PSI 20 contraria perdas na Europa com alta de 0,44%

Investing.com

Publicado 28.06.2013 17:01

Investing.com - Se o início da jornada desta sexta-feira deixava antever uma maré de otimismo no velho continente, a verdade é que as praças europeias de referência encerraram a semana com um comportamento bem diferente.

O índice principal da praça lisboeta acabou por se destacar pela positiva entre as congéneres europeias, corrigindo as perdas do meio da sessão. O PSI encerrou em alta ligeira de 0,44% para 5.556,88 pontos, com oito cotadas em alta, dez em baixa e duas inalteradas.

A EDP Renováveis liderou os ganhos, valorizando 3,19% para os 3,943 euros por ação. A subsidiária da EDP anunciou esta sexta-feira a conclusão da venda de participações minoritárias em parques eólicos portugueses à CITIC CWEI Renewables por 368 milhões de euros.

A Jerónimo Martins e o BCP também se destacaram pela positiva, com ganhos de 2,66% e 2,13% para os 16,19 euros e 0,096 euros respetivamente.

BES, Sonae Indústria, Banif e Mota-Engil foram os títulos que mais castigaram o PSI 20, com perdas de mais de 2%. A Galp Energia, BPI e Altri recuaram mais de 1%. Os títulos da Confina e da Semana mantiveram-se inalterados.

A praça lisboeta chegou a entrar em terreno negativo, pressionada pelo relatório do Instituto Nacional de Estatística que revelou que Portugal fechou o primeiro trimestre com um défice de 10,6% do PIB, em parte por causa da injeção de capital no Banif.

A nível semestral, o PSI 20 cedeu 1,74% desde o início do ano. A bolsa nacional reflete desde o final de maio os receios dos investidores sobre o impacto no mercado e na economia da retirada dos estímulos monetários dados pelos bancos centrais. As palavras de Ben Bernanke, o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, que admitiu que o período de "quantitative easing" caminha para a reta final também se revelaram determinantes.

A decisão do Banco da China em deixar de conceder liquidez ilimitada ao sistema bancário locar parece ter igual impacto junto dos investidores europeus. O índice Eurostoxx 50 terminou a jornada e a desvalorizar 0,66% para os 2.602,59 pontos.

A tendência negativa também se repercutiu em Londres, com o FTSE a depreciar 0,45%, e na Alemanha, com o DAX a cair 0,39%. Hoje, de acordo com dados provisórios, soube-se que a inflação na Alemanha subiu de 1,5% em maio para 1,8% em junho, quando comparada com igual mês do ano anterior. Os números definitivos são conhecidos a 10 de julho. A inflação mensal registou uma subida de 0,1% em junho, face ao mês anterior.

Em Paris, o CAC francês também depreciou 0,62%. O Instituto Nacional de Estatística anunciou que a dívida pública do país aumentou 36,5 biliões de euros entre o quarto trimestre de 2012 e o primeiro de 2013, atingindo 91,7% do PIB no final do primeiro trimestre deste ano.

O MIB italiano caiu 1,24%. De acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatísticas, em junho o índice de preços ao consumidor de Itália subiu 0,3% face ao mês anterior e 1,2% na comparação anual.

O IBEX madrileno caiu 1,04. Atenas acompanhou o sentimento positivo que se verificou na praça lisboeta valorizando 2,51%.

A determinar o comportamento dos investidores no velho continente estiveram também os dados vindos dos Estados Unidos.

Em junho, a atividade das empresas norte-americanas abrandou mais do que esperado. A atividade empresarial norte-americana caiu de 58,7 pontos, em maio, para 51,6 pontos, em junho, e registou a maior quebra mensal em mais de um ano, de acordo com o indicador publicado no Relatório Chicago MNI.

Por outro lado, a confiança dos consumidores norte-americanos diminuiu em junho, mas menos do que o que se previa. O índice de confiança dos consumidores medido pela Universidade de Michigan e pela Thomson Reuters desceu de 84,5 pontos no final de maio para 84,1 pontos em junho.

Os mercados nova-iorquinos iniciaram hoje a sessão em baixa ligeira, antes de serem divulgados os indicadores económicos, mas à medida que a jornada avançava as bolsas apresentavam um comportamento misto. O índice industrial Dow Jones escorregava 0,38% e o tecnológico Nasdaq apreciava 0,13%.
Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações