Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice reage e deve fechar semana no azul, mas apanha para retomar 105 mil pontos

Publicado 13.11.2020, 20:20
Atualizado 13.11.2020, 20:30

(.)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 13 Nov (Reuters) - O Ibovespa deve atingir nesta sexta-feira o segundo ganho semanal seguido, ampliando a recuperação em novembro, em meio a noticiário mais favorável sobre uma vacina contra o coronavírus, embora o crescimento dos casos nos Estados Unidos e Europa e potenciais novas restrições continuem preocupando.

Uma rotação de setores e o fluxo positivo de capital externo no mercado brasileiro, alinhados a outros emergentes, respaldaram ajustes positivos em muitos papéis, bem como realização de lucros em outros. No pano de fundo, uma semana carregada de resultados corporativos.

Apenas na segunda-feira, quando os mercados comemoravam a vitória do democrata Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos e o anúncio da Pfizer (NYSE:PFE) de resultados promissores para a vacina contra a Covid-19 que está desenvolvendo com a BioNTech, houve entrada líquida de estrangeiros de 4,5 bilhões de reais na Bovespa.

Apesar da recuperação, o Ibovespa não conseguiu se sustentar acima dos 105 mil pontos registrados no meio da semana, uma vez que muitos aproveitaram para embolsar lucros dado o cenário brasileiro ainda preocupante do ponto de vista fiscal, além das incertezas quanto à pandemia na Europa e EUA.

O analista Milan Cutkovic, da Axi, disse que os eventos da semana tiveram um impacto significativo no sentimento do mercado e podem abrir caminho para ganhos adicionais no final do ano. Mas ponderou que há muitos avaliando se o rali não foi longe demais, dado que ainda há questões sem resposta sobre a vacina.

Nesta sexta-feira, por volta de 17:05, o Ibovespa .BVSP subia 1,9%, a 104.414,66 pontos, com o aumento de 3,5% na semana e de 11,2% mês. No ano, o declínio ainda é de 9,7%.

Maiores baixas do Ibovespa no dia .PL.BVSP

Maiores altas do Ibovespa no dia .PG.BVSP

O índice Small Caps .SMLL avançava 3%, a 2.491,23 pontos, com acréscimo de 1,3% na semana e de 10,7% no mês, enquanto apura baixa de 12,3 % no acumulado de 2020.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somava 25 bilhões de reais.

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- AZUL PN AZUL4.SA sobe 28% em novembro, em meio ao sentimento mais positivo relacionado ao desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus, o que ajudou também GOL PN GOLL4.SA a mostrar elevação de 24% no período. No ano, porém, ambas recuam 50% e 47%, respectivamente.

- ULTRAPAR ON UGPA3.SA valoriza-se 26,5%, dando continuidade aos ganhos desde o balanço do terceiro trimestre, quando o grupo multissetorial teve resultados acima das previsões de analistas, se beneficiando da gradual retomada da economia brasileira dos efeitos da pandemia de coronavírus.

- CSN ON CSNA3.SA perde 5,65%, entre as poucas quedas acumuladas no mês, com o setor de mineração e siderurgia como um todo com performance mais fraca do que o Ibovespa, na esteira de realização de lucros. GERDAU PN GGBR4.SA recua 3,8%.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

- Índice financeiro .IFNC : +14,3%

- Índice de consumo .ICON : +10,3%

- Índice de Energia Elétrica .IEE : +8,5%

- Índice de materiais básicos .IMAT : +1,1%

- Índice do setor industrial .INDX : +9%

- Índice imobiliário .IMOB : +15,2%

- Índice de utilidade pública .UTIL : +8,6% (Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.