Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Clima de incerteza atira PSI 20 para o "vermelho"

Publicado 11.07.2013, 17:09
Atualizado 11.07.2013, 17:09

Investing.com – A bolsa de Lisboa iniciou a jornada no vermelho, em contra-ciclo com as congéneres europeias, e assim caminha para a última sessão da semana. O PSI 20 terminou o dia a perder 2,01% para os 5.423,29 pontos, com três cotadas em alta e 17 em baixa.

Para alguns analistas o facto do índice principal da praça lisboeta não registar quedas tão acentuadas como as da semana passada, em plena tempestade política, explica-se porque os alguns investidores estão otimistas em relação a um possível entendimento entre PSD, PS e CDS.

Contra todas as expectativas, o presidente da República surpreendeu o país ao vetar o acordo governamental proposto pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e por Paulo Portas, que desencadeou uma crise política depois de apresentar um pedido de demissão do ministério dos Negócios Estrangeiros depois da saída de Vítor Gaspar do ministério das Finanças.

Numa declaração ao país, ontem, o chefe de Estado desafiou os três partidos a estabelecerem um compromisso de salvação nacional, com eleições em 2014. O impasse da semana passada mantém-se e sem surpresas o setor da banca, mais exposto ao risco da República, foi o que mais pressionou o PSI 20 ao longo da sessão desta quinta-feira.

O Banif liderou as perdas com um tombo de 13,33% para os 0,052 euros por ação, penalizado pelas incertezas sobre a operação de aumento de capital do banco. Os títulos do BCP e BPI também registaram quedas acentuadas de 7,53% e 6,54% para os 0,086 euros e 0,857 euros respetivamente. As ações do BES recuavam 4,94% para os 0,596 euros.

Também em forte destaque pela negativa estiveram as ações da Sonae a cair 5,1% para os 0,702 euros. Entre a Sonae Indústria a queda foi de 3,06% para os 0,475 euros. Já a Sonaecom recuou 3,74% para os 1,546 euros.

A contrariar esta maré negativa esteve a Semapa, a valorizar 1,47% para os 6,75 euros por acção. Os títulos da Portucel e do Espírito Santo Financial Group valorizaram 1,45% e 0,7% para os 2,59 euros e 5,198 euros respetivamente.

As taxas de juro implícitas da dívida pública subiram hoje em todas as frentes no mercado secundário.

Lá fora, entre as praças de referência do velho continente, a cor foi outra, com os investidores a manifestarem otimismo com as notícias vindas dos Estados Unidos. O índice Eurostoxx 50 subiu 0,80% para os 2.681,05.

O DAX alemão destacou-se com uma subida de 1,14%. Já o CAC francês valorizou 0,74%, no dia em que o Instituto de Estatísticas francês avançou que os preços no consumidor subiram 0,2% em junho, depois de um aumento de 0,1% no mês anterior. Em termos homólogos, em junho registou-se um crescimento de 0,9%, contra os 0,8% observados em maio passado.

O FTSE londrino apreciou 0,59% e o IBEX madrileno 0,45%. O MIB italiano manteve-se inalterado. Itália regressou ao mercado e conseguiu financiar-se, pagando juros mais baixos na primeira sessão depois do corte de “rating” da agência de notação S&P.

A bolsa de Atenas, a par de Lisboa, contrariou a tendência europeia e fechou a perder 0,98%.

Do outro lado do Atlântico, Wall Street acordou no “verde” animado pelas palavras do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos que disse que “uma política altamente acomodatícia para o futuro próximo é o que a economia dos EUA precisa.”

Em junho, Ben Bernanke admitiu que o programa de estímulos poderá começar a ser “moderado” no fim do ano, mas ressalvou que a política do FED não está “pré-determinada” e que tudo depende da evolução da economia.

Precisamente esta quinta-feira foram divulgados os dados sobre os pedidos de subsídios de desemprego, que aumentaram, para o nível mais alto dos últimos dois meses. O Departamento do Trabalho norte-americano anunciou que na última semana foram entregues mais 16 mil pedidos, num total de 360 mil. A grande parte dos analistas esperava uma queda para os 340 mil.

Ainda assim, as bolsas dos Estados Unidos seguiam a avançar com o índice industrial Dow Jones a subir 0,94% e o tecnológico Nasdaq 1,26%. O S&P 500 apreciava 1,03%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.