🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

Portugal prevê enviar plano reestruturação TAP a Bruxelas em Novembro

Publicado 13.10.2020, 14:07
© Reuters.
LHAG
-

Por Sergio Goncalves

LISBOA, 13 Out (Reuters) - O Governo prevê que o plano de reestruturação da TAP-Air Portugal seja enviado para aprovação da Comissão Europeia em Novembro, evitando que a companhia de bandeira em dificuldades tenha de reembolsar um avultado empréstimo de resgate ao Estado.

Como outras companhias aéreas, a TAP pediu ajuda estatal em Abril, depois do colapso da procura por viagens devido à pandemia do coronavírus a obrigar a suspender quase todos os seus 2.500 voos semanais. Junho, a Comissão Europeia aprovou um empréstimo do Estado português no montante de 1.200 milhões de euros para resgatar a TAP, mas as autoridades comprometeram-se a que a companhia aérea o reembolsaria no prazo de seis meses, se não apresentasse um plano de reestruturação nesse período.

O Orçamento de 2021, Portugal prevê mais uma garantia estatal para um novo empréstimo de 500 milhões de euros a conceder este ano.

O secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, disse que "o plano de reestruturação financeira e estratégica, que permitirá ter uma perspectiva sobre a sustentabilidade e competitividade da companhia num período relativamente longo", será concluído antes do 'deadline' imposto - meados do mês de dezembro.

"O plano de reestruturação está em elaboração, a expectativa é que esteja concluído mais cedo e possa vir a ser apresentado (a Bruxelas) ainda durante o mês de Novembro", disse em conferência de imprensa.

Disse que este plano está a ser elaborado num "contexto de elevada incerteza, em que as projecções foram sendo revistas para valores significativamente mais baixos, o que é transversal ao conjunto das companhias aéreas no mundo" devido à pandemia do coronavírus e às restrições ao tráfego aéreo a nível mundial.

"As últimas projeções apontam para uma recuperação (da operação do sector) para níveis pré-pandemia – só para algures 2024 e 2025", afirmou Miguel cruz.

A TAP teve um prejuízo de 582 milhões de euros no primeiro semestre de 2020 contra a um prejuízo de 112 milhões de euros no mesmo período do ano anterior.

A Boston Consulting Group (BCG) está a assessorar a TAP na elaboração deste plano.

No início de Julho, o Governo português selou um acordo de compra de participações de accionistas privados na TAP, assumindo uma posição de controlo de 72,5% contra 50% antes, evitando a sua nacionalização. ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse em entrevista à Reuters em Julho que a TAP dificilmente vingará sozinha no mercado global da aviação e tem de estar aberta a uma consolidação a médio prazo, com a entrada de outras companhias aéreas no seu capital. Nuno Santos disse então que "a TAP chegou a ser cobiçada por várias companhias aéreas muito importantes no quadro da aviação, nomeadamente a Lufthansa LHAG.DE , mas não foi a única". Sérgio Gonçalves; Editado por Patrícia Vicente Rua)

Últimos comentários

A carregar o próximo artigo...
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.