Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice recua com balanços e exterior desfavorável tendo política no radar

Publicado 22.05.2020, 15:16
Atualizado 22.05.2020, 15:18
© Reuters.

(Texto reescrito com mais informações e cotações atualizadas)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 22 Mai (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta sexta-feira, com as ações de Cogna e Lojas Renner entre as maiores quedas após resultados fracos no primeiro trimestre em meio à pandemia de Covid-19, tendo o viés negativo no exterior e a cena política nacional no radar.

Às 11:04, o Ibovespa .BVSP caía 1,57 %, a 81.725,51 pontos. O volume financeiro somava 4,67 bilhões de reais.

O principal índice de ações da B3 caminhava para um resultado semanal positivo de cerca de 5,5%, após perdas nas duas semanas anteriores.

Após trégua na cena política na véspera, agentes financeiros aguardam a divulgação do vídeo da reunião ministerial na qual, segundo o ex-ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no comando da Polícia Federal.

A expectativa é que o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decida nesta sexta-feira se divulga, na íntegra ou parcialmente, a gravação da reunião. da questão da ingerência do presidente sobre a PF,...há rumores que indicam que a gravação inclui outras declarações controversas do presidente e dos seus ministros... Dependendo da intensidade e teor dos comentários.. podem afetar o ânimo do mercado tanto quanto, ou mais, que a questão da interferência indevida", observou a Guide Investimentos.

No exterior, o S&P 500 .SPX perdia 0,20%, mesma direção de algumas bolsas na Europa, como o londrino FTSE 100 .FTSE , em baixa de 0,46%. Os preços do petróleo também tinham uma sessão negativa, com o Brent LCOc1 caindo 4,6%.

A equipe do Safra destacou que o exterior sofre influencia da reunião chinesa em que removeram a meta de crescimento de 6% e colocaram uma lei de segurança nacional em Hong Kong que daria mais controle à China no território. ação prejudica sua relação com os EUA, gerando ainda mais tensão", avaliou em nota a clientes.

DESTAQUES

- COGNA ON COGN3.SA perdia 8,30%, após prejuízo líquido 39,122 milhões de reais no primeiro trimestre, resultado da piora no desempenho operacional e maior alavancagem financeira. O cenário deflagrado pelo Covid-19 também influenciou na redução do volume de captação de alunos do ensino presencial e aumento de provisões. No setor, YDUQS ON YDUQ3.SA caía 6,23%. LOJAS RENNER ON LREN3.SA mostrava queda de 7,65%, após tombo de cerca de 94% no lucro líquido do primeiro trimestre sobre o resultado positivo de um ano antes influenciada pelos impactos da epidemia de Covid-19 sobre sua divisão de serviços financeiros. USIMINAS PNA USIM5.SA cedia 5,63%, tendo balanço também no radar, com prejuízo líquido de 424 milhões de reais no primeiro trimestre, em meio a um resultado financeiro negativo afetado por perdas cambiais. No setor, CSN ON CSNA3.SA caía 3,64% e GERDAU PN GGBR4.SA perdia 4,15%. PETROBRAS PN PETR4.SA recuava 3,86%, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent LCOc1 perdia 4,6% com o aumento de tensões entre Estados Unidos e China e o avanço de dúvidas sobre o ritmo de recuperação da demanda devido à crise do coronavírus. VALE ON VALE3.SA mostrava declínio de 1,94%, em linha com suas pares na Europa .SXPP , mesmo após os contratos futuros de minério de ferro da China subirem pela oitava sessão consecutiva nesta sexta-feira, marcando sua melhor semana em mais de oito meses, com a forte demanda doméstica e o aperto da oferta da commodity siderúrgica do Brasil. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA caía 2,58% e BRADESCO PN BBDC4.SA recuava 1,98%, após forte valorização na véspera, afetados pelo menor apetite a risco nos mercados.

- B2W ON BTOW3.SA subia 4,91%, com o setor de varejo com forte atuação no comércio eletrônico como um todo no campo positivo. VIA VAREJO VVAR3.SA avançava 1,16%, tendo ainda de pano de fundo melhora na recomendação por analistas do BTG Pactual para 'compra'. MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA mostrava acréscimo de 0,69%.

- JBS ON JBSS3.SA mostrava elevação de 3,19%, com papéis de exportadoras na ponta positiva, conforme o dólar voltava a se valorizar ante o real BRBY . MARFRIG ON MRFG3.SA subia 2,40% e MINERVA ON BEEF3.SA tinha alta de 2,48%.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.