CEO BCP diz participação na EDP é gerida por Fundo Pensões, banco não interfere

Reuters

Publicado 21.02.2019 18:45

CEO BCP diz participação na EDP é gerida por Fundo Pensões, banco não interfere

CEO BCP diz participação na EDP é gerida por Fundo Pensões, banco não interfere

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 21 Fev (Reuters) - A gestão da posição de 2,43 pct atribuída ao Millennium bcp BCP.LS na EDP-Energias de Portugal EDP.LS , que está sob uma OPA da China Three Gorges (CTG), é da total responsabilidade do seu Fundo de Pensões e a Comissão Executiva do banco não interferirá em nada, disse o CEO Miguel Maya.

"Os modelos de governo evoluíram muito nos últimos anos na banca. E não tenham nenhuma dúvida que a gestão da posição é feita pelo Fundo de Pensões, não pelo Millennium bcp", disse o Chief Executive Officer (CEO) em conferência de imprensa.

"A posição na EDP é totalmente gerida e da total responsabilidade do Fundo de Pensões, sem nenhuma interferência da Comissão Executiva do banco", frisou.

Na semana passada, o ministro do Ambiente e Transição Energética disse à Reuters que a proposta do fundo activista Elliott para a EDP vender o seu negócio no Brasil não é muito feliz e o Governo português reitera que vê com muitos bons olhos os princípios da OPA da China Three Gorges (CTG). a Elliott tinha anunciado que enviou à EDP uma alternativa ao 'bid' da CTG, propondo o fundo norte-americano que a EDP cristalize 7.600 ME de valor com vendas de activos, incluindo a alienação dos 51 pct que a 'utility' portuguesa tem na EDP Brasil ENBR3.SA por 2.300 ME.

Miguel Maya reiterou a não interferência do banco, explicando que inclusivamente o Millennium bcp tinha um mandato como intermediário dessa posição, o que a seu ver não levantava conflitos de interesses, mas como se criou a ideia que podia haver, o banco decidiu terminá-lo.

"Como não basta ser (sério), é preciso parecer (sério), as nossas indicações foram 'vamos sair' para não haver nenhuma confusão sobre aquilo que é o BCP, o que é o fundo de pensões".

A oferta da CTG para comprar a EDP e a EDP Renováveis, com respectivos preços de 3,26 euros por acção e de 7,33 euros, foram rejeitados pelas duas empresas portuguesas, apesar de considerarem que o projecto industrial poderia ter potencial.

Os analistas vêm difícil que a CTG consiga o 'OK' das autoridades norte-americanas - Cifius - para comprar os activos nos EUA, bem como da DG COMP europeia já que pode violar as regras europeias de concorrência relativas ao 'unbundling' - a obrigação de separar a produção e a distribuição de electricidade do transporte.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Em Portugal, o transporte de electricidade é fornecido pela REN-Redes Energéticas Nacionais RENE.LS , que é detida em 25 pct pela China State Grid, que, como a CTG, é propriedade do Estado chinês. A EDP produz e distribui electricidade.

O maior accionista do Millennium bcp é a chinesa Fosun com 27 pct. (Por Sérgio Gonçalves Editado por Catarina Demony)

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações