Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice ronda 117 mil pontos com exterior e Vale

Publicado 05.04.2021, 15:24
Atualizado 05.04.2021, 15:30

(Atualiza cotações e acrescenta mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 5 Abr (Reuters) - O Ibovespa rondava os 117 mil pontos nesta segunda-feira, favorecido pelo clima favorável a risco no exterior, após dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos na sexta-feira. Vale reforçava o tom positivo no pregão após anunciar programa de recompra de ações.

Às 11:14, o Ibovespa .BVSP subia 1,47%, a 116.951,91 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 116.989,81 pontos. O volume financeiro somava 6,1 bilhões de reais.

O Departamento do Trabalho norte-americano divulgou que foram criados 916 mil postos de trabalho em março, em termos líquidos e fora do setor agrícola, acelerando o ritmo de contratações em relação a fevereiro (468 mil) e superando as expectativas (647 mil vagas). números do mercado de trabalho dos EUA "reforçaram expectativa de que a economia global continuará se recuperando dos efeitos da pandemia de Covid-19", avaliou a equipe econômica da CM Capital Markets.

Em Wall Street, o índice S&P 500 renovou máxima recorde nesta segunda-feira, embalado pelos fortes dados norte-americanos de emprego e também com números do setor de serviços no radar. O mercado trabalha com sinais de que 2021 pode registrar o melhor crescimento econômico anual dos EUA em quase quatro décadas.

No Brasil, o foco tende a se voltar ainda mais para Brasília, particularmente para as discussões fiscais, após o término na temporada de resultados do último trimestre de 2020.

"A semana começa com as negociações em torno do Orçamento para torná-lo uma peça exequível", afirmou o economista-chefe da SulAmérica Investimentos. Ele ressaltou que cortes terão que ser feitos nas demandas dos parlamentares, que inflaram a peça com emendas no valor 31,3 bilhões de reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

DESTAQUES

- VALE ON VALE3.SA saltava 4,54%, após o conselho da mineradora aprovar na última quinta-feira um programa de recompra de até 270 milhões de ações ordinárias e seus respectivos ADRs, que representam até 5,3% do número total de ações em circulação. Ao mesmo tempo, o Ministério Público Federal decidiu pelo arquivamento de um requerimento do empresário israelense Benjamin Steinmetz que acusava executivos da empresa de práticas ilícitas relacionadas ao projeto minerário de Simandou, na República da Guiné. ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA e BRADESCO PN BBDC4.SA avançavam 1,4% e 1,58%, respectivamente, beneficiados pelo clima generalizado de maior apetite a risco. BANCO DO BRASIL ON BBAS3.SA avançava 1%, mesmo após renúncia de membros do seu conselho de administração, incluindo o presidente do colegiado. O presidente Jair Bolsonaro nomeou também na semana passada por meio de decreto Fausto de Andrade Ribeiro para o cargo de novo presidente do BB. PETROBRAS PN PETR4.SA tinha variação positiva de apenas 0,13%, em sessão marcada por queda dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent LCoc1 caía 2,4%, em meio a uma expectativa de maior oferta da Opep e à crescente produção no Irã, que compensaram sinais de uma retomada econômica forte nos Estados Unidos e expectativas de uma recuperação da demanda em geral em 2021. COGNA ON COGN3.SA e YDUQS ON YDUQ3.SA subiam 4,95% e 4,35%, respectivamente, encontrando no clima mais favorável a risco suporte para se recuperarem. Os papéis acumularam queda de cerca de 13% e 15,5% no ano, contra declínio de menos de 2% do Ibovespa. O cenário mais favorável para a reabertura da economia também tende a beneficiar o setor, assim como CVC BRASIL ON CVCB3.SA , que mostrava alta de 4,67%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- SUZANO ON SUZB3.SA perdia 1,55% e KLABIN UNIT KLBN11.SA caía 1,14%, tendo de pano de fundo a queda de mais de 1% do dólar em relação ao real BRBY .

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.