Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BOVESPA-Petrobras domina holofotes em semana positiva do índice

Publicado 05.02.2021, 21:52
Atualizado 05.02.2021, 21:54
© Reuters.

(Texto reescrito com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 5 Fev (Reuters) - O Ibovespa fechou esta sexta-feira acima dos 120 mil pontos, reforçando a performance positiva na semana, em meio a relativo alívio na cena política no país e apetite a risco no exterior. Wall St e as ações de mineração e siderurgia ajudaram na alta do dia, mas a protagonista da sessão foi Petrobras (SA:PETR4).

O desfecho da eleição no Congresso Nacional no começo da semana, com vitória de candidatos endossados pelo governo para comandar a Câmara dos Deputados e o Senado, trouxe esperanças quanto às reformas, embora agentes financeiros reconheçam que não será uma tarefa fácil, principalmente do lado fiscal.

Nesta sexta-feira, declarações do presidente Jair Bolsonaro de que o governo não interfere e não interferirá na Petrobras, endossadas pelo presidente da companhia, também repercutiram bem, em um momento no qual voltou ao radar o risco de uma greve de caminhoneiros, com o preço do diesel entre as queixas.

Após o próprio Bolsonaro adicionar ruídos prometendo na véspera anúncio sobre combustíveis nesta sexta-feira, o governo disse mais cedo que prepara projeto para mudar cobrança do ICMS sobre os combustíveis. A quarta-feira, aliás, foi o único dia da semana em que o Ibovespa fechou em queda. isso (declarações de Bolsonaro) reduziu o desconforto dos investidores locais de modo que deixaram o Ibovespa andar como estava sendo ao longo da semana", afirmou Renato Mekbekian, responsável por alocações de fundos de fundos na Kilima Gestão de Recursos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Mas a notícia publicada pela Reuters de que a Petrobras ampliou para um ano o prazo para calcular a paridade internacional de preços dos combustíveis, contudo, minou as ações. As PNs chegaram a recuar 1,7% no pior momento, depois de avançarem 4,4% na máxima do dia. Fecharam em alta de 0,69%.

Nos últimos dias, notícias corporativas também ocuparam as atenções, com Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4) e Santander Brasil (SA:SANB11) reportando seus resultados do quarto trimestre, enquanto Petrobras e Vale apresentaram números operacionais.

A temporada de balanços ganhará fôlego na próxima semana, com uma bateria de balanços, incluindo BTG Pactual (SA:BBTG99), TIM, Klabin (SA:KLBN4), Suzano (SA:SUZB5), Totvs (SA:TOTS3), Banco do Brasil (SA:BBAS3), Cosan e Lojas Renner (SA:LREN3).

Empresas estreantes na B3 nesta semana fizeram bonito. A Mosaico MOSI3.SA , dona do site Buscapé, fechou o primeiro dia de negociação com alta de 96,97%. Intelbras INTB3.SA e Mobly MBLY3.SA tampouco desapontaram, avançando 25,33% e 25,71%, respectivamente.

Na próxima semana, as atenções devem se voltar para a precificação amplamente esperada do IPO da unidade de mineração da CSN (SA:CSNA3), agendada para dia 12. Antes, na segunda-feira estreia a produtora de açúcar e etanol Jalles Machado JALL3.SA e a Focus Energia POWE3.SA .

Progressos com a novos estímulos econômicos nos Estados Unidos deram suporte ao apetite a risco nos mercados no exterior, assim como o andamento da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, apesar de alguns problemas de escassez.

Em Wall Street, dados sugerindo estabilização do mercado de trabalho norte-americano e balanços corporativos de nomes como Alphabet (NASDAQ:GOOGL) também agradaram e fizeram o S&P 500 renovar máxima histórica, no melhor desempenho semanal desde novembro, o que beneficiou o mercado brasileiro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"A semana começou com 115 mil pontos e batemos hoje 121 mil pontos (na máxima). Uma alta bem expressiva para a janela de uma semana", acrescentou Mekbekian, da Kilima.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa .BVSP subiu 0,82%, a 120.240,26 pontos, acumulando alta de 4,5% na semana.

Maiores baixas do Ibovespa no dia .PL.BVSP

Maiores altas do Ibovespa no dia .PG.BVSP

O índice Small Caps .SMLL avançou 0,53%, a 2.877,96 pontos, com acréscimo de 5,59% na semana/mês.

O volume negociado no pregão nesta sexta-feira somou 31,35bilhões de reais.

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- BRASKEM PNA BRKM5.SA sobe 20,4%, após a petroquímica calcular em 10,1 bilhões de reais as provisões sobre o fenômeno de afundamento de solo em Maceió, bem como retomar a produção de cloro-soda e dicloretano na cidade. A Braskem também disse que a tranche do desembolso prevista para este ano não afetará suaa geração de caixa operacional. Até o fim de 2020, a companhia disse que realocou 9.200 famílias de um total de cerca de 15 mil afetadas pelo fenômeno, atribuído por autoridades à atividade de mineração de sal da companhia. ENEVA ON ENEV3.SA avançou 17,81%, após passar para a fase de negociação dos termos e condições para possível compra das participações da Petrobras no Polo Urucu - um conjunto de concessões de campos terrestres de exploração e produção de hidrocarbonetos na Bacia de Solimões, no Amazonas. BTG PACTUAL UNIT BPAC11.SA ganhou 15,73%, renovando recordes, em meio a expectativas otimistas para o resultado trimestral, previsto para o dia 9. "Acreditamos que o modelo de negócios integrado do banco deve permitir que ele continue a se expandir em fontes mais estáveis de receitas, como gestão de ativos e fortunas, ao mesmo tempo que se beneficia de melhorias cíclicas em banco de investimento e empréstimos corporativos", afirmaram analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS), elevando o preço-alvo das units de 115 para 125 reais, com recomendação de compra.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

- IRB BRASIL RE ON IRBR3.SA caiu 4,03%, em meio a ajustes após subir 4% na última semana de janeiro, com investidores movimentando-se em redes sociais para tentar replicar na B3 estratégia adotada por investidores de varejo nos Estados Unidos para a GameStop GME.N . Apenas no dia 28, os papéis do IRB subiram cerca de 18%, levando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a emitir alertas de risco de manipulação, e a B3 adotou procedimento temporário de leilão para as ações. BR DISTRIBUIDORA ON BRDT3.SA perdeu 3,35%, também experimentando uma correção após disparar 11,3% na última semana de janeiro, quando refletiu a euforia com a notícia de que Wilson Ferreira, de saída da Eletrobras (SA:ELET3), assumirá o comando da distribuidora de combustíveis. A BR ainda anunciou na quarta-feira que suspendeu preventivamente a venda de gasolina de aviação, depois de ter detectado um parâmetro do combustível fora dos limites de especificação. o comportamento dos principais índices setoriais na B3 no acumulado do mês:

- Índice financeiro .IFNC : +4,01%

- Índice de consumo .ICON : +3,55%

- Índice de Energia Elétrica .IEE : +4,38%

- Índice de materiais básicos .IMAT : +5,91%

- Índice do setor industrial .INDX : +4,30%

- Índice imobiliário .IMOB : +3,94%

- Índice de utilidade pública .UTIL : +5,10% (Edição de Aluísio Alves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.