Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Espanhol Santander economiza 1,6 bi de euros após suspender dividendos

Publicado 03.04.2020, 13:41
Atualizado 03.04.2020, 13:42
© Reuters.

© Reuters.

Por Jesús Aguado

MADRI, 3 Abr (Reuters) - O espanhol Santander SAN.MC economizou 1,6 bilhão de euros (1,7 bilhão de dólares) ao suspender seu dividendo de 2019, permitindo que o banco ofereça mais 30 bilhões de euros em empréstimos a famílias para mitigar o impacto da pandemia de coronavírus, disse a presidente do conselho administrativo Ana Botín a investidores nesta sexta-feira.

O Banco Central Europeu já havia dito aos bancos para não fazer pagamentos de dividendos e cancelar recompras de ações até outubro e usar os lucros para apoiar uma economia prejudicada pela paralisação implementada para impedir a propagação do vírus.

"Hoje, mais do que nunca, é imperativo seguir a recomendação do supervisor", disse Botín a investidores em uma reunião anual de acionistas realizada remotamente.

O banco disse na quinta-feira que suspenderá o dividendo final de 0,13 euro por ação de seu lucro de 2019 para aumentar a proteção de capital. A empresa também cancelou sua política de dividendos para 2020, com Botín dizendo que o capital economizado com as duas medidas representava 90 bilhões de euros adicionais em empréstimos disponíveis.

Mesmo com uma ampla paralisação desde 14 de março, a Espanha registrou um aumento nos casos de coronavírus para mais de 117 mil. O número de mortos chegou a quase 11 mil nesta sexta-feira.

O presidente-executivo do banco, José Antonio Álvarez, por sua vez, garantiu a investidores que está tomando todas as medidas necessárias para reduzir o impacto do vírus nos resultados da instituição.

"Tomaremos as medidas necessárias para mitigar, na medida do possível, o impacto que a volatilidade e a desaceleração previsível do crescimento global possam ter nos negócios e nos de resultados deste ano", afirmou.

Embora seja muito cedo para avaliar o impacto total da pandemia, Botín disse que espera que o lucro subjacente do primeiro trimestre de 2020 esteja em linha com o mesmo período do ano passado, com um "impacto muito marginal da crise do coronavírus nos resultados dos negócios no primeiros 3 meses do ano".

"Considerando a incerteza atual e a baixa visibilidade sobre a evolução da economia no curto prazo, reavaliaremos nossas metas de médio prazo quando a situação se estabilizar", afirmou Botín.

Ela também disse que "agora é a hora da Europa estar à altura da situação e liderar uma resposta mais rápida e coordenada" ao coronavírus.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.