 21:30
Atualizado 16.11.2020, 21:36

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 16 Nov (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, acima dos 106 mil pontos, o que não acontecia desde o começo de março, mês que marca o agravamento da crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

Investidores reagiram positivamente ao anúncio da farmacêutica norte-americana Moderna MRNA.O , de que sua vacina experimental é 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19, com base em dados preliminares de um estudo clínico em estágio avançado. de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP subiu 1,63%, a 106.429,92 pontos, maior patamar de fechamento desde 4 de março.

O volume financeiro somou 51,1 bilhões de reais, inflado pelo vencimento de contratos de opções sobre ações, units e ETFs (fundos de ações negociados em bolsa) na B3, que movimentou 14 milhões de reais, e blocktrade com papéis da Vale.

"Desenvolvimentos recentes encorajadores sobre vacinas do Covid-19 são um bom presságio para uma redução significativa das restrições à atividade (econômica) em 2021", disse o diretor de pesquisa macro global da Oxford Economics, Ben May.

Na semana passada, a Pfizer (NYSE:PFE) PFE.N anunciou que a vacina que está desenvolvendo com a BioNTech BNTX.O se mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença, animando os mercados na ocasião. avanço do Covid-19 na Europa e Estados Unidos tem adicionado preocupações sobre novas medidas de isolamento social, o que poderia afetar a recuperação da economia global, após o tombo registrado no segundo trimestre.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Nesse contexto, também repercutiu positivamente sinalização dos principais conselheiros do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, de que não há planos de 'lockdown' nacional para controlar o contágio pela doença. Wall Street, o Dow Jones .DJI e o S&P 500 .SPX fecharam em máximas históricas. Brasil, balanços corporativos também repercutiram, com a temporada de resultados se aproximando do final. Após o fechamento, Qualicorp QUAL3.SA e Notre Dame Intermédica GNDI3.SA apresentam seus números.

Para estrategistas do BTG Pactual, citando análise preliminar, que exclui os números de Petrobras e Vale, a temporada mostrou desempenho surpreendente em relação ao mesmo período do ano anterior. PETROBRAS PN PETR4.SA avançou 2,92%, na esteira da alta do petróleo no exterior e anúncio da estatal de que abriu processo para vender 50% de sua participação nas concessões do importante Polo Marlim, em águas profundas da Bacia de Campos. A notícia agradou analistas. O Goldman Sachs (NYSE:GS) afirmou que a operação pode ajudar a empresa a atingir sua meta de dívida bruta de 60 bilhões de dólares até 2022.

- VALE ON VALE3.SA encerrou com acréscimo de 2,64%, em sessão que inclui 'blocktrade' envolvendo a ação da mineradora, que teve a corretora do Bradesco intermediando a venda e a do Morgan Stanley (NYSE:MS), a venda. No mercado, as informações eram de que o BNDES vendeu os papéis, dando continuidade à sua política de desinvestimentos. No setor, GERDAU PN GGBR4.SA , CSN ON CSNA3.SA e USIMINAS PNA USIM5.SA subiram.

- AZUL PN AZUL4.SA e GOL PN GOLL4.SA valorizaram-se 10,86% e 8,49%, respectivamente, na esteira das esperanças de uma vacina contra o Covid-19. A Azul divulgou prejuízo de 1,2 bilhão de reais para o terceiro trimestre, mas a receita dobrou ante o segundo trimestre. Para o analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, apesar do resultado operacionalmente mais robusto que no segundo trimestre, ainda não mostra a retomada que o mercado parece estar vivenciando. CVC BRASIL ON CVCB3.SA subiu 1,38%, não acompanhando o ritmo de outros papéis que foram afetadas duramente pela crise desencadeada pelo coronavírus, tendo de pano de fundo resultado do terceiro trimestre com prejuízo líquido consolidado de 215,5 milhões de reais. A maior operadora de turismo do país afirmou em teleconferência que deve concluir em breve negociação com credores. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA avançou 3,51%, reforçando a alta do Ibovespa, com papéis de bancos do Ibovespa como um todo no azul. BRADESCO PN BBDC4.SA subiu 4,38%. Também chamou a atenção a alta de 7,25% de SANTANDER BRASIL UNIT SANB11.SA .

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- CEMIG PN CMIG4.SA registrou elevação de 3,80%, tendo no radar resultado trimestral, bem como declarações de executivos da elétrica controlada pelo governo de Minas Gerais, de que a companhia mantém o plano de vender sua fatia remanescente na Light, enquanto pelo lado da expansão avalia novos projetos eólicos e solares. LIGHT ON LIGT3.SA , que não está no Ibovespa, subiu 1,05%. TOTVS ON TOTS3.SA caiu 2,45%, após a CVM autorizar fundadores da Linx a votar na assembleia sobre a oferta de aquisição feita pela StoneCo marcada para terça-feira. A Totvs disputa a Linx com StoneCo. LINX ON LINX3.SA cedeu 4,92% e STONECO STNE.O , que é negociada em Nova York, subiu 1,68%. Para analistas do Bradesco BBI, a decisão da CVM eleva a chance de um desfecho bem-sucedido a favor StoneCo. B2W ON BTOW3.SA recuou 1,29% e MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA perdeu 1%, em nova sessão de realização de lucros no setor, com VIA VAREJO ON VVAR3.SA fechando em baixa de 0,17%.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.