Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BUZZ-BCP dispara 3 pct com optimismo Banco Portugal acerca redução malparado

Publicado 28.11.2018, 14:32
© Reuters.  BUZZ-BCP dispara 3 pct com optimismo Banco Portugal acerca redução malparado

LISBOA, 28 Nov (Reuters) - ** As acções do Millennium bcp BCP.LS dispararam até 3,2 pct, subindo muito mais que o índice sectorial europeu .SX7P , após a vice-governadora do Banco de Portugal mostrar confiança que o país continuará a cortar fortemente o malparado e resolverá este problema em breve, segundo traders.

** Foram negociadas 27.627.792 acções a ganharem 2,95 pct para 0,248 euros - o máximo de uma semana e meia. O sector da banca na Europa .SX7P ganha apenas 0,3 pct e o Millennium bcp é o segundo melhor 'performer' deste índice europeu, somente superado pelo italiano Banco BPM BAMI.MI que sobe 5,5 pct.

** Ontem, a vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, disse à Reuters que a banca estava 'on track' para resolver o problema dos 'non performing loans' (NPL) pois está a conseguir reduzi-los sustentadamente a um ritmo significativo de 4 a 5 mil milhões de euros (ME), ou 15 pct do total actual, por semestre. "O BCP reage em alta à notícia de que o malparado está controlado em Portugal. Se diminuir o mal parado, diminuem as reservas que o Banco tem que fazer junto do Banco de Portugal, o que é positivo para os rácios do próprio Banco", disse Carla Maia Santos, trader da XTB.

** Os NPLs brutos - o 'calcanhar de Aquiles' da banca portuguesa - em Junho de 2018 caíram para 32,4 mil ME, contra 37 mil ME em Dezembro de 2017 e face ao máximo histórico de 50,5 mil ME em Junho de 2016.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

** Em Junho de 2018, os NPLs representavam 11,7 pct do total do crédito da totalidade do sistema financeiro português, o que compara com 13,3 pct no final do ano passado e com o pico de 17,9 pct em meados de 2016.

Contudo, em Junho de 2018, o peso dos NPLs no crédito em Portugal ainda se situava muito acima da média de 4,4 pct dos cerca de 120 bancos significativos supervisionados pelo SSM, sendo apenas superado pelos 44,8 pct da Grécia e pelos 29,2 pct de Chipre, embora esteja próximo dos 9,7 pct de Itália

(Por Gonçalo Almeida Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.