Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Cade aprova reorganização em bloco de petróleo de Equinor, Exxon e Galp

Publicado 05.11.2018, 14:05
Atualizado 05.11.2018, 14:10
© Reuters.  Cade aprova reorganização em bloco de petróleo de Equinor, Exxon e Galp
EQNR
-
GALP
-
XOM
-
PETR4
-

RIO DE JANEIRO, 5 Nov (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições operação de reorganização das participações detidas por Exxon Mobil (NYSE:XOM), Galp e Equinor no bloco BM-S-8, onde está o promissor prospecto de Carcará, no pré-sal da Bacia da Santos.

Com a reestruturação societária, o bloco terá como operadora a norueguesa Equinor EQNR.OL , com 40 por cento de participação, em parceria com a norte-americana Exxon Mobil XOM.N (com 40 por cento) e a Galp GALP.LS (20 por cento). Com isso, brasileira Barra Energia, deixa o consórcio, no qual tinha 10 por cento.

Carcará foi descoberto originalmente no BM-S-8, sob regime de concessão. Mas, como as reservas se estendiam para fora do contrato, o governo ofertou em um leilão do pré-sal a área Norte de Carcará, sob regime de partilha de produção, por um bônus de assinatura de 3 bilhões de reais.

O movimento, aprovado pelo Cade, que envolveu ainda outras transações financeiras, tem como objetivo alinhar as participações das empresas no referido bloco com as parcelas por elas detidas na área adjacente abrangida pelo Contrato de Partilha de Produção do Norte de Carcará. bloco permanece em fase de exploração. Portanto, não houve ainda uma declaração de comercialidade. As empresas seguem implementando o plano de avaliação de descoberta (PAD).

Em seu parecer, o Cade pontuou que o mercado de petróleo tem participação predominante da Petrobras (SA:PETR4) que, segundo a reguladora ANP, representa 92 por cento do mercado de produção de petróleo e 90,5 por cento da produção de gás enquanto concessionária.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

"Por todo o exposto, conclui-se que a presente operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial, podendo ser aprovada mediante procedimento sumário", disse o Cade. (Por Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.