Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em alta, mas reduz fôlego com NY após superar 113 mil pontos

Publicado 03.12.2020, 21:43
Atualizado 03.12.2020, 21:48

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 3 Dez (Reuters) - O Ibovespa renovou máximas desde fevereiro nesta quinta-feira, ultrapassando os 113 mil pontos no melhor momento, ainda embalado pelo noticiário auspicioso sobre vacinas para o Covid-19, com papéis como Embraer e Gol capitanendo as altas.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP fechou em alta de 0,37%, a 112.291,59 pontos, tendo chegado a 113.377,33 pontos na máxima do dia, caminhando para novo ganho semanal, com acréscimo de 1,7% até o momento.

O volume financeiro nesta quinta-feira 34 bilhões de reais.

Um dia após o Reino Unido autorizar o uso da vacina Pfizer/BioNTech contra o coronavírus, o que voltou as atenções para EUA e União Europeia, autoridade da OMS afirmou que o potencial das vacinas é "fenomenal" e "pode virar o jogo". Senado brasileiro aprovou nesta quinta-feira MP que liberou crédito de quase 2 bilhões de reais ao Ministério da Saúde para a compra e posterior produção local da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Estados Unidos, as apostas positivas sobre o processo de vacinação e perspectivas de mais estímulos econômicos ajudaram o S&P 500 .SPX a renovar recorde intradia, embora tenha reduzido o fôlego e fechado em baixa de 0,06%.

A piora do S&P 500 acompanhou reportagem do "Wall Street Journal" de que a Pfizer (NYSE:PFE) enfrenta obstáculos na cadeia de suprimentos relacionados à vacina. o analista de pesquisa e estratégia para mercados emergentes do Julius Baer, Mathieu Racheter, ações brasileiras devem se beneficiar do ambiente externo favorável, além da continuidade da rotação nos portfólios para papéis de 'valor'.

Ele ponderou, contudo, que há desafios, entre eles o quadro fiscal do país, e que não está claro se o governo será capaz de avançar em seu programa de reformas econômicas estruturais, que ajudou a bolsa desde a eleição de Jair Bolsonaro em 2018.

Dados do IBGE mostraram que a economia do Brasil teve expansão recorde no terceiro trimestre, com o PIB crescendo 7,7% em relação aos três meses anteriores, no melhor desempenho desde o início da série, em 1996. resultado, contudo, ficou aquém das expectativas e muitos economistas veem uma desaceleração no último trimestre do ano, dado o cenário de desemprego no país ainda elevado, menos estímulo e aumento de casos de coronavírus em alguns Estados.

Em comentário a clientes mais cedo, o BTG Pactual (SA:BBTG99) afirmou que o mercado pode contrabalançar momentos de estabilização com volatilidade nas próximas semanas.

E apesar das perspectivas animadoras para a economia global, nota da área de gestão de recursos do banco disse que estrategicamente seria interessante colocar um pouco do lucro da renda variável no bolso, o que definiu como "redução técnica".

Em novembro, o Ibovespa acumulou alta de 15,9%, no melhor resultado para o mês desde 1999, com alguns papéis mostrando ganhos bem superiores, entre eles os de empresas aéreas, entre as mais prejudicadas pela pandemia. EMBRAER ON EMBR3.SA disparou 11,05%, na esteira das perspectivas para o setor aéreo, em particular novas tendências após a pandemia que podem beneficiar a fabricante de aviões, como a busca por aeronaves menores e de consumo mais eficiente de combustível. No ano, porém, a ação ainda recua mais de 50%, também reflexo do fracasso do acordo com a Boeing (NYSE:BA) BA.N .

- CVC BRASIL ON CVCB3.SA avançou 7,55%, dando continuidade à recuperação de novembro, assim como os papéis de aéreas, com GOL PN GOLL4.SA em alta de 8,79% e AZUL PN AZUL4.SA valorizando-se 4,34%. Em 2020, essas ações ainda contabilizam quedas ao redor de 50%, 26% e 27%, respectivamente.

- PETROBRAS PN PETR4.SA valorizou-se 2,82%, com o Brent atingindo maior nível desde março após acordo de oferta da Opep+. Além disso, a petrolífera recebeu propostas vinculantes para quatro refinarias, enquanto avança com programa de desinvestimentos. SUZANO ON SUZB3.SA caiu 4,76%, mais uma vez entre as maiores perdas, após bater cotação recorde intradia na segunda-feira, acima de 58 reais. A Votorantim vendeu na quarta-feira 25 milhões de ações da fabricante de papel e celulose. No setor, KLABIN UNIT KLBN11.SA recuou 3,22%.

- ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA cedeu 0,07%, mesmo após levantar pelo menos 956 milhões de dólares com a venda de fatia de 4,4% na XP em oferta de ações da plataforma de investimentos, a 39 dólares por ação. . XP XP.O , que também vendeu papéis no follow-on, fechou em baixa de 4,7%.

- VALE ON VALE3.SA recuou 1,1%, em sessão na qual o sinal negativo prevaleceu no setor de mineração e siderurgia na bolsa, com destaque para USIMINAS PNA USIM5.SA , que caiu 5,14%.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição de Aluísio Alves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.