Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice tem leve recuo diante de instabilidade política

Publicado 11.11.2019, 14:16
Atualizado 11.11.2019, 14:21
BOVESPA-Índice tem leve recuo diante de instabilidade política

Por Peter Frontini

SÃO PAULO, 11 Nov (Reuters) - O Ibovespa registrava leve queda na sessão desta segunda-feira, com a instabilidade política que tomou conta do Brasil e da América Latina nos últimos dias ainda repercutindo, enquanto investidores mantêm atenção sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

Às 11h16, o Ibovespa .BVSP caía 0,12%, a 107.495,07 pontos. O volume financeiro somava 2,26 bilhões de reais.

Após perder 0,52% na semana passada, depois de quatro altas semanais consecutivas, o Ibovespa continua operando com viés negativo, com agentes financeiros ainda estudando os possíveis desdobramentos da liberdade do ex-presidente Lula no cenário político doméstico.

Analistas da XP Investimentos avaliam que a liderança política de Lula pode atrapalhar a vida do governo no Congresso, em especial, nas pautas econômicas impopulares.

Ainda na América Latina, a renúncia de Evo Morales na Bolívia em meio a uma grave crise política deflagrada por acusações de fraude na eleição de outubro também preocupa investidores, já que a situação contribui para uma visão global de instabilidade política no continente, afastando capital estrangeiro.

No âmbito internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que só fecharia um acordo com Pequim se fosse o negócio certo para os EUA. Trump também afirmou que houve relatos incorretos sobre a disposição dos EUA de suspender tarifas, que ele disse serem responsáveis por dezenas de bilhões de dólares para os Estados Unidos. VALE ON VALE3.SA perdia 1,7%, corroborando na queda do índice, após a empresa informar que as vendas de minério de ferro e pelotas em 2019 deverão ficar abaixo do projetado anteriormente. AZUL PN AZUL4.SA caía 1,7%, continuando a trajetória de alta após a forte valorização do dólar nos últimos dias, prejudicando o setor. GOL PN GOLL4.SA recuava 1,2%.

- CVC BRASIL CVCB3.SA recuava 0,2%, em sessão de ajustes após despencar mais de 15% na sexta-feira, em sessão marcada por divulgação de resultado trimestral.

- IRB BRASIL ON IRBR3.SA ganhava 1%, também corrigindo preços após forte queda na última sessão.

- BR PROPERTIES ON BRPR3.SA , que não está no índice, saltava 4,8%, após anunciar que fará oferta de ações que pode levantar até 1 bilhão de reais. BRADESCO PN BBDC4.SA recuava 0,35%, acompanhado de SANTANDER BR UNT SANB11.SA , que perdia 0,13%. No setor, ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA era o único com viés positivo, registrando alta de 1,5%.

- PETROBRAS ON PETR3.SA e PETROBRAS PN PETR4.SA avançavam 0,2% e 0,7%, respectivamente, reduzindo a queda do índice.

- JBS ON JBSS3.SA ganhava 0,6%, na liderança positiva do índice. No setor, MARFRIG ON MRFG3.SA caía 1% e BRF FOODS ON BRFS3.SA tinha baixa de 0,7%.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.