Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

NOVA 1-CEO Impresa diz propostas convergência vertical no sector são "muito nefastas"

Publicado 27.09.2017, 19:47
© Reuters.  NOVA 1-CEO Impresa diz propostas convergência vertical no sector são "muito nefastas"
IMPA
-
MCP
-
ATCA
-

(Actualiza com mais informação)

Por Daniel Alvarenga

LISBOA, 27 Set (Reuters) - O Chief Executive Officer (CEO) da Impresa IMPA.LS , dona da SIC, Expresso e Visão, está muito preocupado com as propostas de convergência vertical no sector de media, que considera "muito nefastas", numa alusão à compra da rival Media Capital MCP.LS pela telecom MEO/Altice ATCA.AS .

"Vemos com grande preocupação as propostas de convergência do sector. Não é uma concentração como estava previsto há uns anos atrás. Consideramos que esta convergência pode ser muito nefasta para o sector", disse Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, no Congresso da Associação Portuguesa das Comunicações.

A última proposta de M&A no sector surgiu a 14 de Julho, quando a Altice acordou comprar 94,60 pct detidos pela espanhola Prisa na Media Capital por 440 milhões de euros (ME). Esta participação é transmitida à MEO da PT, que anunciou uma OPA geral sobre o restante capital. CEO da Impresa afirmou que, "por um lado, a convergência e fundamental para gerar receitas e garantir rentabilidade, sem rentabilidade não podemos garantir pluralismo. A transformação digital não justifica tudo".

Contudo, a CEO da rival Media Capital MCP.LS disse estar confiante que o pluralismo e liberdade de informação em Portugal são a 'norma' e assim continuará, após o CEO da rival Impresa IMPA.LS expressar preocupação sobre as implicações do 'merger'.

"A concorrência no acesso a conteúdos, a distribuição dos nossos conteúdos, o 'level playing field' têm de ser assegurados", disse Francisco Pedro Balsemão.

"Tendo em conta a importância e especificidade do sector, é importante que qualquer mudança não tem impacto nos nossos princípios fundamentais. Não há democracia sem liberdade de expressão e pluralismo".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

PEDE REGULAÇÃO

O CEO da Impresa alertou que o grupo não poderá inovar, "se não houver enquadramento legal bem assegurado".

"Não concordo com verticalizações", vincou, acrescentando que são preferíveis parcerias horizontais.

"Uma convergência como a que está agora a ser falada é uma que terá graves problemas para o sector, não sou só eu que o digo. Há outro regulador que dá parecer negativo".

Na semana passada, o regulador ANACOM disse que está contra os termos da compra da dona da TVI, Media Capital, pela Altice, alertando que poderá criar "prejuízo" para o consumidores e colocar "entraves significativos" à concorrência. (Por Daniel Alvarenga; Editado por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.