Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

CORREÇÃO-BOVESPA-Bancos pressionam e índice fecha em queda

Publicado 27.05.2020, 01:16
© Reuters.

(Corrige no 1º parágrafo para "leve queda", em lugar de "leve alta")

Por Peter Frontini

SÃO PAULO, 26 Mai (Reuters) - O Ibovespa registrou leve queda nesta terça-feira, com o recuo de ações de bancos reduzindo o movimento positivo do índice, que foi sustentado pelo otimismo em mercados internacionais.

O índice encerrou em baixa de 0,23%, a 85.468,91 pontos, depois de chegar a superar 87 mil pontos mais cedo com alta de quase 2%. O volume financeiro somou 29,65 bilhões de reais.

O movimento positivo foi endossado pelo otimismo de investidores internacionais com a reabertura da economia nos Estados Unidos e na Europa, além da perspectiva de uma vacina contra Covid-19, conforme novas vacinas experimentais estão sendo testadas em humanos. Wall Street, o bom humor impulsionou os índices, com o S&P 500 .SPX subindo 1,23% e o Dow Jones .DJI ganhando 2,2%.

No cenário doméstico, as tensões políticas continuaram no radar, apesar de terem sido amenizadas pela falta de elementos que intensifiquem a instabilidade em Brasília no vídeo da reunião ministerial de 22 de abril.

Durante a tarde, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um pronunciamento pedindo "pacificação dos espíritos" e defendendo a harmonia entre os Poderes e a preservação da democracia. ainda é preciso ter cautela, uma vez que o Brasil tende a ser o novo epicentro do Covid-19 nos próximos meses, o que pode gerar instabilidade no campo político e maior retração da atividade econômica", afirmou Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos em nota.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Também nesta terça-feira, pesquisa da Reuters apontou que o Ibovespa deve encerrar 2020 a 89.700 pontos. No cenário mais provável, o índice vai encerrar este ano com uma queda de 22,4% sobre o final de 2019. Apenas três meses atrás, o mercado esperava por uma valorização de 16,7% em 2020. MAGAZINE LUIZA ON MGLU3.SA saltou 6,75%, com executivos da empresa afirmando que esperam receitas e as margens subindo à medida que reabre gradualmente suas mais de mil lojas físicas fechadas devido à pandemia do coronavírus. VIA VAREJO ON VVAR3.SA subiu 3,2% e B2W ON BTOW3.SA disparou 9,2%. BRADESCO PN BBDC4.SA caiu 4,3% e ITAÚ UNIBANCO PN ITUB4.SA recuou 4%. Os papéis dos bancos, que exercem forte peso sobre o Ibovespa, ajudaram a mitigar a alta do índice, após acumularem alta de quase 15% e 10%, respectivamente, nas últimas quatro sessões.

- VALE ON VALE3.SA perdeu 1,8%, também pressionando negativamente o Ibovespa. O preço do minério de ferro caiu na bolsa de commodities de Dalian, após dados mostraram aumento nos embarques de grandes mineradoras para o país na semana passada, o que aliviou preocupações sobre a oferta da matéria-prima. HYPERA ON HYPE3.SA subiu 7%. Uma investigação de um comitê independente da empresa encontrou 110,55 milhões de reais em pagamentos indevidos que serão ressarcidos pelo empresário João Alves de Queiroz Filho, o que retirou incertezas que pairavam sobre a companhia. PETROBRAS ON PETR3.SA e PETROBRAS PN PETR4.SA subiram cerca de 1% cada, refletindo o desempenho positivo dos contratos futuros de petróleo.

- No setor aéreo, AZUL PN AZUL4.SA recuou 3,85% e GOL PN GOLL4.SA caiu 2,5%. A Latam Airlines LTM.SN anunciou nesta terça-feira que entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, mas as operações do grupo no Brasil, Argentina e Paraguai não estão incluídas no pedido. ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em .PL.BVSP

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em .PG.BVSP

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.