Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

PORTFÓLIO-Estrategistas veem menos riscos externos e iniciam dezembro mais cautelosos com cenário local

Publicado 01.12.2016, 15:10
Atualizado 01.12.2016, 15:20
PORTFÓLIO-Estrategistas veem menos riscos externos e iniciam dezembro mais cautelosos com cenário local

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) - Após a volatilidade causada em novembro pela surpreendente eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos e em meio à nova crise política no Brasil, estrategistas de ações iniciaram o último mês do ano em tom de cautela e vendo o cenário interno como maior fonte potencial de instabilidades.

A equipe da BB Investimentos acredita após a queda de 4,65 por cento do Ibovespa no mês passado, o desempenho em dezembro tende a ser mais estável, de forma a manter os ganhos do ano, que somam 42,8 por cento até novembro.

Com o cenário externo caminhando para ser mais ameno, tendo uma alta de 0,25 ponto percentual nos juros norte-americanos já precificada, as volatilidades em dezembro tenderiam a vir das variações das commodities e dos eventuais desdobramentos do cenário político interno e delações no âmbito da operação Lava Jato, na opinião da equipe da BB Investimentos.

Os riscos internos também aparecem como mais predominantes para a equipe do BTG Pactual (SA:BBTG11), que destacou as recentes alegações de corrupção envolvendo aliados do presidente Michel Temer, assim como o pacote contra corrupção desfigurado na Câmara dos Deputados como potenciais para adicionar instabilidade política.

"Combinado com a fraca situação geral da economia, isso poderia disparar protestos contra o governo ao longo do país", escreveu a equipe de estratégia do BTG em relatório a clientes.

O BTG Pactual destacou ainda que decidiu adotar uma carteira mais defensiva em dezembro, aumentando a exposição a um dólar mais forte, por meio da Embraer EMBR3.SA e da Minerva BEEF3.SA . As duas ações somam-se à Gerdau GGBR4.SA e elevam a exposição à moeda norte-americana para 25 por cento da carteira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A inclusão da Embraer na carteira vem na esteira do corte de custos e margens melhores previstas para 2017.

Veja cinco carteiras de ações recomendadas para novembro compiladas pela Reuters:

BTG

BB INVESTIMENTOS Petrobras PN PETR4.SA

Bradesco PN BBDC4.SA Itaú Unibanco PN ITUB4.SA

Itaú Unibanco PN ITUB4.SA BM&FBovespa BVMF3.SA

Multiplan ON MULT3.SA Gerdau PN GGBR4.SA

Pão de Açúcar PN PCAR4.SA Telefônica Brasil PN VIVT4.SA Petrobras PN PETR4.SA

Embraer EMBR3.SA

Raia Drogasil RADL3.SA Br Malls BRML3.SA

Via Varejo VVAR11.SA Localiza RENT3.SA

São Martinho SMTO3.SA

Minerva BEEF3.SA

ATIVA

CITI CORRETORA Petrobras PN PETR4.SA

Braskem PNA BRKM5 Itaú Unibanco ITUB4.SA

Ecorodovias ECOR3.SA Equatorial Energia EQTL3.SA

Energisa (SA:ENGI4) ENGI11.SA Raia Drogasil RADL3.SA

Gerdau GGBR4.SA Gerdau GGBR4.SA

Itaú Unibanco ITUB4.SA Ultrapar UGPA3.SA

Light LIGT3.SA BR Malls BRML3.SA

Petrobras PN PETR4.SA Suzano SUZB5.SA

Raia Drogasil RADL3.SA Banco do Brasil BBAS3.SA

Suzano SUZB5.SA Via Varejo VVAR11.SA

Taesa TAEE11.SA

SPINELLI

Bradesco PN BBDC4.SA

Itaú Unibanco ITUB4.SA

Braskem PNA BRKM5

Embraer EMBR3.SA

Lojas Americanas LAME4.SA

Magazine Luiza MGLU3.SA

Marfrig MRFG3.SA

Petrobras PN PETR4.SA

Rumo Logística RUMO3.SA

Suzano SUZB5.SA

Via Varejo VVAR11.SA

Fras-le FRAS3.SA

Gafisa GFSA3.SA

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.