Poupe 40%
🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Principais bancos centrais veem pessimismo crescente com guerra comercial global

Publicado 21.06.2018, 07:53
© Reuters.  Principais bancos centrais veem pessimismo crescente com guerra comercial global
US500
-
DBKGn
-

Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa

SINTRA, PORTUGAL, 21 Jun (Reuters) - A guerra comercial em curso entre as maiores economias do mundo está a pesar sobre a confiança empresarial e pode forçar os bancos centrais a reduzir as suas perspectivas, disseram na quarta-feira as mais poderosas autoridades de bancos centrais mundiais.

Depois de impor tarifas punitivas a vários dos seus principais parceiros comerciais, os Estados Unidos ameaçaram a China com mais tarifas sobre 200 mil milhões de dólares em bens, intensificando um conflito que já provocou medidas retaliatórias de quase todos os cantos do mundo. lado a lado numa cidade portuguesa, os chefes da Federal Reserve, do Banco Central Europeu, do Banco do Japão e do banco central da Austrália assumiram uma visão sombria sobre o conflito, argumentando que as conseqüências já são evidentes.

"Mudanças na política comercial podem levar-nos a questionar as perspectivas", disse o chair da Fed, Jerome Powell, em alguns dos seus comentários mais fortes sobre o assunto.

"Pela primeira vez estamos a ouvir (de líderes empresariais) sobre a decisão de adiar investimentos, adiar contratações, adiar a tomada de decisões", disse ele.

Os EUA podem ser vítimas das suas próprias políticas, disseram analistas do Deutsche Bank (DE:DBKGn), prevendo um impacto no crescimento e nos lucros corporativos.

"A nossa análise indica que uma nova escalada da disputa comercial para incluir 200 mil milhões de dólares em importações poderia reduzir o crescimento do PIB real em 0,2 a 0,3 pontos percentuais", disse o Deutsche, acrescentando que isso poderia reduzir o crescimento dos lucros das empresas do S&P 500 em 1 a 1,5 por cento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A guerra comercial acontece num momento especialmente sensível para os bancos centrais, em que eles tentam deixar para trás medidas não convencionais da época da crise e construir proteções para qualquer contração potencial no final do actual ciclo económico.

Apesar de não criticar directamente a administração, as declarações de Powell a uma conferência europeia indicam que a Fed já está a contemplar como moldar a sua própria política face a crescentes tensões globais que poderiam reduzir a expansão económica, agora no seu décimo ano.

(Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa)

História original em inglês: (Traduzido para português por Sérgio Gonçalves)

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.