Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice emenda terceira queda seguida; Petrobras sobe

Publicado 10.02.2021, 21:43
Atualizado 10.02.2021, 21:48
© Reuters.

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 10 Fev (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda pelo terceiro pregão consecutivo nesta quarta-feira, em meio a persistentes receios fiscais e antes de uma bateria de balanços, embora o declínio tenha sido contido pela recuperação principalmente de Petrobras.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa .BVSP caiu 0,87%, a 118.453,33 pontos. O volume financeiro somou 32,9 bilhões de reais. Na semana, o índice já acumula perda de 1,58%.

Na visão do analista Gustavo Akamine, da Constância Investimentos, a Bovespa continua afetada pelo ruído em relação a uma nova rodada de auxílio emergencial, que dependendo do formato, teria sinalização ruim para o quadro fiscal do país.

"Todo mundo está olhando como será o auxílio", afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta quarta-feira que um novo auxílio emergencial voltou a ser discutido, mas advertiu que "não há dinheiro no cofre" e qualquer pagamento será feito com endividamento do governo.

Por pressão do Congresso, o governo admitiu discutir uma nova versão do auxílio emergencial pago até dezembro aos vulneráveis afetados pelos impactos da pandemia de Covid-19. O novo modelo seria menor, com apenas três parcelas de 200 reais e pago apenas para pessoas que já tiveram auxílio, estão desempregadas e não recebem o Bolsa Família. também chamou a atenção para o efeito da temporada de balanços no desempenho de alguns papéis. Além de Klabin (SA:KLBN4), que reportou dados mais cedo, Suzano (SA:SUZB5) e Totvs também apresentando seus resultados após o fechamento, entre outros.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Na quinta-feira, o calendário inclui Banco do Brasil (SA:BBAS3), Cosan, Engie Brasil, Lojas Renner (SA:LREN3), Multiplan (SA:MULT3) e Rumo, entre outras.

O chefe de renda variável e sócio da Monte Bravo Investimentos, Bruno Madruga, também chamou a atenção para o começo do feriado chinês em razão no Ano Novo Lunar a partir de sexta-feira, que tende a reduzir a liquidez nos mercados.

"Investidores preferem realizar seus lucros e ficar com dinheiro em caixa para não serem surpreendidos com alguma notícia durante o longo feriado", afirmou.

Ele também chamou a atenção para o fechamento do mercado brasileiro no começo da próxima semana, mesmo com o cancelamento das festividades relacionadas ao Carnaval em várias regiões do país, como mais um componente de cautela.

Não haverá negociação nos mercados de renda variável da B3 nos dias 15 e 16, com as operações sendo retomadas a partir das 13h de quarta-feira. Em 2020, foi logo após o Carnaval que o Ibovespa desandou, tocando as mínimas em meados de março.

Em Wall Street, o S&P 500 e Nasdaq experimentaram uma pausa após recordes, com a alta em ações dos segmentos de energia e finanças sendo compensada por queda em papéis de algumas grandes empresas de tecnologia.

DESTAQUES

- BTG PACTUAL UNIT BPAC11.SA recuou 4,37%, em mais uma sessão de ajustes, após marcar recordes no começo da semana, antecipando o bom resultado divulgado na terça-feira. No setor, enfraquecido pelas preocupações fiscais, ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA cedeu 0,72% e BRADESCO PN BBDC4.SA perdeu 1,1%.

- VIA VAREJO ON VVAR3.SA cedeu 3,88%, após dados do IBGE mostrando que as vendas no varejo despencaram 6,1% ante novembro, contra expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,5%. BRRSL=ECI Foi o dado mais fraco para o mês na série histórica iniciada em janeiro de 2001. MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA recuou 3,58% e B2W ON BTOW3.SA caiu 0,55%. Nos EUA, Mercado Livre MELI.O avançou 1,45%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- PETROBRAS PN PETR4.SA subiu 0,94%, após dois pregões de queda, quando pesaram receios sobre a política de preços da companhia. No radar, um consórcio entre Talos Energy, EIG Global Energy Partners, Enauta e 3R Petroleum Óleo e Gás, apresentou oferta não vinculante pelos campos de Albacora e Albacora Leste, da Petrobras, disseram à Reuters quatro fontes familiarizadas com o assunto. VALE ON VALE3.SA fechou com ganho de 0,48%, na esteira da alta de preços do minério de ferro na China CSN ON CSNA3.SA mudou de sinal e caiu 2,99%. Investidores aguardam a precificação A Ativa Investimentos/Eleven recomendou participação na oferta até o meio da faixa indicativa (de 8,50 a 11,35 reais). "A joia da coroa está à venda", afirmaram.

- COGNA ON COGN3.SA recuou 4,07%, ampliando a perda em fevereiro para mais de 6%. A companhia de educação deve divulgar seu balanço apenas em março. A previsão de alguns analistas é de que persista a dinâmica fraca da Kroton, incluindo provisões maiores. No setor, YDUQS ON YDUQ3.SA caiu 2,56%.

- SUZANO ON SUZB3.SA avançou 2,25%, renovando máximas de fechamento a 68,20 reais e intradia a 68,50 reais. Após o fim do pregão, a empresa anunciou que teve lucro líquido de 5,9 bilhões de reais no quarto trimestre, ante lucro o de 1,175 bilhão no mesmo período de 2019. No setor, KLABIN UNIT KLBN11.SA avançou 0,79% após mais do que dobrar o lucro no quarto trimestre, a 1,3 bilhão de reais, com o maior volume de vendas, recuperação de preços e alta do dólar beneficiando as receitas. TOTVS ON TOTS3.SA subiu 1,88%, ampliando a forte valorização desde o começo do mês, que já alcança 10,6%. A fabricante de software corporativo divulga resultado ainda nesta quarta-feira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- BEMOBI ON BMBO3.SA caiu 2,73%, a 21,40 reais, perdendo força durante o pregão, após disparar a 28,50 reais na máxima da sessão, em sua estreia na B3, após o clube de assinatura de aplicativos precificar seu IPO a 22 reais por papel, em operação que movimentou 1,258 bilhão de reais. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Aluísio Alves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.