Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Índice recua cerca de 1% com quedas em Wall St e temor com greve de caminhoneiros

Publicado 29.01.2021, 15:32
© Reuters.
JNJ
-
BVSP
-
BBDC4
-
CCRO3
-
CIEL3
-
CSNA3
-
ECOR3
-
ITSA4
-
ITUB4
-
PETR4
-
VALE3
-
IRBR3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 29 Jan (Reuters) - O sinal negativo prevalecia na bolsa paulista nesta sexta-feira, acompanhando mercados acionários no exterior e ações de concessionárias de rodovias entre as maiores perdas, enquanto IRB Brasil RE continuava sob os holofotes.

Às 12:31, o Ibovespa .BVSP caía 1,29%, a 117.345,91 pontos. O volume financeiro era de 10,4 bilhões de reais.

Na semana até o momento, o Ibovespa tem alta de 0,2%.

As bolsas nos EUA também recuavam, afetadas por notícias relacionadas à vacina da Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) contra a Covid-19 e preocupações em meio aos potenciais efeitos da disputa entre 'hedge funds' e investidores de varejo. avaliação da Guide Investimentos é de que os ativos internacionais devem voltar a apresentar movimentos de alta volatilidade enquanto não há novas informações para justificar uma continuidade mais intensa do fluxo comprador.

No Brasil, "o movimento de 'sell-off' deve contaminar os mercados locais, cujo desempenho pode ser novamente comprometido com a pressão sentida por uma greve dos caminhoneiros em potencial", afirmou a equipe da corretora em nota a clientes.

"Preocupa ainda a reação do governo, que pode tomar medidas de agrado ao grupo que comprometem o equilíbrio das contas públicas, como uma redução do PIS/Cofins sobre o óleo diesel sem contrapartida fiscal no lado das receitas ou gastos."

A equipe da Ágora Investimentos ainda destacou que investidores continuam acompanhando "com atenção os ataques especulativos sobre algumas ações, o que tem contribuído com mais volatilidade nas bolsas".

Após o caso envolvendo GameStop GME.N nos Estados Unidos, entre outros papéis, investidores no Brasil começaram a se movimentar nas redes sociais para replicar na B3 as estratégias adotadas no mercado norte-americano, com IRB em destaque.

A B3 afirmou que submeterá a negociação dos ativos e dos derivativos da resseguradora a leilões a partir desta sessão, indicando que está atenta a movimentações atípicas. Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também alertou que está monitorando o mercado e a comunicação nas redes sociais e que penalizará atuações para influenciar de forma deliberada os mercados. IRB BRASIL RE ON IRBR3.SA recua 2,9%, tendo avançado 3,5% mais cedo na máxima, com o papel sob os holofotes em meio a movimentações para elevar as cotações da resseguradora, que na véspera ajudaram o papel a subir quase 18%. Até a quinta-feira, a ação acumulava queda de mais de 6% neste ano, após tombo de quase 77% em 2020. ECORODOVIAS ON ECOR3.SA e CCR ON CCRO3.SA perdiam 3,7% e 3,4%, respectivamente, diante de uma greve de caminhoneiros marcada começar segunda-feira, que teve adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), uma das principais entidades da categoria no país. Uma greve da categoria em 2018 criou grande prejuízo econômico para o país.

- CSN ON CSNA3.SA caía 3,7%, capitaneando as perdas no setor de mineração e siderurgia, com VALE ON VALE3.SA perdendo 1,7% e pesando no Ibovespa. O BrazilJournal publicou nesta sexta-feira, em meio a comentários do acionista controlador da CSN, Benjamin Steinbruch, que a companhia irá cindir e listar as suas unidades de cimento e logística após o IPO da unidade de mineração, que será petrificado em 11 de fevereiro. PETROBRAS PN PETR4.SA recuava 1,4%, apesar da alta dos preços do petróleo no exterior, tendo no radar a paralisação dos caminhoneiros, mesmo após o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, afirmar na véspera que ameaça de greve não é problema da companhia, que segue praticando preços de paridade internacional. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA recuava 0,8%, com o setor também pressionado pelo ambiente de incertezas no país. BRADESCO PN BBDC4.SA cedia 1,1%. Ambos os bancos reportam resultados na próxima semana, o Itaú (SA:ITSA4) no dia 1 e o Bradesco no dia 3 - após o fechamento do mercado.

- CIELO ON CIEL3.SA subia 4,1%, após ajuste na véspera, dando continuidade ao avanço nesta semana após a divulgação de resultado trimestral na noite de segunda-feira, que foi bem avaliado por analistas, com alta no lucro, conforme o foco no segmento mais lucrativo de pequenos clientes e uma política de redução de custos compensou os efeitos da queda de clientes e os prolongados efeitos da crise gerada pela Covid-19. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição de Aluísio Alves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.