Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice fecha em queda de mais de 1% com peso de bancos e Vale; virus na China preocupa

Publicado 21.01.2020, 21:31
Atualizado 21.01.2020, 21:36
© Reuters.  BOVESPA-Índice fecha em queda de mais de 1% com peso de bancos e Vale; virus na China preocupa

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 21 Jan (Reuters) - O Ibovespa caiu nesta terça-feira, após renovar máxima histórica na véspera, com forte declínio de papéis de bancos e da Vale, além de receios sobre novo vírus na China, que contaminou os mercados globais.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP caiu 1,54%, a 117.026,04 pontos. O volume financeiro da sessão somou 22,3 bilhões de reais.

Do exterior, o surto de coronavírus na China trouxe apreensão, com o número de mortes subindo para seis e autoridades relatando aumento de casos - mais de 300 pessoas foram infectadas até o momento. Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou que um viajante da China foi diagnosticado em Seattle com o coronavírus Wuhan. receios de que a cifra de infecção aumente ainda mais com as viagens de centenas de milhões de pessoas para o feriado do Ano Novo Lunar. Além dos EUA, casos fora da China foram relatados na Coréia do Sul, Tailândia e Japão.

"Na falta de mais novidades sobre a economia brasileira, o mercado brasileiro acaba sofrendo com eventos externos, como o aparecimento de um novo vírus na China", destacou Arbetman.

Ele acrescentou que o mercado ainda sente os efeitos do surto de febre suína africana na China, que dizimou rebanhos no país asiático e ainda não está controlado, e agora precisa também lidar com mais esse risco.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA e BRADESCO PN BBDC4.SA recuaram 2,13% e 3,34%, respectivamente. SANTANDER BRASIL UNIT SANB11.SA caiu 4,93% e BANCO DO BRASIL ON BBAS3.SA cedeu 2,89%. Investidores temem os efeitos de mudanças regulatórias e maior da competição, além do ambiente de juros menores e aumento da tributação. Em Davos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou o setor como 'cartel' Em relatório, o Goldman Sachs (NYSE:GS) reiterou cautela, citando expectativa de que os retornos continuarão pressionados. VALE ON VALE3.SA fechou em baixa de 2,32%. O Ministério Público de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira denúncia contra funcionários mineradora e da TÜV SÜD por crimes de homicídio e ambientais relacionada ao desastre em Brumadinho (MG) O ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman está entre os denunciados. Em relatório mais cedo, o Credit Suisse elevou o preço-alvo do ADR da mineradora a 18 dólares, citando entre outros fatores revisão para cima na sua expectativa para o preço do minério de ferro PETROBRAS PN PETR4.SA recuou 12,7% e PETROBRAS ON PETR3.SA cedeu 3%, acompanhando o declínio do petróleo no mercado internacional e em meio a expectativas relacionadas a uma esperada oferta de ações da petrolífera em poder do BNDES.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- CVC BRASIL ON CVCB3.SA caiu 4,07%, contaminada por receios sobre possíveis reflexos do surto de vírus na China, que pesaram também sobre companhias aéreas. GOL PN GOLL4.SA e AZUL PN AZUL4.SA cederam 2,96% e 2,78%, nesta ordem Além disso, o dólar superou 4,20 reais pela primeira vez desde dezembro.

- CIA HERING ON HGTX3.SA desabou 12,6%, refletindo a reação negativa a dados de faturamento no quarto trimestre. A varejista de vestuário, que vinha registrando alta nas vendas mesmas lojas nos últimos sete trimestres, teve queda de 4% no quesito nos três últimos meses de 2019. O BTG Pactual (SA:BBTG99) afirmou que os números foram fracos e que veem um curto prazo desafiador. TIM ON TIMP3.SA subiu 2,52%, com melhora na recomendação para 'outperform' pelo Credit Suisse, que afirmou esperar um bom ano para empresas de telecomunicações brasileiras em 2020. TELEFÔNICA BRASIL PN VIVT4.SA - que teve recomendação elevada pelo CS para 'neutra' - avançou 0,02%. OI ON OIBR3.SA foi mantida com recomendação 'underperform'. Ainda assim, o papel disparou 8,33%. Em relatório na véspera, analistas do Bradesco BBI afirmaram que a Oi poderia levantar 8 bilhões de reais no primeiro trimestre. RD ON RADL3.SA valorizou-se 5,36%. Em relatório, o Credit Suisse elevou o preço-alvo das ações e a recomendação para 'neutra', citando um forte 'momentum' de curto prazo para as ações, com a moderação no ambiente concorrencial, que deve levar a um crescimento de vendas mesmas lojas de dois dígitos baixos no quarto trimestre de 2019 e primeiro trimestre de 2020.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- B2W ON BTOW3.SA subiu 1,16%, após relatório do Bradesco BBI elevando a recomendação do papel para 'outperform'. No segmento, VIA VAREJO ON VVAR3.SA avançou 2,21%. O analista Pedro Fagundes, da XP Investimentos, frisou visão positiva para a ação com o progresso na reestruturação da Via Varejo (SA:VVAR11) e elevou o preço-alvo a 17 reais, ponderando que a forte valorização desde 2019 já embute parte relevante da melhora operacional de curto prazo. MAGAZINE LUIZA MGLU3.SA cedeu 0,16%. TRIUNFO ON TPIS3.SA recuou 8,82%, após a divulgar que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região vedou a distribuição de dividendos pela companhia e suas subsidiárias Econorte e Rio Tibagi. A decisão também reduziu tarifas de pedágio em 25,77% nas três praças da Econorte. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.