Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Índice tem novo recorde; Hapvida e Intermédica disparam com plano de fusão

Publicado 08.01.2021, 21:25
Atualizado 08.01.2021, 21:30

(Texto atualizado com fechamento oficial)

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO, 8 Jan (Reuters) - A elevada liquidez prevaleceu mais uma vez nesta sexta-feira nos mercados internacionais, inclusive na B3, cujo principal índice bateu nova máxima de fechamento, com as compras de ações desta vez concentradas em ações ligadas ao mercado doméstico.

O destaque corporativo do dia foi o anúncio de que as empresas de saúde Havpida e Notre Dame Intermédica negociam uma fusão, o que provocou a disparada das ações de ambas.

A expectativa de manutenção de política monetária frouxa por logo período e notícias numerosas sobre vacinas contra Covid-19 e seus esperados impactos positivos na economia mundial foram de novo os motes para investidores seguirem comprando ações.

Assim, mesmo com movimentos pontuais sobre ações de bancos e de empresas de commodities, que estão entre as mais importantes do Ibovespa .BVSP , o índice subiu 2,2%, para fechar em 125.076,63 pontos, renovando o recorde de fechamento pelo segundo dia. Na primeira semana de 2021, o indicador teve alta de 6,8%. O giro financeiro da sessão somou 42,9 bilhões de reais.

Para o sócio e economista-chefe do banco digital modalmais, Alvaro Bandeira, as campanhas de vacinação contra Covid-19 e a expectativa de novos estímulos monetários seguem municiando o apetite por ativos de risco aumenta.

No entanto, com o Ibovespa superando a marca de 125 mil pontos, os riscos em relação ao mercado brasileiro crescem, considerando o frágil cenário fiscal do país e um ambiente político que põe em dúvida o avanço de reformas no Congresso.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"O Ibovespa pode não desabar no curto prazo porque o fluxo, especialmente estrangeiro, tem seguido forte, mas os fundamentos para justificarem novas altas ficam limitadas a um universo menor de ações", disse Bandeira.

Em relatórios, estrategistas observaram que no curto prazo as atenções do mercado devem se concentrar no noticiário sobre combate à pandemia. As mais importantes desta sexta-feira foram as de que a Anvisa recebeu de Fiocruz e Instituto Butantan pedidos para uso emergencial de vacina que desenvolvem com parceiros internacionais.

DESTAQUES

- MRV MRVE3.SA capitaneou a escalada do setor imobiliário na B3, com um salto de 6,9%, segundo seguida por Cyrela (SA:CCPR3) CYRE3.SA , que avançou 4,8%, Gafisa GFSA3.SA , com avanço de 3,7%. Rossi RSID3.SA , de menor liquidez e fora do índice, foi ainda mais longe, disparando 30,9%.

- HAPVIDA HAPV3.SA escalou 17,7%, de longe a líder no setor de saúde, após notícia de que a companhia estaria negociando uma fusão com a rival NOTRE DAME INTERMÉDICA GNDI3.SA , esta com avanço de 26,6%. B2W BTOW3.SA foi o carro-chefe do Ibovespa no varejo, com valorização de cerca de 7%. LOJAS RENNER LREN3.SA veio a seguir, tendo apreciação de 5,8%. LOJAS AMERICANAS VVAR3.SA ganhou 2,98%.

- VALE VALE3.SA , caindo 0,3%, ilustrou o movimento de realização de lucros que abateu as ações de empresas de metais. USIMINAS USIM5.SA recuou 0,5%, mas CSN CSNA3.SA subiu 0,6% e GERDAU GGBR4.SA teve baixa de 1,5%.

- BRADESCO BBDC4.SA teve queda de 0,9%, com o embolso de ganhos também atingindo o setor bancário. SANTANDER BRASIL SANB11.SA perdeu 1,1%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.