PSI 20 lidera perdas entre praças do velho continente

Investing.com

Publicado 24.06.2013 17:24

Investing.com – O ciclo de perdas persiste entre as bolsas europeias, contagiadas pela vaga de pessimismo que se abate sobre os mercados mundiais.

A semana arranca com uma “maré vermelha”, à qual ninguém parece escapar. A começar pelo PSI 20. O principal índice da praça lisboeta destacou-se, pela negativa, entre as congéneres europeias ao encerrar a jornada com um tombo de 2,95%, para os 5,290.84 pontos, com 18 cotadas em baixa e duas inalteradas.

O setor da banca esteve a pressionar o índice bolsista ao longo de toda a jornada e assim continuou até ao encerramento da sessão. O BCP liderou as perdas, a desvalorizar 6,52%, para os 0,086 euros, seguido do BPI, com uma quebra de 4,73%, para os 0,886 euros por ação. Destaque ainda para o BES, a desvalorizar 3,19%, escorregando para os 0,606 euros por ação. O Banif encerrou inalterado nos 0,098 euros.

O pessimismo dos investidores teve eco no mercado da dívida. A taxa de juro implícita das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos avançava 32 pontos base para 6,74%, o valor mais elevado desde o início de janeiro. Na maturidade a cinco anos, a taxa de juro subia 29 pontos base para 5,68%, o nível mais elevado desde 9 de janeiro deste ano. Uma tendência também verificável nos restantes prazos, com variações entre sete pontos base, para as obrigações a dois anos, e 33 pontos base no caos das obrigações a 9 anos.

As notícias vindas da China agravaram o pessimismo, com os investidores a mostrarem-se mais avessos ao risco. Esta segunda-feira os mercados asiáticos fecharam em queda acentuada, com o índice Xangai Composto a registar a maior perda percentual desde agosto de 2009, 5,9%.

As preocupações sobre a escassez de liquidez no mercado interbancário chinês continuaram a pesar e a onda de vendas foi provocada por mais sinais, no fim de semana, de que crise da China deve persistir.

A somar, as palavras do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, na semana passada, e o vislumbre de uma diminuição da compra de obrigações. Motivos de peso aos quais se junta um alerta do Banco Internacional de Pagamentos para a necessidade das autoridades monetárias travarem as políticas não convencionais.

O índice Eurostoxx 50, que reúne as principais empresas da zona euro, terminou o dia a perder 1,48%, para os 2,511.83 pontos. As notícias de melhoria do clima económico, em junho, na Alemanha, parecem ter tido pouco impacto.

O Instituto de Investigação Alemão (IFO) indicou que o clima empresarial subiu pelo segundo mês consecutivo para 105,9 pontos, num sinal de que a maior economia europeia retoma o rumo da recuperação, mas o DAX acabou mesmo por perder 1,24%. Isto no dia em que a Alemanha pagou juros mais altos para colocar 2.370 milhões de euros de dívida a 12 meses.  A taxa de juro cifrou-se nos 0,1229%, acima dos 0,0011% pagos na anterior emissão com a mesma maturidade.

O mesmo aconteceu com a França, que colocou 7.467 milhões de euros em dívida de três, seis e doze meses, com juros mais altos. O CAC parisino terminou o dia em baixa, a desvalorizar 1,71%, em linha com o IBEX madrileno, a desvalorizar 1,91% e o FTSE londrino, a escorregar 1,42%.

Do outro lado do Atlântico, as bolsas dos Estados Unidos também abriram no vermelho. O índice industrial Dow Jones tombava  1,4% e o tecnológico Nasdaq 1,46%. Ao mesmo tempo, o S&P 500 deslizava 1,42%, a caminho da maior queda mensal em mais de um ano.
Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações