Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

BOVESPA-Otimismo global e vacina faz índice renovar recorde acima de 122 mil pontos

Publicado 07.01.2021, 21:29
Atualizado 07.01.2021, 21:30
© Reuters.
BVSP
-
BBAS3
-
BBDC4
-
BRKM5
-
CSNA3
-
GGBR4
-
ITUB4
-
PETR4
-
SANB11
-
USIM5
-
VALE3
-
KLBN11
-
SUZB3
-

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO, 7 Jan (Reuters) - Montado em notícias sobre avanços em vacinas contra a Covid-19 no Brasil e no entusiasmo global que levou bolsas de Nova York e os preços das commodities a novos recordes, o Ibovespa superou nesta quinta-feira os 122 mil pontos, nova máxima de fechamento.

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 2,76%, no recorde de 122.385,92 pontos. Mais cedo, cravou recorde intradia de 122.696,64 pontos. Com isso, dobra a pontuação atingida no pior momento da crise, quando chegou a cerca de 61 mil pontos numa sessão de março passado. O giro financeiro da sessão somou 41,45 bilhões de reais.

Há dias, o Ibovespa vinha atingindo novas máximas intradia, mas perdendo fôlego no final, com investidores diante de incertezas sobre a política nos Estados Unidos e a segunda onda do coronavírus e o potencial estrago econômico devido a isso.

Mas a definição do quadro político nos Estados Unidos, com a vitória democrata na Georgia que assegurou o comando do partido do presidente eleito Joe Biden nas duas casas do Congresso sedimentou a leitura que o país terá uma recuperação apoiada em maiores investimentos em infraestrutura.

Com isso, mesmo o grave episódio da véspera, de invasão de apoiadores do presidente republicano Donald Trump no Capitólio, que terminou em quatro mortes, ficou em segundo plano.

Ao mesmo tempo, a esperança de distensão das relações comerciais dos EUA com a China contribuiu para uma escalada de commodities como metais, que atingiram recordes, e o petróleo.

No ambiente doméstico, embora ainda persistam incertezas nos planos político e econômico, a notícia mais celebrada do dia nos mercados foi a de que a vacina do Instituto Butantan contra Covid-19, Coronavac, teve eficácia de 78%, o que abre caminho para aprovação pela Anvisa.

"A percepção é que os investidores estão se concentrando nas boas perspectivas econômicas de uma gestão democrata. Apesar de não se descartar um endurecimento do governo e dos reguladores com relação às empresas de tecnologia, o que se espera de uma gestão Biden são estímulos para o crescimento econômico além da injeção de recursos no mercado pelas autoridades monetárias", afirmou a equipe da Levante Investimentos em relatório.

DESTAQUES

- VALE VALE3.SA subiu 7%, a 102,32 reais, perto do recorde de 102,53 reais atingindo mais cedo e triplicando de valor desde a mínima de março passado. O papel acumula alta de cerca de 150% desde fevereiro de 2019, após o rompimento da barragem de mineração da empresa que matou centenas de pessoas em Brumadinho (MG). Na véspera, a Reuters publicou que o governo de Minas Gerais espera fechar um acordo superior a 28 bilhões de reais com a Vale como reparação pelo desastre. USIMINAS PNA USIM5.SA disparou 5,5%. Assim como Vale, a empresa e outras siderúrgicas pegaram carona na escalada dos preços mundiais de commodities metálicas. CSN CSNA3.SA avançou 6,4% e Gerdau GGBR4.SA , que tem importantes operações nos Estados unidos, teve ganho de 5,5%.

- PETROBRAS PN PETR4.SA teve valorização de 3,1%, na esteira do avanço do petróleo, após decisão unilateral de redução da produção da Arábia Saudita e expectativa de maior crescimento global.

- BRASKEM BRKM5.SA cresceu 2,5%. A petroquímica anunciou pela manhã que a Braskem Idesa retomou parcialmente a produção de polietileno no México. KLABIN KLBN11.SA teve alta de 7,6%. A produtora de papelão e celulose captou na véspera 500 milhões de dólares em títulos de 10 anos atrelados a metas de sustentabilidade. A rival SUZANO SUZB3.SA foi ainda mais longe, com incremento de 8,6%.

- ITAÚ UNIBANCO ITUB4.SA liderou ganhos do setor bancário no Ibovespa, com avanço de 4%. BANCO DO BRASIL BBAS3.SA subiu 4,1%, seguido por SANTANDER BRASIL SANB11.SA , com elevação de 3,85% e BRADESCO BBDC4.SA , evoluindo 2,8%.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.