Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

NOVA 1-Lucro Millennium bcp 9-meses cai 46% sob o peso de provisões mais elevadas

Publicado 29.10.2020, 18:26
© Reuters.

(Acrescenta mais informação)

LISBOA, 29 Out (Reuters) - O maior banco privado português, Millennium bcp BCP.LS , anunciou na quinta-feira uma queda homóloga de 46% no seu lucro líquido dos nove meses para 146,3 milhões de euros, arrastado por maiores provisões na sequência da pandemia do coronavírus.

No entanto, a sua margem financeira - diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e pagos nos depósitos - permeneceu relativamente estável em 1,15 mil milhões de euros, informou o banco num comunicado.

Numa nota positiva, o seu 'core net income' cresceu 1% para 835,2 milhões de euros.

Mas as provisões para empréstimos aumentaram 25% para 374,2 milhões de euros em Janeiro-Setembro de 2020, em relação a um ano atrás, enquanto outras provisões e imparidades dispararam 126% para 176,4 milhões de euros, disse o mutuante.

"Reforçámos significativamente as imparidades no contexto da pandemia. (Nós) estamos a adaptar o negócio à crise. Passámos de um modo de crescimento para um modo de protecção do balanço", disse o Chief Executive, Miguel Maya.

Portugal está a atravessar a sua pior recessão em quase um século devido à pandemia do coronavírus, com o governo a prever que a economia irá contrair 8,5% este ano.

As autoridades portuguesas em Março disseram que os clientes bancários poderiam suspender os reembolsos de empréstimos, numa acção destinada a aliviar a pressão sobre empresas e indivíduos durante a pandemia. As moratórias foram prorrogadas até Setembro de 2021.

O Millennium bcp disse que já tinha concedido mais de 100.000 moratórias deste tipo.

O banco disse que as suas exposições não performantes diminuíram em 1.000 milhões de euros de há um ano para 3,6 mil milhões de euros em Setembro, depois de ter vendido várias carteiras de activos problemáticos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O Millennium bcp, cujo principal accionista é o grupo chinês Fosun 0656.HK , disse que o seu rácio de capital common equity Tier 1 (CET1) fully implemented se situava em 12,4%, confortavelmente acima dos 8,8% exigidos.

O Millennium bcp também opera na Polónia, Angola e Moçambique. A sua unidade polaca, Bank Millennium MILP.WA , reportou uma queda de 75% no lucro líquido de nove meses na terça-feira.

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.