Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice encosta em 110 mil pontos com otimismo sobre vacinas

Publicado 24.11.2020, 21:36
Atualizado 24.11.2020, 21:42

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 24 Nov (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta de mais de 2% nesta terça-feira, encostando nos 110 mil pontos, patamar que não supera desde fevereiro, beneficiado pelo apetite a risco global, na esteira de dados promissores sobre a eficácia de vacinas contra o coronavírus e otimismo com a transição de poder nos EUA.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP subiu 2,24%, a 109.786,30 pontos, máxima de fechamento desde 21 de fevereiro, antes do agravamento da pandemia no Brasil e decretação de quarentenas no país para frear a doença. No melhor momento, chegou a 109.956,18 pontos.

O volume financeiro alcançou 36,9 bilhões de reais.

Além do progresso em relação às vacinas contra o Covid-19 noticiado nos últimos dias, o analista Rafael Ribeiro, da Clear Corretora, citou ainda como componente positivo para a alta nos mercados o começo da transição do governo norte-americano, afastando qualquer ruído sobre as eleições.

Também agradou, segundo ele, a possibilidade de que a ex-chair do Federal Reserve Janet Yellen comandará o Tesouro na gestão de Joe Biden, dado o seu histórico mais favorável para políticas monetárias expansionistas, "que abre espaço para um programa de estímulo ainda maior".

Nos Estados Unidos, o S&P 500 .SPX e o Dow Jones .DJU fecharam em máximas históricas. Entre as commodities, o petróleo Brent LCOc1 avançou 3,9%, para 47,86 dólares o barril, maiores níveis desde março.

A forte alta da Petrobras também foi destacada pelo analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, que elencou uma série de vetores para a força dos papéis, entre eles a alta do petróleo e o resgate antecipado de títulos da dívida pela companhia, que reforça percepção de segue buscando reduzir endividamento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Participantes do mercado também têm atribuído o fôlego do Ibovespa a entrada de estrangeiros na bolsa - que no mês já registra um saldo positivo de 26 bilhões de reais - e a uma rotação nos portfólios, para ações 'cíclicas' e de 'valor', com maior peso no índice, em detrimento de papéis de 'crescimento'.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN PETR4.SA e PETROBRAS ON PETR3.SA avançaram 4,46% e 5,34%, respectivamente, ampliando a alta no mês para 38% e 41%, beneficiadas pela alta dos preços do petróleo e fluxo estrangeiro, além da rotação nos portfólios de ações. O Bank of America (NYSE:BAC) elevou a recomendação das ações para 'compra', com preço-alvo de 38 reais. A petrolífera também prometeu para o próximo dia 30 divulgar seu Plano Estratégico de 2021-25. MULTIPLAN ON MULT3.SA subiu 7,16%, com empresas de shopping centers mostrando forte recuperação na sessão em meio ao otimismo com uma vacina contra o coronavírus, uma vez que o setor está entre os mais prejudicados pela pandemia. O Credit Suisse (SIX:CSGN) elevou preços-alvo e disse enxergar uma retomada mais rápida do que se esperava. BRMALLS ON BRML3.SA valorizou-se 7,07% e IGUATEMI ON IGTA3.SA avançou 5,99%.

- USIMINAS PNA USIM5.SA fechou em alta de 6,12%, seguida por CSN ON CSNA3.SA , que subiu 6%, e GERDAU PN GGBR4.SA , que avançou 2,59%. O Goldman Sachs (NYSE:GS) atualizou projeções para as siderúrgicas, estimando volumes e preços maiores nos próximos trimestres. "Apesar da performance recente sólida das ações, nós ainda enxergamos 'upside' e um 'valuation' atrativo para siderúrgicas da América Latina", afirmaram os analistas do banco em relatório. BRADESCO PN BBDC4.SA e ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA subiram 4,49% e 2,8%, respectivamente, dando continuidade à recuperação no mês, em movimento que analistas têm atrelado a uma rotação nos portfólios, para ações 'cíclicas' e de 'valor', em detrimento de papéis de 'crescimento' e 'tecnologia'. BANCO DO BRASIL ON BBAS3.SA avançou 2,67% e SANTANDER BRASIL UNIT SANB11.SA valorizou-se 3,55%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- CARREFOUR BRASIL ON CRFB3.SA caiu 0,52%, após sessão volátil. O grupo anunciou mais cedo fundo contra o racismo, entre outras medidas, depois do assassinato de um cliente em uma loja na semana passada. Na véspera, a companhia perdeu 2 bilhões de reais em valor de mercado. TOTVS ON TOTS3.SA fechou em baixa de 1,83%, com o setor de tecnologia ainda sofrendo com ajustes, além da fracassada tentativa de comprar a Linx LINX3.SA , que preferiu fechar acordo com a StoneCo STNE.O .

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Por Paula Arend Laier Edição de Maria Pia Palermo)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.