Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice tem melhor fechamento desde início de março

Publicado 17.11.2020, 21:39
Atualizado 17.11.2020, 21:42

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 17 Nov (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, renovando níveis pré-pandemia e se aproximando dos 108 mil pontos no melhor momento, em meio a fluxo positivo de estrangeiros e repercussão benigna da temporada de balanços do terceiro trimestre.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP subiu 077%, a 107.248,63 pontos, maior patamar de fechamento desde o início de março, algumas semanas antes das decretações de quarentena no país. Na máxima do dia, chegou a 107.810,31 pontos.

Apesar da recuperação em relação às mínimas do ano, quando se aproximou dos 60 mil pontos, o Ibovespa ainda está distante da máxima histórica intradia, de quase 120 mil pontos que rondou em janeiro.

O volume financeiro nesta sessão somou 33,7 bilhões de reais.

Veja gráfico diário do Ibovespa em 2020:

Na visão do superintendente da mesa de operações da Necton, Marco Tulli, a bolsa reflete entradas veementes de estrangeiros desde o fim de outubro e começo de novembro, com os resultados acima do esperado de muitas companhias.

"E de pano de fundo ainda há percepções de que uma segunda onda de coronavírus tende a ser mais branda no Brasil em razão da época do ano, de temperaturas mais elevadas, bem como os protocolos médicos estão mais conhecidos", acrescentou.

Segundo a B3, o saldo de capital externo no segmento Bovespa no mês até o dia 13 está positivo em 17,8 bilhões de reais. Em 2020, apenas junho (1,9 bilhões de reais), agosto (1,5 bilhão de reais) e outubro (2,9 bilhões de reais) ficaram no azul.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Investidores estrangeiros, segundo o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, estão entrando na bolsa brasileira em busca de diversificação em emergentes, mesmo com cenário internacional mais pressionado o aumento de infecções por coronavírus.

Muitos agentes financeiros também têm destacado uma rotação de setores em carteiras de investimentos na bolsa, alinhada a outros mercados emergentes, bem como um ambiente de notícias promissoras sobre uma vacina contra o Covid-19.

A safra de resultados de empresas do Ibovespa, que terminou nesta terça-feira, endossou o otimismo. O BTG Pactual (SA:BBTG99) afirmou que dados consolidados de receita, Ebitda e lucro superaram as previsões do banco (excluídas Petrobras e Vale). pregão desta terça-feira ainda foi marcado por queda do dólar ante o real BRBY , refletindo percepção de investidores de que o Banco Central deixou porta aberta para oferta líquida de swaps cambiais tradicionais até o fim do ano. Estados Unidos, Wall Street experimentou uma pausa nos ganhos, após o S&P 500 .SPX e o Dow Jones .DJI renovarem máximas históricas para o fechamento na véspera. Os indicadores encerraram em baixa de 0,48% e 0,56%, respectivamente. VALE ON VALE3.SA subiu 3,16%, a 66,97 reais, apoiada na alta dos futuros do minério de ferro na China. A alta das ações da empresa ocorreu um dia após a BNDESPar embolsar 2,5 bilhões de reais com a venda de 40 milhões de papéis da mineradora. No final da sessão, o governo de Minas Gerais e instituições do sistema de Justiça não aceitaram proposta financeira da Vale para um acordo global relacionado a reparações pelo desastre de Brumadinho (MG). PETROBRAS PN PETR4.SA valorizou-se 1,7%, também beneficiada pelo apetite a risco, em meio a uma sessão morna dos preços do petróleo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- CVC BRASIL ON CVCB3.SA terminou com salto de 9,2%, dando continuidade à recuperação no mês, na esteira de perspectivas mais animadoras para vacinas contra a Covid-19.

- BRADESCO PN BBDC4.SA e ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA subiram 0,6% e 0,07%, respectivamente, enquanto SANTANDER BRASIL UNIT SANB11.SA avançou 1,85%, um dia após seu conselho de administração aprovar início de estudos para a cisão da subsidiária de adquirência Getnet. NOTRE DAME INTERMÉDICA ON GNDI3.SA caiu 2,95%, tendo no radar o IPO da Rede D'Or São Luiz, que pode ser a maior oferta inicial de ações do ano. Na véspera, a companhia anunciou salto no lucro líquido do terceiro trimestre sobre o mesmo período de 2019, com aumento de beneficiários e leitos no ano. B2W ON BTOW3.SA avançou 2,7%, em dia de recuperação, após perdas na última semana, com o setor associado a comércio eletrônico registrando um fechamento misto, com VIA VAREJO ON VVAR3.SA com oscilação positiva de 0,28% e MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA recuando 0,5%, respectivamente.

- LINX ON LINX3.SA , que não está no Ibovespa, subiu 2,9%, após a StoneCo elevar a porção em dinheiro da oferta de aquisição da produtora e software para varejo. Acionistas da Linx decidiram na tarde desta terça-feira aprovar a oferta. Em Nova York, STONECO STNE.O avançou 1,95%. TOTVS ON TOTS3.SA , que também disputa a Linx, caiu 1,3%. ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

<^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ Ibovespa fecha

https://tmsnrt.rs/3lGojSk

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^> (Edição Alberto Alerigi Jr.)

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.