BOVESPA-Vale e Petrobras mantêm índice em 100 mil pts apesar de exterior negativo e incerteza fiscal

BOVESPA-Vale e Petrobras mantêm índice em 100 mil pts apesar de exterior negativo e incerteza fiscal

Reuters  | 17.09.2020 21:42

BOVESPA-Vale e Petrobras mantêm índice em 100 mil pts apesar de exterior negativo e incerteza fiscal

(Atualiza com dados oficiais de fechamento e mais informações)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO, 17 Set (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, com o desempenho de blue chips como Vale, Petrobras e Ambev ajudando a atenuar a pressão negativa do exterior e de preocupações com o cenário fiscal doméstico.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa .BVSP subiu 0,42%, a 100.097,83 pontos. O volume financeiro somou 21,8 bilhões de reais, novamente abaixo da média diária do ano, de 29,2 bilhões de reais.

Mais cedo, o Ibovespa chegou a 98.561,51 pontos, no pior momento, pressionado ainda pela decepção com as sinalizações do Federal Reserve na véspera, além de dados ainda ruins da economia norte-americana e incerteza fiscal no Brasil.

Em Wall Street, o S&P 500 .SPX fechou em queda de 0,84%.

Segundo Eduardo Levy, diretor de investimentos da gestora Kilima, pela manhã a bolsa acompanhou mais o exterior, mas à tarde houve um pouco mais de compra em alguns papéis específicos, que ajudaram a trazer o Ibovespa para o azul.

Ele ressaltou, porém, que volume não é expressivo. "A impressão é que não há um fluxo forte tanto na compra quanto na venda, mas há preocupações com o cenário econômico principalmente no que diz respeito à situação fiscal do Brasil."

No evento mais recente, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o relator do Orçamento a incluir na proposta orçamentária de 2021 a criação de um programa social com a mesma função do Renda Brasil, renegado pelo presidente. dos ruídos político-fiscais no país e alguma aversão a risco vinda do exterior, Guilherme Motta, gestor de renda variável da GAP Asset, chamou a atenção para o elevado número de ofertas de ações - follow-on e IPO - no mercado brasileiro.

"Isso faz com que o mercado fique sobreofertado em termos de fluxo", afirmou, citando que tal fator tem ajudado a deixar o Ibovespa oscilando em um intervalo razoavelmente curto entre 99 mil e 103 mil pontos.

Apenas neste ano, já ocorreram cerca de 30 ofertas (IPOs e follow ons), de acordo com dados disponíveis no site da B3, e há em torno de 50 ofertas iniciais engatilhadas, segundo registros na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

DESTAQUES

- VALE ON VALE3.SA fechou em alta de 1,82%, após recuar até 1,4% no começo do dia, com ações do setor entre os destaques positivos, diante do ânimo com dividendos da Vale e perspectiva de alta de preços de aço das siderúrgicas. USIMINAS USIM5.SA capitaneou os ganhos no setor e subiu 5,15%, tendo ainda no radar melhora na recomendação pelo Credit Suisse.

- PETROBRAS PN PETR4.SA e PETROBRAS ON PETR3.SA subiram 1,93% e 2,23%, embaladas pela melhora dos preços do petróleo no exterior, com o Brent LCOc1 fechando em alta de 2,56%.

- AMBEV ON ABEV3.SA subiu 4,78%, com dados do setor de bebidas alimentando apostas de melhora nos volumes da companhia no terceiro trimestre.

- ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA avançou 0,13%, enquanto Bradesco PN BBDC4.SA teve acréscimo de 0,24%.

- MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA recuou 2,32%, com varejistas ligadas a comércio eletrônico mais uma vez acompanhando o movimento mais negativo de ações de tecnologia nos EUA. B2W ON BTOW3.SA caiu 1,21% e VIA VAREJO ON VVAR3.SA cedeu 0,44%.

- B3 ON B3SA3.SA perdeu 0,6%, engatando a terceira sessão de queda e dando continuidade ao ajuste iniciado em meados de julho, quando o papel atingiu cotação recorde.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

(Edição de Aluísio Alves)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.

';