BOVESPA-Índice fecha em alta de 0,31% com Wall St após sessão instável

BOVESPA-Índice fecha em alta de 0,31% com Wall St após sessão instável

Reuters  | 22.09.2020 21:36

BOVESPA-Índice fecha em alta de 0,31% com Wall St após sessão instável

(Atualiza com dados oficiais de fechamento)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 22 Set (Reuters) - O Ibovespa subiu nesta terça-feira, encontrando respaldo em Wall Street, mas com volume abaixo da média diária no ano, em dia sem novidades relevantes positivas para fundamentar ganhos maiores.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP teve acréscimo de 0,31%, a 97.293,54 pontos, tendo alcançado 97.684,16 pontos na máxima da sessão e 96.390,28 pontos no pior momento.

O volume financeiro somou 20,1 bilhões de reais, abaixo da média diária em 2020, de 29,26 bilhões de reais.

A recuperação ocorreu após o Ibovespa fechar na mínima desde julho na segunda-feira. Em setembro, o desempenho está negativo em 2%.

"O Ibovespa teve um pregão bastante instável", afirmou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, destacando entre outros fatores trechos de comentários de autoridades do banco central dos Estados Unidos.

No Congresso, o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o caminho para a recuperação da maior economia do mundo permanece incerto, apesar da "melhora acentuada" desde que a pandemia do coronavírus provocou uma recessão nos EUA.

Em paralelo, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, afirmou que a economia dos EUA corre risco de enfrentar uma recuperação mais longa e lenta, se não outra recessão total, caso o Congresso não aprove um novo pacote fiscal.

No Congresso norte-americano, continua o impasse entre democratas e republicanos sobre novos programas de ajuda, com expectativas cada vez menores de ação sobre qualquer projeto de lei antes da eleição presidencial.

Em Wall Street, o S&P 500 .SPX fechou em alta de 1,05%, apoiado particularmente pelo avanço das ações da Amazon.com (NASDAQ:AMZN).

Na cena brasileira, o Banco Central reiterou na ata do Copom que as condições para sua sinalização de que a taxa Selic não deve subir seguem de pé. ponto de vista gráfico, o analista Fernando Góes, da Clear Corretora, nota que o Ibovespa segue sem definição, mesmo com o resultado da véspera no qual a bolsa perdeu o suporte de 97 mil pontos.

"Indicadores técnicos ainda mostram um movimento mais propenso de compra do que de venda, por isso estamos vendo uma falta de velocidade nesta queda. Ainda estamos vendo os setores intercalando altas e quedas e o mercado lateralizado", afirmou.

DESTAQUES

- IRB BRASIL RE ON IRBR3.SA valorizou-se 6,28%, após renovar mínimas históricas nas últimos pregões, ainda afetado por ajustes de posições por investidores após uma série de adversidades envolvendo a resseguradora desde o começo do ano.

- MRV ON MRVE3.SA avançou 3,73% e CYRELA CYRE3.SA subiu 3,16%, em sessão positiva para construtoras e incorporadoras, com o índice do setor .IMOB fechando em alta de 0,89%.

- CSN ON CSNA3.SA subiu 3,39%, com a trégua no cenário externo abrindo espaço para a alta, após a companhia anunciar IPO de sua unidade de mineração e divulgar projeções melhores sobre dívida e Ebitda neste ano.

- B2W ON BTOW3.SA caiu 3,80%, após forte valorização na véspera, enquanto as rivais VIA VAREJO ON VVAR3.SA e MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA avançaram 0,74% e 0,89%, respectivamente.

- SUZANO ON SUZB3.SA recuou 2,39%, tendo de pano de fundo expectativas relacionadas à oferta de ações da fabricante de papel e celulose em poder da BNDESPar, anunciada na última sexta-feira. KLABIN UNIT KLBN11.SA cedeu 1,82%.

- ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA valorizou-se 0,87%, com todos os papéis de bancos no índice fechando no azul. BRADESCO PN BBDC4.SA avançou 0,61%.

- VALE ON VALE3.SA teve acréscimo de 0,12%, mesmo em dia de queda dos futuros do minério de ferro na China.

- PETROBRAS PN PETR4.SA caiu 0,48%, enquanto PETROBRAS ON PETR3.SA terminou com variação negativa de 0,05%, em sessão de alta das cotações do petróleo no exterior, bem como anúncio de aumento do preço da gasolina pela companhia. ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição de Aluísio Alves)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.

';